sábado, 5 de junho de 2021

Fiocruz chega a 50 milhões de doses de vacinas entregues

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) chegou na sexta-feira (4) a 50,9 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). A soma foi atingida com a liberação de mais 3,3 milhões de doses do imunizante Oxford/AstraZeneca.

O número total de entregas inclui 46,9 milhões de doses que foram produzidas no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) e 4 milhões de vacinas importadas prontas do Instituto Serum, da Índia. No segundo caso, a Fiocruz também negociou o envio das doses e realizou a checagem e rotulagem em português dos frascos recebidos.

A fundação anunciou que, a partir da semana que vem, as doses voltarão a ser entregues em duas remessas: na sexta, o estado do Rio de Janeiro receberá sua parcela de doses, e, no sábado, sairá o carregamento para o almoxarifado central do Ministério da Saúde, em São Paulo, de onde as doses são distribuídas para os demais estados e o Distrito Federal. Segundo a Fiocruz, a mudança se deu por um pedido da Coordenação de Logística do Ministério da Saúde.

As doses produzidas em Bio-Manguinhos são fabricadas a partir de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado da China, como previu o acordo de encomenda tecnológica assinado com a AstraZeneca no ano passado. O último carregamento recebido pela Fiocruz, em 22 de maio, garante as entregas até o início de julho, quando o total produzido e liberado deve chegar a cerca de 62 milhões de doses.

Mais quatro carregamentos de IFA estão previstos para chegar entre junho e julho, garantindo a produção de 100,4 milhões de doses. A Fiocruz também trabalha para produzir o IFA no Brasil, o que já está garantido com a assinatura do acordo de transferência de tecnologia assinado nesta semana com a AstraZeneca. 

Já chegaram ao país /os primeiros bancos de células e de vírus que permitirão essa produção, e Bio-Manguinhos prevê iniciar neste mês a fabricação dos primeiros lotes de pré-validação e validação. A vacina produzida com IFA nacional, porém, só deve chegar aos postos de vacinação em outubro.

2 comentários:

  1. CADE A CORONAVAC::?? QUE NEM A PRIMEIRA DOSE ESTA MAIS ADMINISTRANDO POR NAO SABER NEM QUANDO VAI SER POSSIVEL A SEGUNDA, OU SEJA A CORONOVAC FALIU ?:: ENTAO QUER DIZER QUE BOLSONARO ESTAVA CERTO AO APOSTAR NA VACINA DE OXFORD::? QUE JA ESTA PRODUZINHO OS IFA (para os petista isto nao é palavrão, vai no google e procura), PORTANTO E PARTIR DE SETEMBRO NAO VAMOS PRECISAR DA CHINA PARA NADA, JA ESTAMOS DEPOIS DA ASSINATURA DO CONVENIO, ESTAMOS ENTRE OS CINCO PAISES DO MUNDO QUE PODE PRODUZIR VACINA, PODENDO DO FINAL DO ANO EM DIANTE, EXPORTAR VACINAS, PARA CALAR A BOCA DESTE COMEDORES DE MORTADELAS MALDITOS

    ResponderExcluir
  2. Parabéns há ciência 👏🏻💉

    ResponderExcluir