sexta-feira, 25 de junho de 2021

Família na BA faz apelo por transferência de idosa de 84 anos com Covid-19 que precisa de leito de UTI

A família de Damiana Teodoro dos Santos faz apelo pela transferência da idosa, que tem 84 anos e está internada há seis dias com Covid-19 no Hospital Nelson Moura Ferreira, em Itapebi, cidade que fica no sul da Bahia, e precisa de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Segundo a neta de Damiana Teodoro dos Santos, Lays dos Santos, os funcionários estão negando a transferência da idosa e não explicaram os motivos para que o processo ainda não tenha sido feito. “Eles estão negando atendimento e falando que não tem vaga em nenhum hospital”, disse Lays dos Santos. “Eles não falam o motivo, dizem que estão tentando a vaga, mas ela já tem 84 anos e tem diabetes. Já era para ter conseguido”.

Em entrevista ao G1, o diretor administrativo da unidade, Lucas Alves de Freitas, afirmou que o nome de Damiana Teodoro dos Santos foi colocado no Sistema de Regulação (Suren) e o hospital aguarda a liberação para que ela seja encaminhada para uma unidade.

"A gente tem um sistema em que regulamos dos nossos pacientes que é o Suren Bahia. Essa paciente está no sistema, o sistema é atualizado diariamente e através desse sistema que o Governo do Estado vai criando e conseguindo as vagas para as transferências", afirmou o diretor.

"Até o momento a última atualização já foi conferida no sistema não tem nenhuma vaga liberada para essa paciente", explicou.

Segundo Lucas Alves de Freitas, Damiana dos Santos é uma pacientes em estado grave e precisa de um leito de UTI, equipamento que não tem no Hospital Nelson Moura Ferreira.

"Essa paciente está sendo bem assistida, cuidada, em uso de oxigênio e em momento nenhum o oxigênio veio a faltar. Inclusive hoje, foi feito reabastecimento e nosso estoque está 100%", contou. "É uma paciente que está sendo acompanhada por uma equipe médica e assistente social. É um hospital de pequeno porte, mas nós temos uma assistente social que passa as informações para os familiares. Nosso hospital não tem leitos de UTI, só o suporte básico".

Já colocamos o nome da paciente no Suren, que é o sistema de regulação do Estado. O que a gente pode fazer, a gente tem feito", explicou Lucas Freitas.

O G1 entrou em contato com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) que informou que a Central Estadual de Regulação está e busca de uma unidade que atenda o perfil da paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário