sexta-feira, 14 de maio de 2021

Atakadão Atakarejo é alvo de primeira ação milionária por racismo estrutural do país

 Atakadão Atakarejo é alvo de primeira ação milionária por racismo estrutural do país

Do Bahia Notícias – A Justiça do Trabalho na Bahia vai julgar a primeira ação civil pública para erradicação do racismo estrutural no ambiente de trabalho do país. A ação, proposta na quarta-feira (12), foi movida pelas entidades Educafro, o Centro Santo Dias de Direitos Humanos e o Odara Mulheres Negras.

A ação tramita na 35ª Vara do Trabalho de Salvador contra o grupo Atakadão Atakarejo da Bahia após o episódio causa da morte de dois homens negros acusados de furtarem carnes na unidade do Nordeste de Amaralina da rede.

Segundo informações preliminares, seguranças do supermercados teriam “entregado” os acusados a traficantes da região. As informações são de Lauro Jardim. No pedido, as ONGs afirmam que o ambiente de trabalho da empresa está contaminado pela violência racial, permitindo que funcionários recebam ordens que provocam a homicídio de pessoas negras por motivo fútil, em um caso de racismo estrutural.

O caso aconteceu no dia 29 de abril, quando Bruno da Silva e o sobrinho Yan da Silva foram detidos por seguranças do supermercado em Amaralina, por suposto furto de carnes. Ao invés de terem sido levados para a polícia, os seguranças teriam entregado os suspeitos a traficantes, após serem espancados. O crime gerou revolta no país.

A ação pede uma indenização de R$ 207 milhões para a comunidade negra que seria convertida prioritariamente em bolsas de estudo. Há também demandas contra o racismo estrutural como a presença de negros em todas as instâncias da empresa na mesma proporção em que estão presente na sociedade e a criação de um programa permanente de treinamento em direitos humanos e igualdade.

27 comentários:

  1. Onde se encaixa em racismo, o que aconteceu??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser q os ladrões eram afrodescendentes e chamaram de pretos🤦‍♂️

      Excluir
    2. Estude,leia, ouça professores (as): Silvio de Almeida,Djamila Ribeiro,Flávia Alessandra,Maria Domingas,Lazo Matumba,kabengele Munanga...

      Excluir
  2. Mal pergunte quem fez a captura dos suspeitos eram brancos? Tão querendo se aproveitar da situação que vergonha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você o mais racistas são os próprios negros porque naő fizeram antes aproveita a miséria dos outros

      Excluir
    2. Inversão de valores, essa é a verdadeira. O país ta perdido mesmo! Wue Deus tenha misericórdia das pessoas honestas!😔😔😔

      Excluir
    3. Não é só branco que comete racismo

      Excluir
    4. tb acho, e a idenização esses grupos vão querer uma parte no fácil
      Vão trabalhar

      Excluir
  3. No Brasil é assim se aproveitam de tudo pra ganhar dinheiro favil e também pergunto onde se encaixa a tal situação de racismo?eu sou negro e nao concordo com isso nao. Os caras eram ladrões e o erro dos seguranças foi entregar os bandidos pra outros bandidos o certo era pra policia.Ai vem essas ongs que gostam de ganhar no mole querer pagar de crime de racismo. E pq nunca fizeram nada pelos dois ladroes antes?

    ResponderExcluir
  4. E quem matou o soldado Wesley vai ser punido também?

    ResponderExcluir
  5. Quer dizer q os dois ladrões de carne
    Agora é vítima?
    E onde foi que teve racismo mesmo?
    Vão trabalhar ruma de desocupados!!

    ResponderExcluir
  6. Brasil, Brasil Varonil...

    ResponderExcluir
  7. VAI SE LASCAR ESSA SOCIEDADE DE MEEEEEEEEERRDAAAAAA

    ResponderExcluir
  8. matou dois ladrão e não dois pais de familhia qeu tem que morrer e esses povo dos direitos humanos so dar osadia a bandidos rumas de safados ladrão eles querem que prendao os bandidos pra eles soltarem no mesmo dia pra ganhar dinheiro deles

    ResponderExcluir
  9. esse é o País que ladrão tem vez.

    ResponderExcluir
  10. Melhor resposta o grupo fecha as portas e vai pra outra cidade

    ResponderExcluir
  11. Se roubarem algo da minha casa e eu tivesse oportunidade eu fazia o msm!!

    ResponderExcluir
  12. O hélio negão é um criado mudo.
    Pesquisem o significado de criado mudo.

    ResponderExcluir
  13. Verdade estão querendo retirar dinheiro em cima dos fatos que aconteceu quem tem o direito de receber e a família a indenização e mas uma ONG querendo se aproveitar da situação e a responsabilidade dos fatos que ocorreu é a empresa de segurança que a rede atakarejo paga para prestar esse serviço.

    ResponderExcluir
  14. Tão querendo é "Administrar" o dinheiro, pilantras aproveitadores!

    ResponderExcluir
  15. Por que bloqueia comentários educativos?

    ResponderExcluir
  16. na verdade as vítimas eram ladrões, e tinham que ser preso!! más, que realação o atacarejo tem com os traficantes da região?? porque esse privilégio de ter jagunços traficantes a sua disposição para execução de pessoas, já que os homens foram pegos e dominados, entregavam a polícia, a polícia que resolve isso!! porque então o atacarejo tem a possibilidade e poder de entregar aos traficantes ????? eu não conhecia as vítimas, nem moro em salvador, más se tivesse como eu pagaria pelas carnes para poupar os dois caras para não serem assassinados, roubar comida não pode, agora dinheiro público e vidas da população o bolsonaro pode e estar vivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que idiotice, seu comentário. Se vc citasse o governo do PT nos últimos quinze anos, até entenderia, mas colocar Bolsonaro na jogada, no mínimo aí, vc e um burro mesmo.

      Excluir
  17. Políticos que roubam milhões da pobreza, deveriam ser entregues TB a traficantes, não é questão de honra? Então que sejam com todos os ladrões pobres e ricos sem acepção de pessoas

    ResponderExcluir
  18. Ser humano nenhum tem direito de tirar a vida do outro.
    Inda mais usarem destes tipos de situações como muleta.

    Acorda povo, Jesus está vindo trazendo a justa Justiça a cada um.

    ResponderExcluir