segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Mais de 4 mil cães e gatos já foram imunizados contra a raiva em Itabuna

Menos de um mês depois de iniciada a Campanha Nacional Antirrábica, a Diretoria de Controle de Zoonoses (DCZ) da Prefeitura de Itabuna já imunizou mais de 4.100 animais, entre cães e gatos com idade a partir de três meses de vida. A vacinação antirrábica que teve início no dia 20 de agosto e vai até o dia 27 deste mês.

Continua sendo aplicada nas unidades de saúde dos bairros, obedecendo a um cronograma, elaborado pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. Nesta segunda-feira, dia 13, a equipe, se concentra na Central de Mototáxis do Bairro Banco Raso até às 17 horas. 

A diretora da DCZ, Ellen Gleicer Lima Santos, lembra que o imunizante, além de ser disponibilizado gratuitamente, está sendo levado para os bairros centrais e periféricos, inclusive na zona rural que já recebeu a equipe de aplicadores. “Ninguém precisa se descolocar com os pets para área distante de casa e nem pagar pelo benefício”, diz. 

Ellen reforça a importância da vacinação de cães e gatos, pois a raiva é uma doença que pode ser transmitida ao homem e pode ser fatal. Ela afirma que o imunizante protege o animal de estimação contra a doença infecciosa, que não tem cura. A única forma de prevenção é por meio da vacina.

Ellen Gleicer destaca, ainda, que desde o início, a atual gestão tem direcionado atenção especial na saúde, investindo tanto na melhoria do atendimento ao público, quanto em campanhas, a exemplo da imunização de pets pela Secretaria Municipal de Saúde. 

“Desde o início deste ano, a Prefeitura lançou o projeto de vacinação volante de pets em diversos bairros, reforçando e ampliando a cobertura vacinal de animais de estimação”. Ao todo, foram cerca de três meses de mutirões alcançando diversos bairros de Itabuna.

3 comentários:

  1. Val,esse rapaz da voto é de uma educação admirável,gente boa.

    ResponderExcluir
  2. E as castrações ? é muito importante olhar pra os abrigos e animais abandonados !

    ResponderExcluir
  3. verdinho faz uma reportagem falando dos animais do lixao que ate hoje prefeito nao deu soluçao de retirada. e outra sobre essa ellen que nao aparece no zoo. pra trabalhar so na clica dela, senhores vereadores

    ResponderExcluir