quarta-feira, 28 de julho de 2021

Idosa está há quase um ano 'presa' dentro de casa após vizinho demolir escada de acesso ao imóvel

Uma idosa de 61 anos está há quase um ano sem poder sair de casa em Itacaré, no sul da Bahia. A situação começou quando um vizinho do andar de baixo demoliu a escada de acesso para a casa dela, alegando ter sido construída de forma irregular. O caso já havia sido divulgado no mês de janeiro, mas o impasse segue na Justiça.

A filha de Eneide Bahia de Souza acessa a casa utilizando uma escada de alumínio, colocada no lugar da que foi demolida. Mas Eneide, por ser idosa, não pode fazer a mesma coisa. Ela conta que não saiu de casa nem para votar para prefeito, em 2020, e nem para tomar vacina contra a Covid-19.

A escada de alumínio fica entre uma janela e a casa de outra vizinha. A filha de Eneide, Tâmara Bahia, conta que todos os dias se arrisca descendo a escada para poder ir trabalhar. As informações e imagem, são do G1-BA.

"Para descer essa escada é um pouco difícil. Eu arrisco minha vida todos os dias", conta. O terreno onde ficava a escada é alvo de uma ação na Justiça. O pai da idosa, que é falecido e não teve o nome divulgado, e o vizinho, Sergio Luiz Alves Santiago, brigavam por um beco que dá acesso à casa do primeiro andar e à casa de baixo. Em 2019, Sergio Luiz ganhou uma ordem de reintegração de posse e, depois disso, ele mesmo demoliu a escada.

De acordo com a defesa do vizinho, o acesso ao sobrado era pela frente e a escada foi construída de forma irregular, aproveitando a ausência dele, que mora em Jequié, no sudoeste baiano, e que fica a cerca de 167 km de Itacaré.

Parentes da idosa prestaram queixa na delegacia e no Conselho Regional de Engenharia da Bahia após a demolição.

A Justiça também foi acionada e, logo depois da demolição, determinou a reconstrução da escada. No entanto, segundo a família, a decisão foi derrubada por uma liminar.

15 comentários:

  1. Essa idosa não tem parente retado não .
    Queria que fosse um parente meu , que esse fi da pst ia ver
    Quantos saco de cimento fazia uma escada , miseravi desse 😡😠😡😠

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O caso é penoso,mas se ela construísse no seu terreno? e aí?

      Tem vizinhos que tem esse costume de puxar as lajes nos espaços dos outros, depois dá nisso.

      Excluir
    2. Ô imbecilidade, aprenda a ler… Na matéria diz que foi ganho de causa na justiça.

      Excluir
    3. Vc que parece impecil e não sabe interpretar um texto. Tá muito claro que o dono do beco ganhou a causa, a "dona" da escada tentou reverter, teve sucesso na primeira instância mas foi derrotada em segunda instância. Aprende a ler.

      Excluir
    4. Vc que parece impecil e não sabe interpretar um texto. Tá muito claro que o dono do beco ganhou a causa, a "dona" da escada tentou reverter, teve sucesso na primeira instância mas foi derrotada em segunda instância. Aprende a ler.

      Excluir
  2. Será que não dispõe de um "troco" para contratar um "resolvedor" autônomo? Esse vizinho merece ser bem tratado com todas as "honras"!

    ResponderExcluir
  3. Essa senhora deveria ter jogado água fervendo encima dele enquanto demolia a escada, tão vagabundo que estava usando camisa para cobrir a cabeça e o rosto.

    ResponderExcluir
  4. O cara tem que ser muito “miserável” para fazer uma coisa desse tipo (brigar por um beco). Ele morre e fica tudo aí para os filhos destruírem.

    ResponderExcluir
  5. Gente seja lá de quem for o terreno, vamos precisar só de um pedacinho no cemitério, esse senhor não faz um acordo. Na minha família tem gente assim intransigente e perseguidor e estudou para usar dos conhecimentos para perseguir a própria família.
    Povo de Itacaré, façam uma campanha arrecada um 💰 dinheiro e compra esse beco, e a senhora voltará ter dignidade de vida, cadê as autoridades para acelerar essa questão. Vereadores examina essa documentação do terreno, e daqui a pouco é terras do município, coisa invadida. Que sugeito miserável e mesquinho, cadê a sociedade organizada de Itacaré.
    Empresários de Itacaré, vão lá fazer a escada para essa senhora, não irá pesar no bolso de ninguém. Cadê o serviço de saúde prá aplicar a vacina da idosa? 😱😢😢

    ResponderExcluir
  6. Se fosse com o juiz..já tinha resolvido
    Sr juiz não esqueça que é uma idosa. É CRIME. RESOLVE LOGO ESSA MERDA.
    MULHER
    MÃE
    IDOSA...KD A JUSTIÇA PORRA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O fato dela ser idosa e melhor não muda nada perante a lei, seu idiota.

      Excluir
  7. o vizinho quer comprar a casa da idosa. Por mixaria!por isso faz essa pressão.

    ResponderExcluir
  8. É simples para o caso ser resolvido, no terreno que é da Senhora, faz uma escada. Neste caso, dentro de sua residência, assim todo esse furdunso é resolvido e ela pode sair tranquilamente.

    ResponderExcluir
  9. Não é por ser idosa que não precisa obedecer a lei. A matéria é clara, o pai da idosa, dando uma de esperto, se aproveitando da ausência do dono tô terreno, construiu uma escada em local que não poderia. Pois não, ninguém é otária tbm, o certo aí, era indenizar o proprietário do terreno, e manter a escada, essa senhora não parece ser nenhuma miserável que não possa pagar por esse pequeno espaço, ainda que parcelado, o que não pode é querer ser esperto prejudicando os outros. É tudo diálogo, se no início disso tudo o pai da idosa tivesse feito o certo, nada disso teria acontecido.

    ResponderExcluir