terça-feira, 16 de março de 2021

Prefeitura de Itabuna vai permitir apenas serviços essenciais no feriadão

Foto de Jefferson Teixeira

A Prefeitura de Itabuna atualizou as medidas de restrição de locomoção noturna, vedados a qualquer indivíduo a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas, das 20 h às 05 horas, desta terça-feira, dia 16 a 1° de abril, no Município, conforme estabelecido no

Decreto Estadual n° 20.311 de 14 de março de 2021.

As hipóteses de deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos ou situações em que fique comprovada a urgência ficam excetuadas.  A restrição não se aplica aos servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde e segurança.

Estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as suas atividades com até 30  minutos de antecedência no período estipulado para garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores às suas residências.

Os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares, lanchonetes e congêneres, com consumo no local, deverão encerrar o atendimento presencial às 18 h, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery), somente de alimentação, até meia-noite, sendo proibida a comercialização de bebidas alcoólicas após18 horas.

No período compreendido entre o dia 19 até  5 horas de 22 de março (feriado e final de semana), fica autorizado somente o funcionamento dos serviços essenciais, prioritariamente as atividades relacionadas a saúde, comercialização de gêneros alimentícios, feiras livres, segurança e ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde, bem  como as atividades de urgência e emergência, em todo o território do Município.

Consideram-se serviços essenciais: clínicas médicas, de fisioterapia; consultórios odontológicos; farmácias; postos de combustível; borracharias; oficinas mecânicas; indústrias; empresas de construção civil; transporte coletivo; serviços funerários; supermercados; mercados; mercearias; hortifrútis, granjeiros; padarias; açougues; abatedouros de aves; peixarias; centrais de abastecimento; revendas de gás e água; casas lotéricas; casas de materiais para construção; casas de produtos agropecuários; clínicas e estabelecimentos de produtos veterinários; serviços de telecomunicações e internet; serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens.

A autorização para funcionamento das feiras livres está limitada, exclusivamente, à comercialização de gêneros alimentícios, sendo vedada qualquer outra atividade. O Decreto considera serviços públicos essenciais, cuja prestação não admite interrupção, as atividades relacionadas à segurança pública, saúde, proteção e defesa civil, fiscalização, arrecadação, limpeza pública, manutenção urbana, transporte público, energia, saneamento básico e comunicações.

Não serão consideradas como unidades de saúde os estabelecimentos de serviços estéticos. Em todo o território do Município, fica vedada a comercialização de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18 h do dia 18 até as 5 horas do dia 22. Também se proíbe a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras do dia 16 de março ao dia 1° de abril de 2021, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações.

Fica vedado o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, do dia 17 de março até as 5 h de 22. Academias, centros de treinamento, estúdios e demais estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, excetuado o período de 17 a 22, poderão funcionar, respeitando os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado, o uso de máscaras, a manutenção da circulação de ar natural dos ambientes, bem como a capacidade máxima de lotação de 30%.

Fica proibida a realização ou execução de atividades desportivas, aulas de dança e ginástica, que promovam contato físico.  Também ficam suspensos eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, parques, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, durante o período de 17 de março a 1° de abril de 2021.

Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, desde que, cumulativamente, sejam atendidos os seguintes requisitos:  respeito aos protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras; instalações físicas amplas, que permitam circulação de ar natural em todo o ambiente;  limitação da ocupação ao máximo de 30%  da capacidade do local.

26 comentários:

  1. Essa merda ! Itabuna vai virar uma cidade fantasma !

    ResponderExcluir
  2. Cara esse decreto é uma piada e está mais que comprovado que a administração de seu Augustinho "Kiko" de Castro não aprendeu muita coisa durante o período em que ele permaneceu na UTI da Santa Casa.
    Lamentável 😒

    ResponderExcluir
  3. Materiais de construção vai abrir?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite nós funcionários do shopping vamos trabalhar no final de semana ou não pq aqui não fala se o shopping vai fechar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essencial. Vai aprender a interpretar. Desde de quando comercio em shop é essencial?

      Excluir
  5. Deixa tudo em aberto vcs já gosta de deixar prá última hora viu alguns donos de loja do shopping são muito é ambicioso

    ResponderExcluir
  6. Tá na hora de promover ações que ajudem comerciantes , principalmente os pequenos e locais. A exemplo do REFIS.

