segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Datafolha: 76% acreditam que servidor chega à chefia por indicação política

Pesquisa Datafolha encomendada pelo Movimento Pessoas à Frente, divulgada neste domingo (24), mostrou que 76% dos brasileiros acreditam que todos ou a maioria dos cargos de chefia nos órgãos públicos são ocupados por indicação política. Para 79%, a minoria ou nenhum deles trabalha muito para resolver os problemas da população.

O Movimento Pessoas à Frente reúne representantes dos setores público e privado e é financiado por três organizações do terceiro setor: Instituto República.org, Fundação Lemann e Instituto Humanize.

Foram ouvidas 2.072 pessoas, de 9 a 20 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Os resultados também apontam que, na avaliação da população, pessoas que ocupam cargos de chefia no serviço público, sejam elas concursadas ou não, deveriam passar por processo seletivo e ter seu desempenho avaliado com base nos resultados para a população.

Segundo o Datafolha, 84% dos brasileiros veem a avaliação regular de lideranças do setor público como muito importante. O levantamento também mostra que 88% colocam a experiência na área de atuação como um dos três requisitos mais importantes para escolha de quem ocupará esses cargos de chefia. 

O processo seletivo baseado em competências foi citado por 79% dos entrevistados —cada pessoa poderia escolher três opções. “Ter valores morais em que eu acredite” aparece em terceiro lugar, com 72%.

Chile, Reino Unido e Cingapura, por exemplo, adotam modelos em que há informações públicas sobre todos os cargos de liderança no governo, quais as competências necessárias para ocupá-lo e as metas de resultado.

5 comentários:

  1. Fundação lemann sabe aonde fica a sede ?? Av Paulista 18 andar, Instituto Republica, Leblon uma das áreas mais nobres do Rio,(uma sala), Instituto Humanize, Jardim Botânico área mais vip do Rio de Janeiro. Parece que o dinheiro do PT dava para tudo, a Teta secou, quem da credibilidade a estes bostas??? bando de viciados em tudo nao so no dinheiro, so o Verdinho mesmo para publicar uma imundice destas, deve ser materia paga porque este tipo de noticia nao serve para nada

    ResponderExcluir
  2. A matéria poderia acrescentar a realidade dos dezesseis anos de roubalheira da quadrilha petralha, mostrando por exemplo, se havia algum petralha "fora do rumo" um que cometia a heresia de trabalhar, pois todos os bandidos apenas roubavam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AMIGO ! veja atual cenário do brasil, veja quem realmente compra bandidos , quem comprou deputados? quem deu 3 bilhões de reais do povo brasileiro. quem faz rachadinha com dinheiro do trabalhador , cargos de confiança é roubo , deveria criminalizar nomeação, são todos bandidos, olha ai , as secretarias e diretorias de itabuna, todos pilantras , mamadores do dinheiro publico , todos sem fazer nada no municipio , esta ali só por causa do dinheiro do povo, deveria existir concurso nessas áreas simmmmmmmmm ...ia inibir muitos roubos , iria evitar muitas roubalheiras ....

      Excluir
  3. aí esta um dos câncer do país, os outros são, as seitas evangélicas que são a pior de todas e a justiça brasileira! são os 3 câncer desse país!

    ResponderExcluir
  4. RACHADINHAS NAS PREFEITURAS DO BRASIL TEM QUE ACABAR , DIRETORES E SECRETARIOS LAVAM DINHEIRO DAS PREFEITURAS DO PAÍS, TODOS ROUBAM DO POVO , CONCURSO PARA NOMEADOS JÁ E URGENTE .

    ResponderExcluir