sexta-feira, 7 de maio de 2021

PF investiga desvio de medicamentos para intubação no Amapá

A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta sexta-feira (7) quatro mandados de busca e apreensão em órgãos públicos e residências em Macapá (AP), como parte da Operação Anestesia. Segundo reportagem da Agência Brasil, a ação apura denúncias de desvio de medicamentos do chamado kit intubação, como sedativos e bloqueadores neuromusculares, destinados à sedação de pacientes internados com quadro grave com o novo coronavírus.

Os medicamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde ao estado. De acordo com a PF, cerca de 20 policiais federais participaram da operação, que teve apoio do Ministério Público Federal.

Entre os locais, os policiais realizaram busca de dados e documentos relativos à entrada e à saída dos medicamentos da Central de Abastecimento Farmacêutico do Amapá (CAF), vinculada à Secretaria de Saúde do Estadual, para o Hospital Universitário (HU) de Macapá, maior centro de referência na internação de pacientes com Covid-19 no estado.

A investigação, que teve início a partir de denúncias, apontou indícios de que medicamentos sob a responsabilidade da CAF estariam sendo enviados sem as formalidades legais, em possível desvio.

De acordo com a polícia, apesar da central de abastecimento ter registrado o envio dos medicamentos disponibilizados pelo ministério, os fármacos estavam em falta no HU.

“Identificou-se também que particulares, possivelmente atendendo a indicações de pessoas do HU, estariam procurando farmácias especializadas na capital para comprar os medicamentos sedativos, para tratamento de familiares/pacientes internados em UTIs”, disse a PF.

A PF identificou indícios de peculato e organização criminosa, que em caso de comprovação, podem resultar em penas de até 20 anos de reclusão.

4 comentários:

  1. Daqui a pouco vai dizer que Bolsonaro é que deixou essas pessoas sem respiradores. Vamos ser justos, acusar quem merece ser acusado.

    ResponderExcluir
  2. Tudo isso é culpa do STF kkkkkkkkkkkkkkkk, deu autonomia para os governadores e prefeitos deitarem e rolarem com o dinheiro público. Porque agora o STF não vá defender o estado. E dizer que a federal está errada kkkkkkkkkkkkkk. Chupa bando de idiotas!

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, torna-se necessário que todos nós que votamos e elegemos o Presidente mais HONESTO DO BRASIL DE TODOS OS TEMPOS, fiquemos atentos, pois os ladrões e sabotadores petralhas estão roubando vacinas e equipamentos para trocar por maconha, crak, capim e mortadela. Após a prática da gatunagem, os ladrões canalhas, como sempre, põem a culpa no MITO. Portanto, atenção! Denunciem todos os petralhas, pois todos são RATOS DE ESGOTO!

    ResponderExcluir
  4. Não conheço outros países, não tive essa oportunidade, mais leio e tenho amigos que moram fora daqui do Brasil.
    Agora digo: Eita Pais que só tem ladrão, Aqui faz vergonha o cidadão ter caráter, é discriminatório e vergonhoso ser honesto, é triste, não conseguimos ler outra coisa é só desvio, furto, roubo, é a descaração mesmo 💰💰💰.

    ResponderExcluir