    ResponderExcluir
  7. TEM QUE FISCALIZAR AS ACADEMIAS POIS FICAM FECHADAS COM GENTE AGLOMERADA DENTRO, LOJAS DO SÃO CAETANO, PRINCIPALMENTE LOJAS DE COSMÉTICO E LOJAS PRÓXIMAS DA FEIRA, POIS FICAM A MEIA PORTA COM PESSOAS DENTRO AGLONERADAS, BARES DO CENTRO COMERCIAL, TODOS ESSES DESRESPEITANDO O DECRETO, SE NÃO FISCALIZAR DE NADA VAI ADIANTAR!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMANHÃ VOU ABRIR ACADEMIA PARA ALUNOS DO CROSS DE PORTA FECHADA. Então se eu sofrer alguma retaliação ou algo parecido, sofrerei por está querendo trabalhar com dignidade para manter nossa academia com receita para pagar contas.

      Porta de baixo ficará fechada e só treinará alunos dos seus horários.


      *Não divulguem essa mensagem, só fiquem cientes que eu vou dar aula a vocês amanhã em seus horários.*


      Boa noite a todos e Deus nos abençoe e proteja. 🙏🏻

      Excluir
    2. Qual o número pra fazer a denúncia? Tem academias que estão com pessoas dentro malhando. Se é pra não funcionar de nada adianta

      Excluir
  8. Ou seja, somente o empresário na Av cinquentenário fica no prejuízo.
    Av Juracy Magalhães toda funcionando

    ResponderExcluir
  9. Esse Augusto lero lero, se tivesse responsabilidade e preocupação com o itabunense, jamais deixaria o parque de diversões ser instalado em Itabuna!! Hipocrisia pura... Esses políticos não perdem por esperar... As eleições chegarão... E esses reais devastadores de vidas receberão o que merecem!
    O objetivo primordial é agradar o governador par prejudicar o pobre (alvo do político) pq é mais fácil induzi-los ao erro...
    Mas o tiro sairá pela culatra!

    ResponderExcluir
  10. A polícia civil de itabuna tem que investigar o homicídio do motorista de caminhão e pai de família que o policial Gutierre matou a mando de Denisson concunhado dele, que está detido por vários outros homicídios desde o dia 05 de março, cuidado Denisson que igualmente a Gutierre sua hora tá chegando, mais quem vai pegar você somos nós e não à polícia, agente vai te prender onde nosso amigo e pai de família tá desde que vc mandou fazer essa atrocidade com ele.

    ResponderExcluir
  11. O melhor combate ao corona é a vacinação, Itabuna tem um dos maiores índices de infecção dos Estado,mas infelizmente a prefeitura está com a vacinação atrasada, Salvador há está vacinando os idosos de 74 anos.Com esse ritimo da vacinação aqui, Itabuna vai ser uma das últimas cidade a vacinar seu povo, aínda sendo uma população praticamente toda urbana, a área rural da cidade é muito pequena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentira, ou como agora se diz, fale news

      Excluir
  12. Sabemos que os serviços do shopping não são essenciais mas esses empresário do shopping são ambicioso e vai querer abrir ne principalmente esses donos de amburguerias do shopping tem que fechar final de semana mesmo pois no final de semana só vão prá aglomeração é melhor funcionar de segunda a sexta feira do que fechar tudo esses comerciante não tem nem inteligência melhor o poco com Deus do que aparência do muito com doença

    ResponderExcluir
  13. No Lockdown que era p tá fechado o comércio,abre.. no feriado tbm. Palhaçada isso. O povo não respeita. O pessoal de material de construção,são os que manda na cidade. Se é p fechar o comércio,e lá fica aberto,eu acho uma injustiça. Pois todos tem conta p pagar.

