quinta-feira, 26 de agosto de 2021

Camacan: Indígenas da tribo Pataxó bloqueiam BR-101 em protesto contra PL 490

Mais de 200 indígenas da tribo Pataxó, que fazem parte da aldeia Panelão, bloquearam a BR-101 no trecho da cidade de Camacan, extremo sul da Bahia, no início da tarde desta quarta-feira (25). Eles protestaram contra o Projeto de Lei (PL) 490/07, que prevê mudanças no reconhecimento da demarcação das terras.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), cerca de 250 indígenas participaram do protesto. Eles bloquearam a via com pedaços de madeira e outros objetos. A pista foi liberada por volta das 17h30, segundo a PRF.

O PL estava previsto para ser votado nesta quarta pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas foi suspenso. Entre as medidas, o PL prevê a criação do “marco temporal”, em que os indígenas só poderão reivindicar a demarcação de terras nas quais já estivessem estabelecidos antes da data de promulgação da Constituição de 1988, que aconteceu em 5 de outubro do mesmo ano.

Com isso, será necessária a comprovação da posse da terra no dia da promulgação. Pela legislação atual, a demarcação exige a abertura de um processo administrativo dentro da Fundação Nacional do Índio (Funai). Não há necessidade de comprovação de posse em data específica.

Além do marco temporal, o Projeto proíbe a ampliação de terras que foram demarcadas previamente, e maior flexibilização do contato com povos isolados, o que, de acordo com ativistas, pode representar perigo à saúde a convívio dessas comunidades.

Nesta quarta, indígenas de diversas etnias do país protestaram na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, contra as medidas. De acordo com eles, as medidas são defendidas por ruralistas e garimpeiros.

17 comentários:

  1. Nunca trabalharam e ainda atrapalham a vida de quem produz! Revoltante.

    ResponderExcluir
  2. TEM ÍNDIO DE VÁRIAS ETNIAS AÍ: CHINÊS, FRANCÊS, BRANCO DE OLHO AZUL E ETC
    🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chupa gado fdp. Manda seu presidente abaixar combustível, alimento melhorar a destribuicao da vacina Canalhas, ant_direita

      Excluir
  3. bando de sem o que fazer. MST, indio, povo do psol, pcdob, pt, bando de vagabundo protetor de bandido. bando de ladrão desgraçado.

    ResponderExcluir
  4. MEIA DÚZIA DE VAGABUNDOS, CACHACEIROS SEM O QUE FAZER ATRAPALHANDO A VIDA DE CENTENAS QUE PRECISAM TRABALHAR! VÂNDALOS MISERÁVEIS, CACHACEIROS SEM O QUE FAZER!! VÃO PROTESTAR EM BRASÍLIA, ARRUACEIROS!! 😡😡😡

    ResponderExcluir
  5. Basta uma observação mais atenta e constata-se que a maioria destes índios são malandros que se acasalaram com supostas indígenas e se acham homiziados em um território que, outrora produtivo para a economia regional, atualmente serve apenas como esconderijo de traficantes, assaltantes e quadrilheiros. Um bando de preguiçosos que estão aproveitando as pastagens tomadas dos antigos produtores, para arrendar para fazendeiros criarem gado, e eles, supostos índios, recebem os pagamentos para tomar cachaça e passar o tempo "à la godaça".
    A cessão de uma área tão grande (54.400 ha) para representantes da preguiça, liquidou com os sonhos de progresso para as regiões de Camacã, Pau Brasil e Itaju do Colônia, sendo que, tais municípios nunca tiveram boas perspectivas de progresso, com a chegada de inimigos do trabalho, afundou num poço sem fundo.

    ResponderExcluir
  6. Raça de vagabundos,tinha que passar o cerol em todos tudo ladrão, o melhor não e isto e ter índio chinês,alemão de olhos azuis, japonês,só na Bahia mesmo que tem está raça de vagabundos que são mst disfarçado de índio para invadir propriedades de quem lutou para comprar tem e que cair na bala.

    ResponderExcluir
  7. Precisa votar essa PL para que os índios entendem que não são donos das terras que eles querem não...tudo tem limite e eles já ultrapassaram ..

    ResponderExcluir
  8. ARRUACEIROS,BANDO DE CACHACEIROS! PREGUIÇOSOS DESOCUPADOS ATRAPALHANDO A VIDA DE CENTENAS QUE TRABALHAM!

    ResponderExcluir
  9. Turma de vagabundos apoiados por ONGS e esquerdalha petista.

    ResponderExcluir
  10. Povo sofre, mesmo assim é manipulado pela elite.O Brasil já tá na miséria, e vai afundar ainda mais.
    Se esse presidente ficar mais 4 anos eu quero ver até quando o pobre assalariado vai aguentar.vamos pra frente.

    ResponderExcluir
  11. Índios de fachada. Fdp preguiçosos esses arruaceiros MORTADELAS.

    ResponderExcluir
  12. Engraçado, os índios só tão no seu direitos, agora já tem duas décadas que esses políticos vem fodendo com a nação brasileira, apareceu os vermelhos ladrões tiramos, na esperança de um Brasil melhor, aí elegemos um Hitler que tá destruindo tudo de bom que os trabalhadores conseguirão, já matou quase seiscentas mil pessoas com o seu descaso com a pandemia, um líder mentiroso, racista e bandido miliciano, os filhos todos envolvidos em falcatruas e pra terminar tem uma CPI que tá mostrando que esse governo fascista genocida tá envolvido com corrupção também, hoje pra mim o político bom, e o político morto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corpo de baitola e cabecinha de galinha. Conclusão: sem miolos. Se enforque petralhão anencéfalo e aconselhe o Ladrão Rabudo a incendiar a floresta de galhadas no rego do furico! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Excluir
  13. Vc das 10:26, vc e o que vc escreveu no seu comentário e acrescento + ainda vc e um grande pão nu cu, não sabe definir um cidadão brasileiro com eleitor do PT, também só come capim🐎, estude mais para saber interpretar um comentário blz, ou então vá pro Afeganistão, lá não tem STF, lá vc pode bater em mulher, lá vc pode andar armado e não tem democracia, o único problema que não vai ter a sua refeição capim blz.

    ResponderExcluir