quarta-feira, 14 de abril de 2021

Pandemia tem impulsionado ataques a bancos na Bahia, diz analista em segurança

Responsável por fazer adaptar tantos setores da economia, a covid-19 também mudou hábitos dos criminosos aqui na Bahia. A nova onda de assaltos a agências bancárias, no interior e na capital, são frutos diretos da pandemia. Isso é o que analisa o professor titular de estratégia e gestão pública do Insper e professor licenciado da Escola de Administração da UFBA, Sandro Cabral. Nesta terça-feira (13), uma agência do Banco do Brasil, em Porto Seco Pirajá, foi explodida por volta das 3h30 da madrugada por bandidos.

De acordo com Cabral, desde que o dinheiro passou a circular menos, por conta da diminuição de pessoas nas ruas e do empobrecimento geral da população, os criminosos passaram a adotar outras estratégias mais ousadas.

“As atividades do crime organizado foram afetadas com a pandemia e eles precisam se sustentar de alguma forma. Por isso passaram a assaltar agências. O fato de escolher cidades mais remotas tem relação com a força policial menos ostensiva nestes lugares. Geralmente os locais têm a força policial compatível com os crimes que acontecem nestes territórios”, diz Cabral.

Segundo números da Secretaria da Segurança Pública, os assaltos a banco, de fato, vem crescendo na Bahia, após seis anos de redução consecutiva. Somente em abril foram seis assaltos em 13 dias, o que significa uma média de um assalto “dia sim e outro não” no estado.

Em 2021, são 11 assaltos, o que corresponde a 38% de todos os ataques que aconteceram no ano anterior, 2020. Em nota, a SSP diz que tem buscado ação conjunta com as polícias de outros estados para localizar e prender as quadrilhas envolvidas nestas ações.

14 comentários:

  1. CULPA DO INCOMPETENTE DO RUIM BOSTA, PARTIDO DAS TREVAS de BANDIDOS. FORA PT LIXO. Leva sua CORJA junto.

    ResponderExcluir
  2. VCS tem que ROUBAR os governadores e prefeitos, vereadores, deputados, esses não foram afetados com a PANDEMIA, afinal eles foram os maiores beneficiados com a PANDEMIA, roubaram muito com as verbas enviadas do governo FEDERAL, fica aí a dica pra vcs bandidos, afinal, LADRÃO que ROUBA LADRÃO tem cem anos de ATRASO pra população.

    ResponderExcluir
  3. Ô fi do... deixa de ser idiota, sempre houve assaltos a bancos! Muitas vezes até em proporção bem maior que essa!

    ResponderExcluir
  4. A pandemia tbm fez o Brasil voltar ao mapa da fome mundial...150,00 reais de auxílio não dá nem pra fazer uma feira no mercado !!! 💰💰💰💰

    ResponderExcluir
  5. Na verdade, como os crimes dessa natureza diminuíram na Bahia, houve também uma infeliz redução dos grupos especializados de policiais que investigavam os assaltantes de bancos. A consequência é essa aí. Quando se abaixa a guarda, os criminosos voltam a atuar.

    ResponderExcluir
  6. Mas quando era de 600 tava bom pra comprar não é acomodado pretralha preguiçoso, é isso que dá não gostar de trabalhar, e viver dependendo de auxílio de GOVERNO, é por isso que agora não dá né fi de kenga. Vai trabalhar COMEDOR DE PÃO COM MORTADELA.

    ResponderExcluir
  7. Legalize a erva e terá bons frutos

    ResponderExcluir
  8. Quer deixa um traficante mesmo rico , legalize a maconha . Caso contrário não dá nada nos vai no corre e pega do mesmo jeito foda se .

    ResponderExcluir
  9. Bolsonaro é meliciano os filhos dele que está por tráis deci robô aí

    ResponderExcluir
  10. Graças ao governador e aos prefeitos, o desemprego, a fome a miséria estão imperado na Bahia.

    ResponderExcluir
  11. Nada sobre os VENEZUELANOS foi dito por aqui por quê? AÍ TEM COISA!! VIAJARAM POR 4 MESES SEM SEREM BARRADOS EM NENHUM LUGAR? 38 PESSOAS VIAJARAM EM QUE TRANSPORTE? TUDO ARMADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também vi esse comentário, vão pra OUTRO lugar, realmente itabuna ñ tem a mínima condição de abrigar esse povo. O município tem outras obrigações com a própria população.
      Dizem que o país tem mais de 7 anos na extrema pobreza, coisa que ñ acredito.
      Presidente esperto todo. Queria saber onde colocou os bilhões invetido pelo ex LADRÃO.

      Excluir
  12. Bolsonaro é culpado, tem que fechar os bancos.

    ResponderExcluir
  13. Kkkkk isso é piada!!!!
    Agora tudo é culpa da pandemia
    Vagabundo no Brasil tem de rodo, assaltando, roubando e furtando descaradamente desde sempre esses vagabundos vêm explodindo caixa pra investir em armamentos e drogas já faz muitos anos e agora vem os hipócritas dizer que é por causa da crise.
    Ou seja tá querendo que o governo solte mais dinheiro pra o povo ser assaltado na rua ou que comprem suas drogas nas bocas de fumo pra traficante não precisar roubar agências
    Isso aí que vem acontecendo é só o retrato da corja de políticos corruptos que o povo coloca no governo.

    ResponderExcluir