terça-feira, 13 de julho de 2021

Cerpat realizará testagem rápida para detecção de hepatites na Policlínica Regional de Itabuna

O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat) vai realizar nesta terça e quarta-feira, dias 13 e 14, a testagem rápida para detecção de Hepatites e doenças sexualmente transmissíveis em servidores da Policlínica Regional de Itabuna. 

Os exames serão realizados a partir das 8 horas. A ação integra as atividades da Campanha Julho Amarelo da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, que visa orientar as pessoas sobre os riscos da doença, diagnóstico precoce e da importância de tomar a vacina. 

Durante todo mês, o trabalho será voltado para a prevenção e diagnóstico das Hepatites B, C e A. “As B e C são virais sexualmente transmissíveis e mais agressivas”, alerta a diretora da Vigilância em Saúde, Maristella Antunes. Atualmente o CERPAT atende a 74 pessoas com a Hepatite B e duas com Hepatite C. 

“A doença é silenciosa requer muita atenção. O tratamento é gratuito e feito no próprio Centro de Referência”, disse. Maristella informou ainda que na sexta-feira passada, dia 9, durante rastreamento na Base da Guarda Civil Municipal e na Settran de um total de 204 testes realizados um deu positivo para a Sífilis. 

Durante a Campanha Julho Amarelo, os profissionais do CERPAT dão orientações às pessoas sobre o uso de preservativos como camisinha, essencial para evitar as Hepatites. Também alertam a cerca dos ricos dos objetos perfuro cortantes, entre eles, alicates e seringas, que podem transmitir a doença. A programação também vai incluir visitas à Base do Ostensivo Rodoviário, além de salões de beleza, locais onde serão realizados trabalhos educativos. 

Além disso, o CERPAT fará uma palestra para funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, através de live para os profissionais dos hospitais de Base e Manoel Novaes e do Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário