segunda-feira, 14 de junho de 2021

Bahia vai definir 5 cidades para completar imunização de 100% da população com Sputnik V

 

A Bahia vai definir quatro ou cinco cidades de cerca de 50 mil habitantes para completar a imunização de 100% da população contra a Covid-19 com a vacina russa Sputnik V. Uma reunião da cúpula do governo do estado vai acontecer nesta segunda-feira (14) para analisar quais serão os municípios contemplados. A informação foi dada pelo governador do estado, Rui Costa (PT), durante coletiva hoje.

O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, já havia sinalizado na semana passada que Salvador e as maiores cidades do estado não deveriam receber as primeiras remessas de doses da vacina Sputnik V. Segundo Vilas-Boas, o tamanho da capital baiana tornaria o processo de acompanhamento de efeitos colaterais mais difícil. Esse monitoramento foi uma das exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para permitir o uso excepcional da vacina no país (lembre aqui).

A estratégia do governo da Bahia foi acordada, segundo o governador, com outros estados do Nordeste, que devem adotar a mesma conduta. Desta forma será possível analisar o comportamento e eficácia da vacina. Segundo Rui, a aplicação da Sputnik em 100% da população de algumas cidades vai possibilitar o levantamento de “números robustos”. “Até pra que os trabalhadores possam fazer relatórios, quando alcançarmos esse percentual em todas as cidades, qual é a consequência”, sinalizou o governador.

11 comentários:

  1. Pq o governador não esperou para tomar a Sputnik V? Pq ele foi rápido e tomou a da Pfizer? Resposta: para o povo = tome a porcaria da Sputnik V, com falta de transparência. Mas para ele e seus próximos tem ser Pfizer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe esperar. Vc nao pode escolher qual vacina. Vacina existe e deve ser tomada. Ele nao tinha motivo nenhum para se arriscar pegar uma doença que mata. Vc ta falando igual um animal. Deve ser gado

      Excluir
    2. Galera faz assim, quem quer vacina entre na fila, quem quer ivomec faz ar-mi-nha e zurre muuuuuu

      Excluir
  2. Os critérios que deveriam ser adotados nesta empreitada devem ser técnicos e não políticos. Na minha opinião Ilhéus e Itabuna deveriam ter prioridade nessa campanha extraordinária de vacinação, visto que são os dois maiores municípios com o maior nu úmero de mortes e de coeficiente de mortalidade do Sul da Bahia.

    ResponderExcluir
  3. Dê primeiro para a família do governador

    ResponderExcluir
  4. Eu que num tomava essa tal de Sputnk,vai fazer o nosso povo baiano de cobaia...deveria ser feito um boicote a essa vacina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc morresse sozinho, eu ate apoiaria. Mas como nao é possível, desejo que pare de pensar como um idiota e pare de falar merda

      Excluir
  5. Engraçado que o governador se diz hipertenso para justificar ter tomado a vacina, mas ele não tomou nem coronavac nem sputinik V, ele tomou a vacina da pfizer.

    ResponderExcluir
  6. Os trouxas fizeram tanta zuada por causa da cloroquina e agora batem palma pra essa porcaria sem teste da sputnik... cadê a esquerda pra servir de cobaia agora? Apareçam

    ResponderExcluir
  7. Dê aos petistas ,eles merecem tomar primeiro.

    ResponderExcluir
  8. Pq o governador segurou 50% da vacina da Pfizer para a capital e dividiu o restante para os outros municípios? Pq não dividiu da forma que vinha dividindo as outras vacinas?

    ResponderExcluir