Os cidadãos baianos já podem usar o SAC Digital para solicitar primeira via do título de eleitor, justificar ausência a eleições e realizar alistamento militar on-line. As facilidades oferecidas pela Justiça Eleitoral e pela Diretoria do Serviço Militar foram incorporadas à cartela de serviços da plataforma eletrônica do governo estadual, conforme informado pelo governo do estado.
Para ter acesso às facilidades via SAC Digital, o usuário precisa acessar o site www.sacdigital.ba.gov.br ou acessar o aplicativo SAC Digital. Feito isso, basta o usuário digitar o nome do serviço desejado no campo de busca do site ou do aplicativo que o sistema irá redirecioná-lo.
A justificativa para ausência às eleições deve ser realizada num prazo de até 60 dias após a votação, mediante preenchimento de formulário eletrônico. O sistema do Tribunal Superior Eleitoral permite ainda que o cidadão acompanhe o processo, consultando virtualmente o requerimento da justificativa. Já o alistamento on-line é realizado via redirecionamento para a plataforma digital do governo federal.
Lançada em 2018, a plataforma SAC Digital contabiliza, segundo o governo do estado, 3,5 milhões de cidadãos cadastrados e aproximadamente 6 milhões de serviços executados desde sua implantação. Atualmente, a ferramenta disponibiliza aos cidadãos mais de 370 opções de serviços de agendamento e 48 digitalizados. Entre os serviços disponíveis, estão RG Expresso, CNH Definitiva, Segunda via da carteira de habilitação, CTPS Digital e Matrícula escolar digital.
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