terça-feira, 3 de agosto de 2021

Ciro Nogueira empregou mãe, pai e mais quatro irmãos em seu gabinete

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), escolhido para chefiar a Casa Civil, empregou mãe, pai e quatro irmãos em seu gabinete na Câmara dos Deputados, durante os anos de 1990 e 2000.

Durante seu mandato na Câmara, uma das empregadas foi a sua mãe, Eliane Nogueira (PP-PI), que assumiu como primeira suplente sua vaga no Senado na semana passada.

Segundo a Folha de S.Paulo, Eliane trabalhou também no gabinete do marido, nos anos 1990 e 2000. A atual senadora afirmou na ocasião que a prática de nepotismo não era crime em tempos passados e que não houve vantagens indevidas.

“Há 30 anos, trabalhar ao lado de familiares na administração pública não era ilegal e ocorria por questões de confiança. Seria imoral somente se houvesse vantagem indevida, o que não era o caso. Entretanto, a sociedade avança e as leis se modernizam”, afirmou por meio de sua assessoria de imprensa.

Segundo a Lei das Inelegibilidades, a indicação de parentes à suplência das chapas que concorrem ao Senado não é ilegal, mas já há iniciativas no Congresso para impedir a prática.

Nepotismo também não era considerado uma prática ilegal ao longo dos anos 1990 e início dos 2000. No entanto, as sucessivas denúncias de uso de cargos públicos para acomodar familiares deu início a uma discussão, que resultou na proibição da prática.

Em 2008, o STF (Supremo Tribunal Federal) consolidou em súmula o entendimento de que o nepotismo viola os princípios da moralidade e impessoalidade expressos na Constituição de 1988, não necessitando de lei específica para sua proibição.

12 comentários:

  1. FILHO DE MUTUNS.. Mela o seu teclado de bosta ai .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este canalha é, de fato, um ladrão. O safado participou da quadrilha de Lulladrão e da anta DilmAnta PresidAnta, onde teve toda liberdade e campo para demonstrar e aplicar o seu incrível talento para o crime. Claro que o safado não se compara às habilidades e talento de Lullaladrão, filhos e irmãos, Zé Dirceu, Genoíno, Polocci e toda a quadrilha Petralha. Porém, o período de atuação serviu como aprendizado que o capacita a exercer qualquer cargo.
      Cro petralhão cabeção de bode, não se aborreça nem fique deprimido, Lullaladrão o Molusco Nove Garras, o Gatuno de Galhadas Furicais, continua imbatível como O MAIOR LADRÃO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE e, a esta altura do campeonato, não haverá tempo para o surgimento de outro ladrão tão talentoso e cínico, a humanidade será extinta antes.

      Excluir
    2. Este canalha é, de fato, um ladrão. O safado participou da quadrilha de Lulladrão.
      SÓ FALTOU PARTICIPAR DO ESQUEMA DAS RACHADINHAS.

      Excluir
  2. Porque vc seu verdinho petista não fala aí em sua merda blog,que o prefeito de Itabuna além de colocar mulher, irmã, cunhado, aluga os imóveis da família ao município?

    ResponderExcluir
  3. Há 20 anos atrás, e só foram descobrir no governo de Bolsonaro? Que piada!

    ResponderExcluir
  4. 😂😂 ASSIM CAMINHA O BRASIL, BOZÓ SO BOTA O QUE NU PRESTA. ME ARREPENDI DE TER VOTADO NESSE CARA. PIOR PRESIDENTE Q O PAIS JA TEVE. TA PIOR QUE LULA.
    E QUER DA GOLPE...QUE NEM O COMUNISMO FEZ...EITA BRASIL. LASCADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sai daí jumento, tu nunca votou em pessoas honestas e fica aí querendo confundir a cabeça de quem votou no mito. Só pra te lembrar, nos bolsonarianos não caímos em armadilhas de petistas. Somos mais Brasil. Brasil acima de tudo e Deus acima de todos. Muito obrigado.

      Excluir
  5. Essa verdadeira família trambique.
    Igual os filhos de bostanario.
    E nois que tome no fiofo.RECEBA GADO.

    ResponderExcluir
  6. O secretário de Saúde Vilas Loucos, xingou uma cheff de restaurante de vagabunda, isso petista não vê.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não compare erros.
      O secretário pediu demissão e deve ser punido com os rigores da lei.
      Já vc um alienado defende NEPOTISMO e LALAU do caso das RACHADINHAS.

      Excluir
  7. Este lula é um canalhas, ladrão.
    Deu um azar da desgraça.
    Não tem pai.
    Se tivesse PAI famoso muita gente ficaria de boca calada.
    Coitados dos omissos o esquema das RACHADINHAS.

    ResponderExcluir