sexta-feira, 5 de março de 2021

Reeditado decreto que restringe atividades no fim de semana em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna seguiu em parte as normais do Decreto estadual de restrição de locomoção nas vias públicas na tentativa de frear os casos de contaminação de pessoas pelo novo coronavirus, principalmente depois da confirmação da variante amazônica P1. Há severas restrições neste final de semana, mas há flexibilização nos outros. 

No período compreendido entre as 18h de  hoje, dia 5 até as 5 h do dia 8, está autorizado somente o funcionamento dos serviços essenciais, e em especial as atividades relacionadas a saúde, comercialização de gêneros alimentícios, feiras livres, segurança e ao enfrentamento da pandemia, o transporte e o serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, as obras em hospitais e a construção de unidades de saúde. 

Por isso, os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares e congêneres deverão encerrar o atendimento presencial às 18 h, permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até a meia-noite. Os serviços públicos essenciais, cuja prestação não admite interrupção, as atividades relacionadas à segurança pública, saúde, proteção e defesa civil, fiscalização, arrecadação, limpeza pública, manutenção urbana, transporte público, energia, saneamento básico e comunicações ficam autorizados. 

A autorização para funcionamento das feiras livres está limitada exclusivamente à comercialização de gêneros alimentícios, sendo vedada qualquer outro. Casas de materiais de construção, produtos agrícolas e veterinários, só poderão promover a venda de seus produtos mediante comércio eletrônico (E-commerce) ou entrega em domicílio (delivery). 

Os serviços necessários ao funcionamento de toda e qualquer atividade industrial, do setor eletroenergético, das centrais de telecomunicações (call centers) que operem em regime de 24h e dos Centros de Distribuição e o deslocamento dos seus trabalhadores e colaboradores também ficam autorizados. Não poderá haver qualquer tipo de aglomeração, no período. 

Neste final de semana, os templos religiosos devem permanecer fechados. Nos demais dias da semana, os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30% . 

Ficam excetuadas da vedação as hipóteses de deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos ou situações em que fique comprovada a urgência. A restrição não se aplica aos servidores, funcionários e colaboradores, no desempenho de suas funções, que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde e segurança.

Os estabelecimentos comerciais e de serviços deverão encerrar as suas atividades com até 30 (trinta) minutos de antecedência do período estipulado no caput deste artigo, de modo a garantir o deslocamento dos seus funcionários e colaboradores às suas residências. Ficam suspensas,  as atividades presenciais nos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal não enquadrados como serviços públicos essenciais, devendo ser adotado o regime de trabalho remoto. 

A venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), das 18 h do dia 5 até as 5h do dia 8 fica vedada, assim  como a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras do dia 5 de março ao dia 1° de abril, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações. 

Ficam suspensos eventos e atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos coletivos e amadores, cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica,  até o dia 1° de abril. Fica estendida às brinquedotecas privadas a suspensão de todas as atividades, das escolas vinculadas à Rede Municipal de Ensino, inclusive, as do Centro de Formação e Tecnologia Municipal (CFTM) e Centro Psicopedagógico da Educação Inclusiva (CEPEI). Leia o Decreto nº 14323, de 05.03.2021 no Diário Oficial eletrônico nº  4.443. 

57 comentários:

  1. Fica de olho nos paredões e bares aí sim tem muita aglomeracao

    ResponderExcluir
  2. A polícia tem q verificar os pet shop. De Itabuna ... enchendo de cachorro os banhos e tosa fazendo aglomeração entre cliente e tosador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sai daí retardado...

      Excluir
    2. Tem ai algun pet com covid? Vamos criar hospital decampanha rpz va trabalhar

      Excluir
    3. Vixi, esse foi lá e estava cheio perdeu a tosa, kkkkkkkkkk

      Excluir
  3. LOCKDOWN DE 30 DIAS P EVITAR A DESGRAÇA TOTAL! ESSAS MEDIDAS MEIA BOCA DE NADA VAI ADIANTAR!! IDIOTAS ENXUGANDO GELO!! SÓ O LOCKDOWN PARA TENTAR AMENIZAR O CAOS INSTAURADO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc deve ser um assalariado e bem remunerado que não vai haver corte no salário... A prevenção (distanciamento social e higiene) e consciência é o remédio... Lockdown até a OMS já se manifestou que não adianta e só prejudica o pobre... Vc deve ser um dos doentes que querem quebrar o país, ver o povo passando fome para se vangloriar e dizer que a culpa é do presidente!
      Tente ir a pele de quem precisa produzir para comer rapaz!
      O que o poder público tem que fazer é estender os horários de funcionamento do comércio e aumentar a fiscalização... O comerciante que não tiver obedecendo ao protocolo, que leve uma multa e a reincidência casar o alvará!
      Agora vc opinar para quem não tem a renda fixa como vc... Ficar em casa??? Sinceramente, coloque sua mente para funcionar... Pq parece que vc enxerga só seu interesse particular..
      #FICADICA#

      Excluir
    2. Lockdown Pra quem é desocupado igual a vc. Encosto

      Excluir
    3. Esse ai receber bolsa familia, mais um.vagaba do.pt

      Excluir
    4. Va trabalhar, bolsista família

      Excluir
    5. LOCKDOWN JÁ!! 30 DIAS TUDO FECHADO P DESAFOGAR OS LEITOS SENÃO SERÁ A DESGRAÇA TOTAL!!

