terça-feira, 20 de abril de 2021

Bahia completa três meses de vacinação com processo lento e 13,66% da população imunizada

A Bahia completa nesta segunda-feira (19) três meses do início da vacinação contra a Covid-19. Desde então, foram 2.038.291 baianos imunizados com a primeira dose, o que corresponde a 13,66% da população, em uma média de 22.647 aplicações por dia, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Quanto à segunda dose, aplicada a partir de 15 de fevereiro, foram 622.677 baianos imunizados, o equivalente a 4,17% da população.

Na comparação com os demais estados, a Bahia é o quinto do país e o segundo do Nordeste em porcentagem da população vacinada com a primeira dose. Os outros quatro estados que mais imunizaram, em termos proporcionais, são Rio Grande do Sul (16,97%), Mato Grosso do Sul (14,94%), Espírito Santo (14,60%) e Paraíba (14,31%).

Quando se considera os dez municípios mais populosos da Bahia, Ilhéus, no sul do estado, tem a maior porcentagem de vacinados com a primeira dose, com 18,20%. Salvador vem logo em seguida, com 15,93% da população vacinada. Já o município com o menor índice é Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, onde 8,03% da população recebeu a primeira dose.

A cidade de Irecê, no centro-norte baiano, é a que menos aplicou doses da vacina contra a Covid-19. Embora tenha recebido 11.040 primeiras doses, o município aplicou apenas 3.677, o correspondente a 33,3% do total. Nas segundas doses, a situação é semelhante. Apenas 841 das 5.790 doses foram aplicadas, o equivalente a 14,5% do total. Irecê tem apenas 5% da população imunizada.

Ao longo desses três meses de vacinação, por diversas vezes o processo precisou ser interrompido devido à demora da chegada de novas doses para repor o estoque. Na semana passada, por exemplo, os postos de Salvador interromperam a aplicação da primeira dose por cinco dias seguidos, até o desembarque de um novo lote, que chegou na última sexta-feira (16).

As primeiras doses da CoronaVac, vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, foram aplicadas na Bahia em um ato simbólico realizado na sede das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), em Salvador, na manhã do dia 19 de janeiro. A enfermeira Maria Angélica de Carvalho Sobrinha, que atua no Instituto Couto Maia; o médico Uenderson Barbosa, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); a indígena Deisiane Tuxá; e dona Lícia Pereira Santos, idosa que mora no Centro de Geriatria das Osid, foram os escolhidos para receber as primeiras aplicações.

Atualmente, além da CoronaVac, o estado aplica doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca, fabricada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). No total, foram 3.670.000 doses recebidas desde o dia 18 de janeiro, quando chegou a primeira remessa.

Porcentagem de vacinados nos dez municípios mais populosos

1 - Ilhéus - 18,20%
2 - Salvador - 15,93%
3 - Itabuna - 14,51%
4 - Vitória da Conquista - 13,20%
5 - Feira de Santana - 12,56%
6 - Teixeira de Freitas - 11,77%
7 - Lauro de Freitas - 11,43%
8 - Juazeiro - 10,84%
9 - Barreiras - 10,56%
10 - Camaçari -  8,03%

10 comentários:

  1. E a verdade do governo de Rui Bosta 💩 vai aparecendo, 16 anos de atraso, mentiras e enganação.
    A Bahia vem ao logo desta década se afundando em péssimas políticas que destroem o comércio, indústria, saúde e educação.

    Só não enxerga quem não quer, ou que fica sentado comendo pão com mortadela.

    ResponderExcluir
  2. Também né, em plena segunda-feira Itabuna começa a vacinação em ALGUNS postos 10 da manhã! Assim vai ficar difícil. E ainda a tal Camilla coordenadora ou sei lá o que, PEDE PRA QUE O POVO TENHA PACIÊNCIA, sendo que ela já está VACINADINHA. Me poupe com a falta de sensibilidade e desespero da população que ainda buscam a vacina.

    ResponderExcluir
  3. lento devido a desgraça do bolsonaro!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdeu a oportunidade de ficar calado! Suas palavras são loucas, asneiras de um desinformado e certamente um opositor!!! Falta-lhe patriotismo e informações!

      Excluir
    2. Animal, como ele iria liberar uma vacina sem comprovação se nem os laboratórios assumia o risco, larga de falar merda petista doente

      Excluir
  4. PARABÉNS GOVERNADOR E PREFEITOS SE NÃO FOSSE VCS NÚMEROS DE MORTES SERIA MAIORES.

    ResponderExcluir
  5. BRASIL SÓ É O 5º PAÍS DO MUNDO EM IMUNIZAÇÃO, E OS MERDAS ESQUEDISTAS AINDA FALAM BETEIRA!

    ResponderExcluir
  6. Esse de 9:35, deve ser mas um viadinho encubado. Vá trabalhar viado vagabundo!!!

    ResponderExcluir
  7. Claro!!! Pra assim dar tempo de morrer mais nordestinos afinal essa maldita doença chinesa tem esse ideal matar a metade da humanidade , e os governadores e prefeitos assinaram embaixo só não vê quem não quer mesmo , temos as vacinas disponíveis para a (imunização) e mesmo assim os esquemas perversos atrasam a aplicações tristemente , desejo que os nordestinos nunca esqueçam desses algozes cruéis na hora do voto alertem nordestinos alertem!!!!!! Governo federal libera verbas vacinas e esses governos maus desviam tudo e atrasam nossas vidas alertem povo nordestinos !!!!

    ResponderExcluir
  8. E o que fizeram com o restante das vacinas que foram enviadas para CA?

    ResponderExcluir