terça-feira, 15 de junho de 2021

Governo da Bahia suspende venda de bebida alcoólica no próximo fim de semana e no período do São João

O Governo da Bahia informou, nesta segunda-feira (14), que suspendeu a venda de bebida alcoólica, em todo o estado, em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery. A medida valerá das 18h de sexta-feira (18) até as 5h de segunda (21) e também das 18h do dia 23 até as 5h de 28 de junho.

A ação tem como objetivo evitar a propagação da Covid-19 na Bahia e será publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira (15).

Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a proibição da venda de bebida alcoólica será das 20h de 18 de junho até as 5h de 21 de junho, bem como das 20h de 23 de junho até as 5h de 28 de junho. A determinação envolve os municípios de Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz.

Segundo o governo do Estado, a comercialização de bebida alcoólica no fim de semana será liberada somente em municípios integrantes de regiões de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) se mantenha igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos.

O governo estadual ainda informou que o decreto também irá prorrogar a restrição da locomoção de pessoas das 21h às 5h, em todo território baiano, até 29 de junho. Nos municípios localizados nas regiões da Chapada Diamantina, Oeste, Irecê, Jacobina, Sudoeste e Extremo-Sul, o toque de recolher vale das 20h às 5h.

Na RMS, a restrição de locomoção noturna será das 20h às 5h, no período de 18 a 20 de junho e também entre os dias 23 e 28 de junho. Nos demais dias, o toque de recolher permanece das 22h às 5h.

Nos municípios integrantes das regiões de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI se mantiver igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos, a restrição na locomoção noturna será válida das 22h às 5h.

Transporte

Segundo o governo estadual, a circulação dos meios de transporte metropolitanos será suspensa das 20h30 às 5h, de 18 a 20 de junho e de 23 a 27 de junho. Nos demais dias, os meios de transporte metropolitanos não circulam das 22h às 5h, até 29 de junho.

Os ferry-boats não vão circular nos dias 19, 20, 26 e 27 de junho. Já nos dias 18, 23, 24, 25, a circulação ficará suspensa das 20h30 às 5h. Nos dias 15, 16, 17, 28 e 29, os ferry-boats não funcionam das 22h30 às 5h.

As lanchinhas não circulam das 20h30 às 5h, nos dias 18, 19, 20, 23, 24, 25, 26 e 27. Já nos dias 15, 16, 17, 28 e 29, as lanchinhas não funcionam das 22h30 às 5h. A ocupação deve ser limitada ao máximo de 50% da capacidade da embarcação nos dias 19, 20, 26 e 27 de junho.

Aulas

As unidades de ensino públicas e particulares podem manter as atividades de forma semipresencial. Para que isso ocorra, é necessário que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid esteja abaixo de 75%, por cinco dias consecutivos, nas regiões de saúde.

Além disso, as atividades letivas devem ficar condicionadas à ocupação máxima de 50% da capacidade de cada sala de aula e ao atendimento dos protocolos sanitários estabelecidos.

Eventos e shows

Os eventos e atividades que envolvam aglomeração de pessoas continuam proibidos até 29 de junho, em todo o território baiano, independentemente do número de participantes. Segue suspensa ainda, até 29 de junho, a realização de shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes, além de atividades esportivas amadoras.

Os eventos exclusivamente científicos e profissionais podem ocorrer com público limitado a 50 pessoas. Já os atos religiosos litúrgicos ficam permitidos mediante a ocupação máxima de 25% da capacidade do local. O funcionamento das academias também permanece autorizado mediante a ocupação máxima de 50%.

Continua vedada, em todo o território baiano, a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras até 29 de junho, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações.

16 comentários:

  1. Podia fechar o comércio no sábado tbm, pq é uma aglomeração e vendendo roupas para o povo curtir São João... Dia dos namorados mesmo nem se fala! É coisa viu e os bares e pizzarias no sábado? LOTADOS E AI COMO NÃO AUMENTA NÉ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O COMERCIO PRECISA FUNCIONAR AS CONTAS CHEGAM QUANDO VER ASSIM VOCÊ DEVE ALGUM SERVIDOR PUBLICO E NÃO ESTÁ NEM UM POUCO PREOCUPADO O DINHEIRO CAI NA CONTA NA DATA CORRETA, PENSE NOS OUTROS !!

      Excluir
  2. Não adianta nada, a população compra a bebida no dia anterior.

    ResponderExcluir
  3. E QUAL A DIFICULDADE DE ESTOCAR A BEBIDA ANTES... ME POUPE SE POUPE NOS POUPEM

    ResponderExcluir
  4. Bora ver viu fiscalização é bom vocês vim aqui no bairro novo sao Caetano o bar de seu DU de marcela tá de mais aqui uma zoada a casa de Andrey de Iara o tráfico na rua O bora ver também polícia o beco tá de mais

    ResponderExcluir
  5. Esse Ruim Bosta só fez isso pela Bahia, baixar decreto, trabalhar que é bom, nada...

    ResponderExcluir
  6. Até parece que proibição resolve alguma coisa principalmente bebida alcoólica. Se fechasse as fábricas até resolveria um pouco. Só vejo os caminhões de entrega lotado.

    ResponderExcluir
  7. Esse governador e esse prefeito daki de Itabuna dois palhaços, libera as coisas tudo e quer proibir vender bebida alcoólica, o shopping jequitibá final de semana lotado as pessoas sentadas a mesa tudo sem máscara sem distanciamento, esse shopping de Itabuna é outra palhaçada

    ResponderExcluir
  8. Esse vagabundo não proibi o fornecimento porquê?
    Porque os empresários tem poder, mandam na porra toda, é um cachorrinho.
    Proibi a AmBev de fornecer, abastecer bares, mercados, etc...
    Vagabundo.

    ResponderExcluir
  9. ATE AGORA NÃO VI RESOLVER NADA AS ARBITRARIEDADES DESSE SUJEITO, A COVID TÁ FO MESMO JEITO QUE UM ANO ATRAS,
    PEGA O DINHEIRO QUE VEIO E DA MATERIAL DE LIMPEZA PRO POVÃO COM ÁLCOOL, DITADORES

    ResponderExcluir
  10. com fé em deus esse vagabundo vai pagar.

    ResponderExcluir
  11. A Bahia é um território explorado pelos ladrões petralhas. Um povo que não se respeita, basta algum maluco bater um tambor e todos saem remexendo o rabo, tem mesmo que sofrer as agruras arquitetadas por um adorador de ladrão.

    ResponderExcluir
  12. Rui tem que proíbe entrada de bebida alcoólica na Bahia. Coloca a policia estadual e federal nas rodovias. Caminhão nenhum entrar nas cidades baianas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tu e doido é? ee vai mecher com gent grande nada pai , ai e so pra populaçao mesmo , esse babaca, onibus lotados , shopping lotado , nada contra ele proibir nao , mais proiba tbm a distribuiçao em geral, e bares mesmo no calçadao por exemplo sabado super lotado , so que ai é o seguint quem tem amizade tem tudo ne pai

      Excluir