      Excluir
    6. BRASIL VAI ENTRAR EM LOCKDOWN!! AGUARDEM, POVO IGNORANTE ESTÁ PEDINDO ISSO!! E QUEM É CONTRA, PEGUEM OS DEFUNTOS DE COVID E LEVEM PRA DENTRO DO COMÉRCIO DE VOCÊS!! LOCKDOWN JÁ !!! P " TENTAR " DESAFOGAR OS HOSPITAIS, CAPITALISTAS ESCROTOS MISERÁVEIS!! ECONOMIA RESSUSCITA, MORTO NÃO, IGNORANTES !!

      Excluir
    7. LOCKDOWN JÁ!! OU A DESGRAÇA TOTAL ESTÁ POR VIR, PIOR DO QUE JÁ ESTÁ !! QUEM TIVER ACHANDO RUIM PEGA OS DOENTES E LEVEM PRA CASA OU PÕE DENTRO DAS LOJAS, IGNORANTES CAPITALISTAS!! ECONOMIA RESSUSCITA MORTO NÃO!!

      Excluir
  4. Essa desgraça de governo quer F.... Com o povo de vez. Quer dizer que barbearia e salão de beleza não pode funcionar, mas FEIRA LIVRE PODE??? Vocês não estão sabendo trabalhar, querem roubar e para isso precisam de desculpas esfarrapadas. Tanto Ódio! O dia em que conseguimos uma grana a mais no trampo, não vamos poder funcionar? Barbeiros e barbeiras da cidade, vamos correr atrás disso aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem q fiscalizar a tel. Super lotada

      Excluir
    2. O povovtem q trabalhar, fiqye em casa vc bolsa família

      Excluir
  5. Uns podem trabalhar, outros não.
    As lotéricas, que aglomeram pra caralho, inclusive a lotérica do senhor prefeito, pode funcionar porque é muuuuito essencial. Só rindo!!
    Se eu recebesse todo mês certinho, também ficaria em casa. Mas as contas chegam, e se eu aglomerar os boletos, ficarei sem energia elétrica, sem água potável, sem gás e sem o alimento da minha família.
    O Itabunense gosta de sofrer 🤡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc desse comentário tá certo, ficar em casa é fácil pagar as contas fica difícil, eu pôr exemplo durante esse tempo estou economizado energia só pq meu consumo deduziu os ficais da Coelba vinheram na minha casa retifica se eu não estava usado o famoso gato deveria tomar vergonha na cara.

      Excluir
    2. Esse comentário sobre a Coelba. Aqui também vinheram verifica pq meu consumo reduziu atá um pedaço do reboco da parede derrubaram pra abrir a caixa e vê se não tinha gato.
      Eu que não economize pra ver se eles não vem cortar na hora, moro sozinha e Deus economizo sim se quiser vir de novo pode vir já sabe o endereço e o caminho. Depois um danos morais é bem vindo....

      Excluir
  6. Esse cabeça de bagre do prefeito acha qui somos ricos precisamos trabalhar pra paga contas . Até parece brincadeira isso inventa tanta coisa pra feicha comércio o doido do bozó tá certo isso e uma ditadura . . Depois o povo reclamar qui tá tudo caro no país . Governado ditador o pior prefeito de Itabuna augusto castro vc merece um prêmio se artista da globo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse Fernando Gomes q mandsseee abrir todo mundo tava reclamando

      Excluir
  7. cidade mal iluminada essa... outras cidades o ampo de visão noturno são bem diferentes...

    ResponderExcluir
  8. Tem q fiscalizar a tel super lotada e se vacilar tem gente infectado trablhando lá.super lotada a empresa

    ResponderExcluir
  9. Vamos fiscalizar a tel.

    ResponderExcluir
  10. Vamos fiscalizar a tel.

    ResponderExcluir
  11. Vamos Fiscalizar a tel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq o povo está trabalhando e vc no bf, se liga, isso vai acabar, vai trabalhar q é melhor

      Excluir
  12. A trifil com aglomerações na saída, aglomerações nos banheiros, aniversários na lanchonete, pessoas passando mal dentro da empresa, tem setores que por dia saindo 2,3 pessoas mal com covid, funcionários andando sem máscaras dentro da empresa e nada de testagem nós colaboradores e nem fiscalização da vigilância sanitária,cada dia que passa os funcionários estão ficando em Pânico, alguns até com depressão estão, não estão tendo suporte como acompanhamento dos psicólogos da empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer ficar em casa recebendo no mole.. vai trabalhar vagabundo

      Excluir
  13. Só Jesus para nos livra das pragas q tens assolado a terra mas também acho q as feiras livre, ônibus e supermercados tem um grande índice de contaminação isso é meu pensava

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que livra da covid 19 e distanciamento , álcool em gel , e a máscara .
      Que Deus nos livre da praga chamada política!
      Pode reparar que os bares estão lotados e ninguém usando máscara , sem contar as festa em domicílios com aglomeração de pessoas .

