segunda-feira, 26 de abril de 2021

Prefeitura cadastra famílias de condomínios e dos bairros para o Previne Brasil

A Prefeitura de Itabuna realizou no sábado, dia 24, mutirão de cadastramento dos moradores do condomínio residencial Itapoan do Programa Casa Verde Amarela, na zona oeste da cidade, com a meta de alcançar 1.200 pessoas. O trabalho integra o cronograma executado pela Secretaria Municipal de Saúde para atingir 100 por cento de cobertura dos habitantes do município.

A partir deste ano, o Ministério Saúde adotou como critério para repassar recursos às prefeituras o número máximo de usuários cadastrados na Atenção Primária à Saúde. A maioria da população usa o Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, a necessidade de que todos cooperem. Se tiver verbas suficientes, vai se ter um serviço de melhor qualidade para toda a população.

Segundo o Departamento de Atenção Básica, atingida a meta o município garantirá a transferência de recursos financeiros federais que serão investidos na promoção das linhas de cuidado à saúde do homem, mulher, crianças, adolescente, idoso e do trabalhador contemplando aspectos de vigilância à saúde com ênfase nos grupos prioritários.

As atividades asseguram que quanto mais famílias forem cadastradas, a Prefeitura também cumprirá as exigências do Programa Previne Brasil do Governo Federal. O prefeito Augusto Castro (PSD) determinou que os mutirões sejam realizados em toda a cidade para que a meta seja alcançada até o mês de agosto.

O cadastramento das famílias foi iniciado em gestões anteriores, mas não chegou a ser concluído. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), intensificou o mapeamento e a territorialização em todos os bairros e centro da cidade. O trabalho é feito pelos Agentes Comunitários de Saúde, sob supervisão dos enfermeiros, mobilizando mais de 400 profissionais.

A Secretaria de Saúde tem enviado comunicado aos síndicos e agentes de portaria para que facilitem o acesso das equipes para que o cadastramento seja efetuado de forma integral, visto que em algumas situações muitas famílias se recusam a receber os Agentes Comunitários.

A Secretaria de Saúde reconhece que o momento é crítico, por conta da Covid-19, mas afirma que os profissionais envolvidos seguem protocolos de segurança. As equipes ficam nos salões de eventos dos imóveis recebendo cada um dos condôminos, conforme agendamento prévio depois de expedidos ofícios aos síndicos.

Segundo a Secretaria de Saúde, estão em curso cadastramentos de famílias dos condomínios Jardim das Acácias, Jardim das Hortênsias, bairros Jardim Vitória, Góes Calmon, Castália, Centro da cidade, entre outros. O trabalho é essencial necessitando de compreensão e apoio de toda a sociedade itabunense.

4 comentários:

  1. OS VEREADORES, ÁREA DE SAÚDE, POLÍTICOS E A IMPRESA DEVEM ESTAR ATENTO.

    VAI DAR COLAPSO. BOLSONARO ESTÁ DESTRUINDO A SAÚDE.


    https://www.pdt.org.br/index.php/programa-previne-brasil-o-novo-financiamento-da-atencao-primaria-a-saude/


    Conclui-se que o as mudanças produzidas pelo Programa Previne Brasil gera muito mais expectativas do que garantias de avanços no financiamento da APS. Não haverá mais a universalidade no financiamento, e sim a seletividade, quando direcionados os recursos a pessoas cadastradas pelas eSF e eAP, pobres, idosos, sendo assim uma APS pobre num modo geral. O PAB Fixo mesmo que não financiasse um provimento suficiente para atender com eficácia às demandas absorvidas pela AB, ao menos era uma garantia mínima, enquanto a Capitação Ponderada depende exclusivamente da realização de cadastros realizados pelas eSF e eAP, sob as complexidades que envolvem questões logísticas dos ACS que precisam percorrer grandes extensões territoriais nas cidades interioranas, além da realidade dos grandes centros urbanos quando as equipes convivem com demandas excessivas para um efetivo muito aquém do necessário.

    O fim do PAB Variável trará perdas à AB de aproximadamente R$ 9,5 bilhões, além de reforçar o rompimento drástico com a ESF, que deixou de ser o modelo referencial, como por exemplo a exclusão das eSF, NASF, e do PMAQ do financiamento. O Pagamento por Desempenho e as Ações Estratégicas trazem muito mais retrocessos à AB, pois apresentam além das suas operacionalidades voltadas ao modelo tecnissista e assistencial similar ao vigente nos anos 1960. Em comparação ao PAB Variável, retrocedem tanto na operacionalidade avaliativa, na implementação de programas e de equipes, bem como no financiamento.

    Mesmo que a Capitação Ponderada tenha apresentado um valor que supere o PAB Fixo em R$ 4,9 bilhões com base na população potencial não se materializou o avanço no financiamento pois não se tratam de novos recursos e sim troca de rubricas. Ainda assim, as Ações Estratégicas não compensam as perdas do fim do PAB Variável. Sobretudo, o Previne Brasil trouxe muito mais incertezas e expectativas do que garantias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desses canalhas do desgoverno da enganação e manipulação, há de se esperar o quê? Naaaaaaadaaaaaaa, naaaaaaadaaaaaaa, naaaaaaaaaaaaaadaaaaaaaaaaa!!!

      Excluir
  2. Bolsonaro destruindo o Brasil. Para o gado ver.

    Fala gado. Cadê os defensores da klorokina ?????



    https://www.folhape.com.br/colunistas/blogdafolha/tulio-gadelha-entra-com-acao-popular-contra-ministerio-da-saude/13771/


    As portarias impõem o critério de repasse por pessoa cadastrada, o que mina o caráter universal do Sistema Único de Saúde (SUS), dificulta as condições de financiamento e descaracteriza a Estratégia de Saúde Família (ESF). O novo modelo rompe com o princípio da saúde como direito de todas as pessoas e impossibilita a aplicação de recursos públicos com base na necessidade local.

    “A saúde deve ser garantida por políticas que obedecem, fundamentalmente, aos princípios da universalidade e igualdade. A atenção básica, entretanto, recebe especial tratamento pela Constituição, na medida em que assegura ‘atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais’”, pondera Gadêlha. “Embora use o pretexto de instituir um novo programa, na verdade, a portaria implode todo o esquema de articulação da política de atenção básica de saúde”, acrescenta.

    ResponderExcluir
  3. Não façam esse cadastro. É totalmente prejudicial para os pobres quer ficaram com menos assistência social e de saúde principalmente. Já temos pouco demais, fazer esse cadastro vai reduzir nossos direitos e assistência a nada.

    ResponderExcluir