sexta-feira, 9 de abril de 2021

Com o fechamento da Ford, indústria baiana desaba 20,9%

A economia baiana já começa a sentir os efeitos do fechamento da fábrica da Ford no Polo Industrial de Camaçari. Com o fim das atividades da montadora e o agravamento da pandemia de covid-19, a produção industrial do estado amargou, em fevereiro, uma queda de 20,9% em relação a igual mês do ano passado. Foi o pior resultado do país e, também, o pior fevereiro para o setor desde 2015, de acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira, 08, pelo IBGE. Na comparação com o mês imediatamente anterior (janeiro), a indústria sofreu um recuo de 5,8%.

Com o resultado de fevereiro, a indústria da Bahia acumula uma retração de 18% no ano – a maior do país. O desempenho nacional está positivo nesse indicador (1,3%). Nos 12 meses encerrados em fevereiro, a indústria local teve queda de 9,4%, mostrando o segundo pior resultado dentre os locais pesquisados, acima apenas do Espírito Santo (-14,1%).

O levantamento do IBGE mostra que, em fevereiro deste ano em relação a fevereiro de 2020, houve retrações em 7 das 11 atividades da indústria de transformação, com destaques para a fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (queda de 97,1%) e a fabricação de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (-23,2%).

Em sentido contrário, houve alta na fabricação de outros produtos químicos (12,2%) e de celulose, papel e produtos de papel (5,1%). A maior taxa positiva ficou, novamente, com a fabricação de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (23,4%), porém esta atividade possui um peso menor na indústria do estado.

5 comentários:

  1. RUI CORRERIA AFUNDANDO A BAHIA COM SEU FECHA TUDO BAIANO TEM QUE RECEBER ISSO MSM PQ É IGUAL A TIME OU VITORIA OU BAHIA DOIS TIME LIXO MAIS QUE O POVO É APAIXONADOS ASSIM SAOS OS POLITICOS EU APOSTO QUE VAO ELEGER ACM NETO O "VITORIA" DOS ELEITORES BAIANOS PQ SO TEM ESSES 2 NA NOS ACEFALOS

    ResponderExcluir
  2. BOLSONARO CUMPRE A PROMESSA DE DESTRUIR O PAÍS E O POVO, TUDO EM NOME DE UM GADO COM IDEOLOGIA DE ÓDIO E DESGRAÇAS DE SEITAS EVANGÉLICAS, JÁ SÃO 34 MULTINACIONAIS QUE GERAM EMPREGO E FECHAM NO PAÍS! BOLSONARO DESTRUIU O BRASIL!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bolsonaro agora é governador da Bahia, deixa de puxar saco de comunista abestado.

      Excluir
  3. Má administração. A Ford fechou em vários países mundo afora. Estudem e libertem sua mente... escola fechada só beneficia a um lado. Enxerguem, leiam e aprendam...
    B17 2022

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vem cá alienado dqas 13,14 , vc acredita nisso mesmo !?? cabra só reta ter pena de vç.

      Excluir