      Excluir
  14. Rapaz aqui em Itabuna quem manda é os empresários

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qm manda é o comércio, trabalhador, vc ñ qr trabalho, pq fica comendo agua , vá trabalhar

      Excluir
    2. Até uma hora que o povo não tiver dinheiro pra comprar na sua empresa .

      Excluir
  15. Hipocrisia geral dos governantes e das pessoas que estão com o pão garantido. É fácil falar do trabalho essencial para vcs que tem os seus salários do mês certinho, contundo,existe pessoa que precisa dos finais de semanas para ganhar o pão do sustento da família. Fecha tudo então,pq os donos de bares, músicos, garçons, o dono da barraca de acarajé,espetinho e outros, não é essencial para quem? cadê o subsídios para essas pessoas? Fique em casa e morra de fome! Cambada de víboras hipócritas, canalhas e idiotas que não se coloca no lugar do outro.Vamos procurar ser justo pelo menos, que ajudar, tá difícil.Boa noite! Amebas

    ResponderExcluir
  16. Pergunta: se vai estar todo mundo trancado dentro de casa, quem vai andar de ônibus?

    ResponderExcluir
  17. São Caetano fica tudo aberto, ninguém fiscaliza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comércio forte pujante, aqui o povo trabalhando sempre, respeite qm trabalha

      Excluir
    2. Aqui é trabalho

      Excluir
  18. Olhem o São Caetano!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Povo q trabalho honestamente,comércio firme forte va trabalhar rpz, saiadeste bf

      Excluir
    2. LOJA DE COSMÉTICOS EM FRENTE A PRAÇA FUNCIONANDO A MEIA PORTA COM PESSOAS DENTRO AGLONERADAS!! BELA CHIC DESCUMPRINDO O DECRETO!! ATENÇÃO PREFEITURA!!

      Excluir
  19. Bolsonaro é um militar de merda , não honra a palavra , vacinou a mãe com a vacina que tanto crítica kkkkk

    ResponderExcluir
  20. Acho engraçado que pra vc pagar sua conta na lotérica pode , agora pra vc trabalhar e ganhar seu dinheiro pra pagar suas contas não pode

    ResponderExcluir
  21. É muito fácil falar fica em casa, fecha tudo pq o salário deles todos os mês é garantido e diga se de passagem muito gordo e trabalhando ou não temos obrigação de pagar a todos eles.

    ResponderExcluir
  22. Loterias e bancos funcionam como essencial, e um foco de transmissão do vírus ninguém vê isso,cadê vacina esse povo trabalha na linha de frente tambem.eles também tem familia

    ResponderExcluir
  23. O ENGRAÇADO QUE O PREFEITO ATÉ AGORA NÃO BOTOU UMA LEI PARA SER OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARA PELAS PESSOAS NAS RUAS.OUTRO PONTO PRINCIPAL ONDE A TRANSMISSÃO E CERTA E EVIDENTE SÃO OS BARES AVERTOS ONDE NINGUÉM USA MÁSCARA. COMO QUE ESSE PREFEITO MENTIROSO QUER QUE DIMINUA A MANIFESTAÇÃO EM ITABUNA.

    ResponderExcluir
  24. Se fechar tudo vc morre de fome imbecil. Satanás deve ser crente

    ResponderExcluir
  25. Itabuna já tinha regredido no ano passado e agora vai ser pior, em breve voltaremos a andar de cavalo e charrete. Cidade de gente frouxa e covarde! A violência só vai crescer cada dia mais e mais um prefeito bunda mole pra governar! o fim da principal cidade do Sul da Bahia.

    ResponderExcluir
  26. Hipocrisia do sistema onde so beneficia a elite os playboy onde a clase baixa se prejudica em tudo fodase o sistema,

    ResponderExcluir
  27. LOJA DE COSMÉTICO NO SÃO CAETANO, EM FRENTE A PRAÇA FUNCIONANDO A MEIA PORTA, COM PESSOAS DENTRO AGLONERADAS!! ATENÇÃO FISCALIZAÇÃO!!! BELLA CHIC DESCUMPRINDO O DECRETO !!!

    ResponderExcluir
  28. Feira livre, o foco e maior tem que interditar.

    ResponderExcluir
  29. Kkkkkkkkk pior os bares o povo que tá fechado com o povo dentro comendo água

    ResponderExcluir
  30. Uber pode rodar? Os decretos não dizem se sim ou não a gente fica sem saber oq fz

    ResponderExcluir
  31. Será que jogo do bicho é atividade essencial? Não vejo o jogo do bicho parar de trabalhar.

    ResponderExcluir
  32. O povo no meu ( Utabuna)
    Aglomera direto. Entre 10 a 15 pessoas se reunem na porta da casa de uma mulher e bebem.

    ResponderExcluir