quinta-feira, 6 de maio de 2021

NASA não consegue evitar colisão de asteroide mortífero com a Terra

 

Em um exercício acadêmico, uma equipe de pesquisadores da NASA foi confrontada com a probabilidade de um asteroide aparecer em rota de colisão com o nosso planeta e revelou-se incapaz de evitar o impacto.

Lindley Johnson, oficial de Defesa Planetária da NASA, explica que o painel de cientistas da NASA foi confrontado com um dos cenários mais desafiantes durante a conferência International Academy of Astronautic’s Planetary Defense na semana passada e que a equipe simplesmente não conseguiu encontrar a solução para evitar o impacto, mesmo considerando a utilização de armas nucleares.

O objetivo do exercício passa também por envolver as comunidades de gestão de crises e de resposta de emergência a cooperar e a pensar juntas na reação que teríamos de ter, enquanto planeta, para desviar um asteroide no espaço.

A equipe do Centro para Estudos de Objetos Próximos à Terra da NASA descreveu o objeto hipotético, com o nome 2021 PDC e foi partilhando informações ao longo dos quatro dias do evento. Os participantes aprenderam que o objeto media entre 35 e 700 metros e que havia uma probabilidade de colisão de 1 para 20, algures para outubro deste ano.

As observações permitiam concluir que havia uma probabilidade de 100% de impacto. A equipe de projeto, com várias centenas de participantes, acabou por assumir que seria impossível preparar uma missão espacial que pudesse desviar o asteroide ou realizar qualquer outra forma de mitigar o perigo e evitar a colisão antecipadamente. A porta-voz assumiu que, dado o estado atual da tecnologia e a forma como as missões são executadas, são precisos pelo menos dois anos para a preparação e desenvolvimento.

No último dia, os participantes tiveram de focar a discussão, a uma semana da colisão, em torno de planos de evacuação e de resposta a crises algures na região a sul de Praga.

Os especialistas disseram que não seria possível preparar e enviar uma nave para desviar a trajetória do asteroide em tão pouco tempo e que nem a hipótese de mitigação com recurso a uma arma nuclear seria viável. A recomendação foi o desenvolvimento de aeronaves de resposta rápida que possam ser colocadas em órbita com poucos dias ou semanas de antecedência.

Vale lembrar que a NASA está a próxima de concluir a missão Sistema de Redirecionamento de Asteroide Duplo, uma missão que pretende estabelecer as bases para futuras tentativas de desvio de trajetórias de asteroides que ameacem a Terra. Por outro lado, há ainda a Missão de vigilância de objetos próximos à Terra, que pretende monitorar o Sistema Solar em busca de asteroides potencialmente perigosos e que será lançada ainda este ano.


6 comentários:

  1. A mídia e fda!! Tem nd haver com o título!
    Em um exercício., uma probabilidade!
    De um fenômeno desse acontecer 🤦🏻‍♂️!!
    Se fosse hj com a tecnologia que se tem não conseguiriam!

    Isso é bom., hj pq eles começam estudar pra lá na frente ter êxito! Vale lembrar que os dinossauros foi exterminado com um tipo assim de asteroides!


    Materia boa! Com título destorcidos! Gel vá na fonte fi! Acompanhe essa mídia destorcida n!

    ResponderExcluir
  2. E vc foi uma evolução do macaco?
    Esse negócio de dinossauro é bonitinho em filmes e desenhos. Kkkk

    ResponderExcluir
  3. Tá parecendo reportagem do G1.
    Só falta agora postarem que Lula é inocente

    ResponderExcluir
  4. Kkk..tinha que cair em BRASILIA. NO STF, CONGRESSO E NO PALACIO DA ALVORADA. AI SIM O BRASIL TERIA PAZ.

    ResponderExcluir
  5. Daqui a pouco vão dizer que a culpa é do nosso presidente.

    ResponderExcluir
  6. E desde quando havia conseguido, não se pode com as Luiz do universo, holiwd é apenas ficção

    ResponderExcluir