quinta-feira, 29 de abril de 2021

CPI da Covid aprova convocação de ministros da Saúde de Bolsonaro e de diretor da Anvisa

A CPI da Covid-19 aprovou nesta quinta-feira (29), em sua segunda reunião, a convocação do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e dos três ex-ministros da pasta no governo Jair Bolsonaro: Luiz Henrique Mandetta, Nelson Teich e Eduardo Pazuello. Eles começarão a ser ouvidos a partir de terça-feira (4).

Também foi aprovado requerimento para convocações do diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres. Todos vão comparecer ao Senado na condição de testemunhas.

Na terça-feira, serão ouvidos Mandetta e Teich. O depoimento de Pazuello, que esteve mais tempo no comando do ministério desde que a pandemia começou, está marcado para quarta-feira (5). Na quinta (6), será a vez de a comissão parlamentar de inquérito ouvir Marcelo Queiroga e Antônio Barra Torres. A CPI investiga as ações do governo e o uso de verbas federais na pandemia de covid-19.

Até o início da manhã desta quinta-feira, o sistema do Senado indicava que 288 requerimentos já haviam sido apresentados pelos senadores. Ao longo da reunião, porém, mais de 300 já estavam inseridos no sistema, incluindo pedidos de convocação e informação.

Senadores da base governista pediram durante a reunião que as sugestões de convocação da oposição e do governo sejam aprovadas e ouvidas de forma alternada. “Temos que intercarlar”, disse Ciro Nogueira (PP-PI).

O relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou que não haverá acordo nesse sentido. “Intercalar, não. Temos que apreciar os requerimentos. Não dá para fazer acordo com isso”, afirmou.

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), falou em sistematizar os pedidos, muitos deles “repetidos”, e disse que o colegiado vai ouvir todos com transparência e de forma “técnica”. “Todos os requerimentos serão apreciados. Seja ministro, seja governador, seja prefeito, presidente de empresa. Eu não acredito que um senador vai se prestar a fazer um requerimento só para protelar”, disse Aziz.

Diferentemente do que pediam senadores da base governista, as reuniões serão semipresenciais. Marcos Rogério (DEM-RO) defendeu que todas as sessões da CPI sejam obrigatoriamente presenciais, mas o pedido foi rejeitado.

“Elaboração de laudos periciais, exames de documentos, inquirição de pessoas, incomunicabilidade de testemunhas: são requisitos de uma CPI que exigem que a CPI seja presencial”, apontou Marcos Rogério.

Para Rogério Carvalho (PT-SE), o pedido seria uma tentativa de dificultar o trabalho da comissão. “É possível, com toda a tecnologia, fazermos acareações, audiências públicas, reuniões secretas, tudo o que a gente precisar. A tecnologia nos permite isso”, disse o senador petista.

Wajngarten

Renan Calheiros sugeriu a aprovação de oitiva para ouvir o ex-secretário especial de Comunicação Social da Presidência da República, Fabio Wajngarten. No entanto, por falta de acordo, o requerimento não foi apreciado nesta quinta-feira. A previsão é que o requerimento seja votado na terça-feira.

12 comentários:

  1. É ISSO CONVOCA TODOS OS ENVOLVIDOS VIDAS PERDIDAS NÃO TEM VOLTA, ACHAR QUEM É OS RESPONSAVÉS POR ESTÁ TRAGÉDIA, QUANTOS FILHOS FICARAM ÓRFAÕS, QUE NÃ ACABE EM PIZZA, ESTE PAÍS TEM JEITO É SÓ PUNIR QUEM TÁ POR TRÁS DESTA TRAGÉDIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem no deve no temer cara
      Se fosse o carniça do Lula ai passa a mão pq o STF nunca persegui tanto presidente como esse.
      São da corja de Lula ladrão.

      Excluir
    2. Para o bozo se livrar é fácil, basta trazer 2 cientistas médicos que provem que o ivomec funciona e que circular na rua diminui o perigo, ou melhor, é só trazer um artigo científico publicado que comprove a eficácia do vem pra rua trabalhar e da ivomec + cloroquina.
      Será fácil.
      Tivemos 2 médicos no ministério, mas ele ignorou e nomeou um milico gênio que sabe sem estudar e obedece quem não estuda.
      Daí será libertado.
      Fácil fácil.

      Excluir
  2. Vão procurar chifre em cabeça de cavalo

    ResponderExcluir
  3. Quanta sacanagem com o dinheiro público. Esta "CPI da COVID" está apenas servindo para mostrar ao mundo, de forma escancarada, a qualidade moral dos bandidos que compõem o "poder legislativo" brasileiro. O mais inocente, aquele que pode ser considerado um "santo", Renan Calheiros, tem uma carreta de processos a responder. Se estivéssemos num país de verdade, este canalha e todos seus familiares já teriam sido fuzilados, pois um ser maldito não pode produzir frutos abençoados. Cruz credo!
    Brasil é a república dos bandidos e dos ladrões petralhas que se orgulham de terem como chefe supremo o MAIOR LADRÃO DO PLANETA TERRA EM TODOS OS TEMPOS.
    Que país é este? Que povo somos nós? Vamos continuar sendo chamados de desonestos e desrespeitados pelos outros povos que sentem orgulho de si mesmos?

    ResponderExcluir
  4. Tem que mandar prender os vagabundos apoiadores de bosonario que fica mandando mensagem FACK NEWS esses filhos do excumugado Martinho Lutero.

    ResponderExcluir
  5. Todos os envolvidos tem que serem resposabilizados, hoje 400mil vidas perdidas.

    ResponderExcluir
  6. tem que pegar o desgoverno com todos os ministerios, segundo terceiro escalão junto com o genocida e suas crias e fuzilar todos!

    ResponderExcluir
  7. BATER PAPO COM PETISTAS, É MESMO QUE FALAR COM PROTISTUTAS QUE TEM QUE ELA TEM QUE PAGAR PARA FAZER PROGRAMAS, NAO DISCUTA COM PETISTA, SIMPLESMENTE PEGA SEU CELULAR, ABRE O YOUTUBE E DIGITE; "O MAIOR LADRAO DO MUNDO", E MOSTRE A ELE O QUE VAI APARECER NA TELA, SIMPLES AI ACABA A CONVERSA, PORQUE CONTRA FATOS NAO HA ARGUMENTOS

    ResponderExcluir
  8. Vamos apurar o casos das RACHADINHAS que vai chegar em gente peixe graudo.

    ResponderExcluir