segunda-feira, 31 de maio de 2021

Consulta pública indica que maioria da população itabunense é contra retorno das aulas presenciais

Neste momento da pandemia de Covid-19, 65,4% da população itabunense são contra a retomada das aulas presenciais nas redes pública e privada de ensino, conforme indica Consulta Pública feita nesta semana pela Secretaria de Educação de Itabuna. 

De acordo com a Prefeitura de Itabuna, no total, o levantamento coletou respostas de 3.437 participantes, divididos entre pais de alunos, profissionais da educação e gestores escolares e a população em geral.

A consulta apontou que 23,3% da comunidade em geral concordam que as aulas sejam ministradas no formato híbrido. Já no segmento dos professores que atuam nas escolas da Rede Pública Municipal, 86,6% reprovaram o retorno às aulas presenciais, e 89,8% deles disseram não se sentir seguros para ministrar aulas dessa forma.

Já entre os funcionários e gestores, tanto da rede pública como na rede particular, 74,5% dos que participaram são contra o retorno às salas de aula neste ano.

Conforme a secretária de Educação Janaína Araújo, a ideia de realizar a Consulta Pública levou em conta a necessidade de democratizar uma decisão a ser tomada pela gestão municipal, considerando os diversos segmentos envolvidos no setor da educação, bem como o contexto atual da pandemia da Covid-19.

A gestora acrescentou que, no processo decisório, além do resultado da pesquisa, serão considerados os decretos e protocolos de segurança sanitária emitidos pela Organização Municipal da Saúde (OMS), Ministério da Educação e as esferas de governo – estadual e municipal.

“Os dados serão devidamente analisados conforme as diversas peculiaridades, visto que o cruzamento de informações por segmento permitirá a elaboração de um plano conjunto de ações visando o bem de todos os envolvidos, a garantia do direito à educação e, principalmente, o maior de todos os objetivos que é garantir a vida”, explicou Janaína Araújo.

A Consulta Pública foi coordenada pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) e feita com o preenchimento de formulários de pesquisa eletrônica, no período de 24 a 27 de maio.

27 comentários:

  1. "Toda unanimidade é burra" Nelson Rodrigues, aqui em Itabuna-Ba, refere a "maioria", neste caso não encaixa em Itabuna, ou encaixa?
    Há uma discordância ou seja, uma divergência, porém, se existisse o voto de minerva e que dependesse deste que vos escreve, o voto seria ao retorno as aulas já, a mesma nem deveria ser interrompida que fosse criado meios para esta atividade fim, por exemplo; uma turma hoje, outra turma amanhã e outra turma no outro dia, assim a vida continuava, não era mesmo? Com certeza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse "filho da puta" consegue armazinar tanta merda na cabeça de que forma?? já sei é de nascência, é hereditário! esse foilho de mutuns é digno de pena mesmo !

      Excluir
  2. GOSTARIA DE SABER AONDE FOI ESSA CONSULTA, SE VOCES FORAM BA "BOCA" FAZER ESTA PESQUISA, PERGUNTARAM AOS PAIS DE ALUNOS?? CONSULTARAM ALGUM PROFISSIONAL DA EPOCA PARA VER O RESULTADO NEGATIVO DISTO AS CRIANLÇAS EM CASA?? PERGUNTARAM NO BAIRRO POBRE QUE FAZER COM AS CRIANÇAS SEM MERENDA ESCOLAR E SEM FAZER NADA?? FICANDO PERIGOSAMENTE PROXIMO DO TRAFICO ?? NAO ?? ENTAO VAO TOMAR NO CU ! NAO SEI DE ONDE VEIO ESTA IDEIA, DE QUE COMISSAO FOI CRIADA ISTO?? OU É MAIS UMA DESTA CAMBADA DE MORTADELA ?

    ResponderExcluir
  3. A manchete deveria ser:
    Consulta pública indica que maioria da população itabunense NÃO GOSTA DE ESTUDAR.

    ResponderExcluir
  4. QUE PESQUISA FALSA É ESSA, AS PESSOAS NÃO AGUENTAM MAIS, AS MULHERES PRECISAM TRABALHAR E DEIXAR SEUS FILHOS NAS ESCOLAS, CRECHES. FAÇA UM PESQUISA QUE TENHA NO MINIMO 30% DA POPULAÇÃO.

    ResponderExcluir
  5. Mandem seus filhos pra escola por não ter tempo. Depois disso arranjem tempo pra ir pra hospital cuidar deles.

    ResponderExcluir
  6. Na Bahia ESTUDO NUNCA FOI ESSENCIAL. Quanto mais burra for a população mais fácil de ser enganada. Tudo abre menos escolas. Em outros países e até estados do BR a prioridade foram as escolas mas na Bahia nem se cogita isso. As escolas privadas estão funcionado depois não reclamem de DESIGUALDADE SOCIAL pq vai crescer MUITO!!!

