domingo, 18 de julho de 2021

Vitória tem pior início de campeonato do que ano da queda para a Série C

Depois do revés contra o Brasil de Pelotas, neste sábado (17), o Vitória completou um mês sem vencer na Série B do Campeonato Brasileiro. Para a tristeza do torcedor rubro negro, o desempenho do clube em 2021 é pior do que na temporada em que o time foi rebaixado para a Série C do torneio nacional.

Com apenas 9 pontos acumulados em 12 rodadas, o Leão é o 18º colocado e tem um aproveitamento de apenas 25% na atual edição do campeonato. Equipe comandada por Ramon Menezes ganhou apenas uma partida, empatou seis e perdeu em outras cinco oportunidades.

Em 2005, quando foi rebaixado para a Série C do Brasileirão, o clube baiano havia conquistado 19 pontos até a 12ª rodada. Foram cinco resultados positivos, quatro empates e apenas três derrotas nas 12 primeiras partidas da competição daquela temporada.

Vale lembrar, no entanto, que o formato do torneio era diferente naquela época. Vinte e dois clubes participaram do certame, que foi o último em que ascendiam apenas duas equipes à Série A e seis eram rebaixadas. A primeira fase do torneio era concluído com 21 rodadas, após os clubes se enfrentarem apenas uma vez. Somente os oito primeiros colocados seguiam para a segunda fase.

Somando 27 pontos ao fim do torneio, o Vitória empatou em pontuação com o Sport, mas acabou sendo rebaixado por ter uma vitória a menos, oito contra sete.

Os seis times rebaixados para a terceira divisão do Brasileirão de 2005 foram: Vitória (17º), Bahia (18º), Anapolina (19º), União Barbarense (20º), Criciúma (21º) e Caxias (22º).

Mesmo com um retrospecto preocupante em 2021, o Leão pode respirar fora da zona de rebaixamento caso vença o próximo compromisso. O rubro negro baiano recebe a Ponte Preta no Barradão. A partida está marcada para terça-feira (20), às 21h30.

2 comentários:

  1. Em algum lugar num passado bem distante, naquela época que existiam alguns futebolistas no elenco, tipo Vampeta, Edilson, Alex Alves e outros do mesmo naipe, cheguei a torcer pelo Vitória. Atualmente, após tantas decepções e contrangimentos bem "vergonhosos", desejo sinceramente que esta coisa encerre suas atividades. Chega!

    ResponderExcluir