sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Governo da Bahia ofertará mais de 14 mil mamografias no Outubro Rosa

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) ofertará mais de 14 mil exames de mamografia na capital e interior, a partir de 4 de outubro, como parte da campanha do "Outubro Rosa". A ação visa detectar o câncer do mama de forma precoce para o início do tratamento da doença.

Os exames serão realizados em mulheres de 40 a 69 anos, com horário previamente agendado pelo site da Sesab, para evitar filas e aglomerações no atendimento.

Na capital baiana, as mamografias serão ofertadas em unidades móveis e no Centro Estadual de Oncologia (Cican). Já no interior, as 21 policlínicas regionais de saúde ofertarão os exames, e o agendamento ocorre nos postos de saúde ou nas secretarias municipais de Saúde.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, em 2021, serão detectados 66.280 novos casos de câncer de mama no país. Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia da rede de atendimento da Sesab.

Na última década foram realizadas mais de 800 mil mamografias bilaterais e 62 mil ultrassonografias em mulheres residentes nos 417 municípios baianos.

Para ser atendida, as mulheres devem agendar o exame no site da Sesab. No dia marcado deve-se apresentar um documento de identidade com foto, cartão do SUS e um comprovante de endereço no município.

O programa tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando a integralidade do atendimento. Este ano, as unidades móveis devem realizar, pelo menos, 140 mamografias por dia. 

4 comentários:

  1. Ofertarà nada é um direito do povo que na verdade,não deveria nem existir campanhas esses atendimentos deveria ser constantes e bem feito em qualquer período do ano.Pois pagamos altos impostos p o SUS atender o seu povo da melhor forma.Mas grande parte do dinheiro vai ara a compra de bens particulares desses políticos safados.

    ResponderExcluir
  2. NOSSO RUI COSTA, ENQUANTO O BOLSONARO FECHOU O ÚNICO LABORATÓRIO QUE FABRICAVA REMÉDIO PRO TRATAMENTO DE CÂNCER NO BRASIL, O RUI COSTA CORRE PARA ATENDER A COMUNIDADE, PARABÉNS RUI COSTA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de burro é viado, viado burro. Temos 417 municípios, se não estou enganado, em cada município tem um demanda enorme, com pessoas precisando de exames e tratamentos. 14 deveria ser só para Itabuna. Na realidade deveríamos tem um hospital do câncer, no tratamento de adultos e crianças. Tudo nesse país é feito com o nosso dinheiro, político nenhum no dar nada.Eles desviam o nosso dinheiro para luxar,pagar a faculdade de seus filhos no exterior, viver em mansões, carro de luxo, tudo com o dinheiro público. País honesto a justiça julga,condena e mantém preso, esses corruptos, aqui o judiciário faz parte da corrupção. Fica difícil, quem deveria nós proteger,faz parte do esquema. Quem sofre é o povo com dinheiro, mais quem adminitra são os políticos.
      Rui Costa tem que arrumar a mala, tem que ir pra cadeia.

      Excluir
  3. O nome disso não é oferta, é obrigação!!!

    ResponderExcluir