    ResponderExcluir
  14. PARABENS SR. PREFEITO MAIS UMA VEZ NÃO SABE O QUE FAZER, SEXTA, SÁBADO E DOMINGO NOVAMENBTE PARADO, NÃO TEM COMPETENCIA EM CONTROLAR A PORRA DA PANDEMIA, NÃO TEM UMA ESTRATEGIA DE CONTENÇÃO, DE CONTROLE DE CADASTRO DAS RUAS, DOS BAIRROS E DA CIDADE E DECRETO ESTADO DE CALAMIDADE PUBLICA, E O QUE A SUA SECRETARIA DE SAUDE ESTÁ FAZENDO? NADA... POIS ONDE ESTÃO OS AGENTES DE SAUDE, PQ ELES NÃO ESTÃO NAS RUAS, NOS BAIRROS EM TODA CIDADE CATALOGANDO OS MORADORES, E COMO ESTÁ O CONTROLE DE VACINAÇÃO, A PRIORIDADE É TODO MUNDO, VC FAZ A PORRA DE UM DECRETO EM QUE COLOCA LOJAS DE MATERIAIS DE CONBSTRUÇÃO COMO ESSENCIAL, VC SABE O QUE É ESSENCIAL SEU CAVALO, PADARIA, MERCADO, AÇOUGUE, O SER HUMANO NÃO COMPRA ISSO TODOS OS DIAS, A PESSOA PODE FICAR DOIS OU TRES DIAS SEM UM PÃO QUENTE, TU NÃO TEM ESTRATEGIA NENHUMA, TU TÁ PERDIDO QUE NEM CEGO EM TIROTEIO, O QUE ESTÁ SENDO FEITO COM APLICAÇÃO DAS VERDAS DE QUE VIERAM PARA A CIDADE, ONDE ESTÃO OS LEITOS DE CAMPANHA, NADA FOI FEITO AINDA, UM ANO E ATÉ AGORA NADA FOI FEITO, SÓ O QUE ELE SABE FAZER E FECHAR O COMERCIO, TOQUE DE RECOLHER, ISSO NÃO É CONTROLAR E SIM PRIVAR O DIREITO DE NÓS SERES HUMANOS DE IR E VIR, NADA FOI FEITO, ENQUANTO ISSO AS CONTAS VENCEM, E QUEM VAI PAGAR É VOCÊ SR PREFEITO?????.
    NADA
    NADA
    NADA
    NADA
    NADA
    FOI FEITO.

    ResponderExcluir
  15. Na Juracy Magalhães existem 7 lojas de materiais para construção uma perto da outra, ou seja, cerca de 500 funcionários que terão que trabalhar inclusive no feriado se expondo ao vírus e a ganância dos empresários do setor. UM ABSURDO!

    ResponderExcluir
  16. VC tem essa competência então administra a cidade pq os governantes pedem pra ficar em casa evitar aglomeração más a população não tem amor próprio vai ter com o próximo é complicado viu

    ResponderExcluir
  17. A fiscalização de ind.e comércio está de parabéns,desde março de 2020,que esses guerreiros estão na rua.Augusto olhe pra esses guerreiros.

    ResponderExcluir
  18. VC das 06:01 pó acaso sabe qual local que trabalho no shopping quando perguntei se vai abrir é a praça de alimentação se VC não sabe não não bota sua colher 🥄🥄 enferrujada no meio com certeza VC não trabalha em lugar nenhum acho que nem entendi de trabalho fica na sua rapaz

    ResponderExcluir
  19. Existem os marajás que recebem salários milionários pagos pelos otários miseráveis que morrem de fome e ainda batem palmas. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Que bosta de povo é este?

    ResponderExcluir
  20. Queria saber, porquê os funcionários de mercados,farmácias e padarias não são considerados grupos prioritários, trabalham de domingo a domingo, para atender um monte de filhos da putas que só querem beber e aglomerar, salve alguns q realmente se cuidam esse é um seguimento q não parou, governo deveria ver isso ai.

    ResponderExcluir
  21. O prefeito e o governador, não estão nem um pouco, preocupados se as pessoas vão ficar com suas contas sem pagar, ou se vão ficar sem fazer a sua feira. Eles e todas as pessoas que são a favor de fechar o trabalho dos outros, estão com seus salários todo mês na conta.

    ResponderExcluir
  22. Tem que abrir e tudo, fechar nada, ano passado fecharam tudo, e cadê adiantou o que?Então tem que fechay nada não, o povo precisa de comer, nem esse perfeitinho de merda e nem esse governador ladrão, eles não vão matar a fome de ninguém nao

    ResponderExcluir