    ResponderExcluir
  7. Bom mesmo é deixar os meninos na rua... nos paredões e nos bares. Como mostra aí nas reportagens acima!!!

    ResponderExcluir
  8. Fazer protesto no final de semana com aglomerações pode, mas voltar as aulas não né ? Hipócritas

    ResponderExcluir
  9. Sabemos bem que as escolas públicas não querem voltar! Demitam quem não quer trabalhar ! É simples! A educação baiana pede socorro! Em nenhum outro Estado teve essas regalias ! Só aqui !!!
    Quem não quer trabalhar pede pra sair ! Muitos estão implorando por um trabalho

    ResponderExcluir
  10. VOLTAR AGORA, JAMAAAAAAAAAAAAAIIIIIIISS!!! UNIME, FTC, UFSB, ESCOLAS PARTICULARES,
    ESCOLAS MUNICIPAIS, ESCOLAS ESTADUAIS, NÃÃÃÃÃÃÃÃÕOOO!!!

    ResponderExcluir
  11. Só lembrando que o hospital de base de Itabuna,que tem como diretor abutre,está faltando tudo,se vc chegar lá pra ser atendido é capaz de morrer,pois não tem medicação.prefeito abre o olho com esse diretor

    ResponderExcluir
  12. Se vcs estiverem achando que vão pro hospital de base,se lascaram,lá tá faltando tudoooooo,como disse Fernando Gomes....morra quem morrer,#fora Ronaldo abutre

    ResponderExcluir
  13. Toda classe trabalhadora está trabalhando, só os preguiçosos professores que não querem, eita povinho que gosta de vida boa, descarados, vão trabalhar abutres, todos profissionais estão trabalhando, preguiçosos, preguiçosos e preguiçosos.

    ResponderExcluir
  14. Se os próprios professores são contra o retorno deles a sala de aula . Fica a pergunta . Porque então furaram a fila e disseram que eram grupo prioritário . Enquanto isso, o comerciário, o balconista, o bancário , o servidor público e demais categorias ficam expostas ao vírus e os belos professores vacinados e em casa, sem trabalhar .

    ResponderExcluir
  15. Idiota os professores ainda não foram vacinados. Os mais velhos tomaram a primeira dose, por enquanto

    ResponderExcluir
  16. Bando de desinformados pra início de conversa os professores estão trabalhando mais de forma remota, do q se estivesse presencial. Para de falar abobrinha e vá acompanhar a rotina de um professor nessa pandemia.

    ResponderExcluir
  17. Ano de estudo perdido, se recupera, a vida de um aluno morto não.

    ResponderExcluir
  18. Os donos de escola particular são abutres, mercenários, nenhum respeito a vida é muito amor pelo dinheiro

    ResponderExcluir
  19. Os pais não suportam seus próprios filhos, as escolas seguem funcionando, alunos recebendo material para estudar . Só q os pais de hj em dia não suportam seus próprios filhos

    ResponderExcluir
  20. Sociedade hipócrita.
    Como nos dias de Noé continuam assim.
    Deus dizendo é tempo de entrar na arca e o povo pensando somente na vida material

    ResponderExcluir
  21. Saudações a todos!
    Não creio que fora feito tal consulta e se foi não foi algo aberta de fato com os devidos esclarecimentos a todos os interessados. Ademais o transporte público circulam superlotados, com crianças e adultos de todas as classes profissionais abarrotados e isso não significa risco a saúde pública. As grandes redes atacadistas funcionando da mesma forma, as grandes empresas especialmente funcionando e isso não gera risco? Claro que alguém vai dizer que tudo isso vem funcionando com as devidas regras de segurança, perfeito! Então, que as escolas voltem a funcionar com as medidas de segurança também ou do contrário a desculpa para tal é hipocrisia. Afinal, será que sou único a conhecer uma professora que diz não a volta as aulas por conta da coid19 mas não deixa de sair para as festas e viagens de fins de semana custeadas por salários sem trabalhar de fato?
    Certamente, os profissionais de educação de modo geral que mais defende o "fique em casa" são os concursados ou sem salários, do contrário as escolas já estariam funcionando com os devidos cuidados evidentemente.

    ResponderExcluir
  22. Sou mãe de Aluno da Rede municipal na Escola que meu filho estuda e pequena não tem a mínima condições de distanciamento escola pública chega a faltar papel para tarefas vai ter álcool em gel para todos?e outra os professores estão sendo vacinados e os pais que saem para trabalho não meu filho só volta quando todos da minha família vacina também.

    ResponderExcluir
  23. Secretaria por Gentileza venha fazer uma visita a Escola Plínio de Almeida no Bairro lomanto a nova Diretora não aparece na Escola e outra fica passando informações erradas para os pais nos Grupos do zap.

    ResponderExcluir
  24. É mentira, tudo.manipulado pela mídia.

    ResponderExcluir