quinta-feira, 29 de abril de 2021

Sete em cada dez brasileiros conhecem alguém que morreu de coronavírus, diz pesquisa da CNN

Um pai, uma mãe, um parente, amigo, vizinho ou conhecido. Sogro da sua prima. Amiga de sua avó. Filho. Ex-colega de classe ou de trabalho. Marido. Pesquisa encomendada pela CNN Brasil aponta que a chance de você conhecer alguém que morreu de Covid-19 é de 67,97%, considerando a população do Brasil (211 milhões de habitantes) e que cada indivíduo conheça em média 600 pessoas. Ou seja, sete em cada dez brasileiros sabem de alguma pessoa que não resistiu às complicações do coronavírus em seu círculo de relacionamentos.

De acordo com a CNN, o número é maior ainda – 77% – se levarmos em conta apenas a população adulta, os brasileiros maiores de 18 anos (163,981 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE).

Foi a esse número que chegaram Ricardo Takahashi, professor titular do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da área de epidemiologia matemática; Leandro Russovski Tessler, físico e professor da Universidade Estadual de Campinas; Isaac Schrarstzhaupt, cientista de dados e coordenador na Rede de Análise Covid-19; e Régis Varão, professor doutor do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp.


A pedido da CNN, esses cientistas calcularam qual a probabilidade de cada brasileiro conhecer uma vítima da pandemia. Para que o cálculo fosse possível, foi necessário estipular quantas pessoas o brasileiro conhece.

O problema é que não existem estudos que mapeiem isso nacionalmente. Por isso, levamos em conta uma estimativa feita pela especialista em estatística, Tian Zheng, da Universidade de Colúmbia, nos EUA.

Segundo ela, cada americano tem, em média, 600 conhecidos – e aí entram não apenas amigos e familiares, mas colegas de trabalho, vizinhos, pessoas que você conhece, mas de quem talvez não lembre o nome.

12 comentários:

  1. TANTAS VIDAS PERDIDAS, FAMÍLIAS DESOLADAS E FICAM AINDA POSTANDO CPF CANCELADOS, QUE FALTA DE AMOR AO PRÓXIMO, DEUS PERDOE, ELES NÃOSABEM O QUE FAZEM.

    ResponderExcluir
  2. Este que vos escreve não conhece ninguém, um vizinho pegou corona e está ótimo, João Mendonça, Prefeito de Itapé consorcio do PT disse que foi corona, a família negou, outro amigo morreu PT disse que foi corona, a família nega, aqui no Banco Raso, o Hospital de Base de Itabuna infla, mente a pedido do PT da Bahia, até tiros morte corona, é corona, facada é corna, infarto, corona diversas é corona, se cada morte é 18 mil reais prefeito e governadores ganham o corona é bom bom ruim? Ótimo para prefeito e governadores, amém!
    Então otários vote em PT, continuem morrendo de coronavírus, se não desse nenhum tostão alguém iria morrer de coronavírus? ninguém!
    Finalização; "Se queres iniciar uma guerra me der o controle da comunicação" os tiros serão disparados antes do inimigo chegar" Dr. Goebbels.
    Assim é o coronavírus antes do mesmo chegar as pessoas já morreram e estão morrendo, amém! Viva o corona, este é muito bom, mas o covid-13 corra, corra pra longe que você puder, quanto maior a distância é melhor para você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não conhece ninguém pq ninguém te suporta filho de mutuns. Acho até q vc é só na vida a, é tem uma coleção de inimigos, pq é tanta besteiravq escreve e se acha o dono da verdade que qdo se aproxima das pessoas elas saem correndo pra não ouvir as idiotices únicas e replicadas. Concordo com uma pessoa q disse que o filho de mutuns caga com os dedos.

      Excluir
  3. Quantas vidas poderdidas? causa principal foi negacionismo imposto, país precisa acordar, aprender a votar para não acontecer isso.

    ResponderExcluir
  4. a irresponsabilidade e estupidez do vagabundo genocida dizendo ser uma gripezinha promovendo e arquitetando o genocídio em massa no brasil, levou somente de minha família, um conhado de 38 anos professor de mergulho profissional, saúde perfeita, meu sogro e sogra , sogra tem 4 dias de falecimento, 3 primas em pujuca, e duas em catu e madre de deus! pessoas ainda jovens, que tinha uma vida pela frente, ao qual não podemos nem nos despedir, e o pior o jovem mergulhador que faleceu a mãe dele ainda não sabe do acorrido ! já fazem 3 meses e contamos a ela ainda! que presidente foi esse que voces parasitas evangélicos do pau ôco, arrumaram, vcs são loucos em apoiar um asno desse um criminoso desse!!!

    ResponderExcluir
  5. Devemos estranhar o desaparecimento das enormes filas nos corredores dos Matadouros Hospitalares do SUS em todos os estados da federação brasileira.
    O que aconteceu com os humilhados pela crueldade e ganância dos bandidos travestidos de políticos?

    O que aconteceu com os portadores de comorbidades cardíacas, hepáticas, renais, proctológicas, cranianas, cânceres diversos?
    Será que o vergonhoso sistema "Abatedouro-Matadouro-Hospitalar-Público" estaduais e municipais melhorou e eliminou todas as outras doenças ou as mortes por todos os males estão sendo debitadas na conta do VÍRUS CHINÊS?
    O veículo de desinformação de propriedade da Rede Esgoto poderia citar quantos brasileiros conhecem alguém que faleceu de centenas de outros males e a morte foi creditada ao vírus de fabricação chinesa, talvez a partir daí, a rede esgoto passasse a ser conhecida apenas por Rede Globolixo, o que seria um grande avanço e, quem sabe, poderia se habilitar a angariar alguma esmola do Governo Federal.

    ResponderExcluir
  6. Mais hj todos óbitos eles agora só ponhe que foi covid agente não ver mais câncer AIDS fome diabetes tuberculose pneumonia e outras doenças porque essas não dá dinheiro aos municípios e a covid é uma porta de entrada financeiro agora no país todo essa questão todos ladrões corruptos muito triste isso em. Geral.

    ResponderExcluir
  7. TODOS SOMOS VÍTIMAS DO mortal vírus CORONARO.

    ResponderExcluir
  8. Os petralhas são os criadores das fake news no Brasil. Além de ladrões contumazes, pois a informação para o cometimento de crimes está no "dna" dos monstros, eles desenvolveram a capacidade de mutação de acordo com a ocasião e necessidade. Ou seja, um petralha é mais danoso e tóxico que o Diabo descrito nas Escrituras Sagradas. Para piorar, estes demônios ainda se aproximam de falsos líderes religiosos para simularem alguma crença e disfarçar sua adoração e subserviência ao seu supremo deus: o demônio! Vão de retro, petralhas diabólicos!

    ResponderExcluir
  9. A CNN só veio ao Brasil para fazer militância. Sabemos que o Covid , tirou muitas vidas. Isso ocorre no mundo todo. Mas so no Brasil que a mídia a todo tempo.Vive aterrorizando a população. Fazem do Covid um palaque político, onde o STF deu poderes aos governadores e prefeitos, e a culpa ao Presidente.
    #BOLSONARO2022

    ResponderExcluir
  10. Não conheço ninguém que participou dessa pesquisa.


    #MÍDIASUJA

    ResponderExcluir