sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Outubro Rosa: Conjunto Penal de Itabuna e Grupo Se Toque realizam ações de prevenção ao câncer de mama

Outubro Rosa: Conjunto Penal de Itabuna e Grupo Se Toque realizam ações de prevenção ao câncer de mama

Um dia de palestras, informações e exames preventivos. Assim foi a rotina das reeducandas do Conjunto Penal de Itabuna na terça-feira (19). Elas receberam a visita do Grupo Se Toque, a ONG referência no município de Itabuna na conscientização para prevenção ao câncer de mama, como parte da campanha do Outubro Rosa na unidade prisional. A manhã teve ainda a participação do músico David Nascimento, ex-The Voice.

Pela manhã, as voluntárias fizeram uma palestra sobre todos os aspectos da doença, inclusive os emocionais. Em seguida, realizaram uma roda de conversa, em que as reeducandas foram ouvidas e puderam tirar suas dúvidas sobre formas de prevenção e autocuidados que possibilitam a detecção precoce de nódulos, o que garante maior taxa de sucesso no tratamento.

À tarde, a médica mastologista Marcela Carvalho fez o atendimento especializado e individualizado, com inspeção das mamas e indicação de formas de detecção de nódulos. A profissional ainda prescreveu exames e acompanhamento para algumas delas, como forma de prevenir o aparecimento do câncer de mama.

Funcionárias

Ainda na programação do Outubro Rosa, será também oferecido às mulheres colaboradoras no Conjunto Penal de Itabuna consultas especializadas e conscientização sobre o câncer de mama. Os homens, também alvos da campanha, são contemplados com informações do setor de Saúde, de acordo com a demanda espontânea.

5 comentários:

  1. Isso tudo é uma palhaçada,de que adianta fazer campanha e não ter como fazer o exame? Deve fazer a campanha,sim,mas com projetos de parcerias com clinicas que atendam a população carente para fazer exames.a Sra secretaria de saúde,cara de pau,ainda diz que não há cotas pq deixamos pra ir só no mês de Outubro,mentira da porra.tenho certeza ,que em Itabuna,tem gente penando,há mais de ano ,sem consegui realizar um exame.só querem aparecer ,pra dizer que se importam,bando de desgraça.

    ResponderExcluir
  2. verdade enquanto nós que damos um duro não temos nenhuma regalia não conseguimos nem fazer esse exame ñ sei pra que tanta divulgação do outubro rosa se a comunidade ñ tem acesso atendimento nenhum isso é apenas lero lero

    ResponderExcluir
  3. Apenas um procedimento que deveria ser rotineiro nos "abatedouros municipais de saúde", nesta república de bananas e bandidos, torna-se uma ação onde se gasta mais com propaganda enganosa do que com o serviço simulado. Portanto, nesta terrinha de bostas, 99,9% dos que se dizem políticos, são canalhas mentirosos, desonestos e escravagistas de um povo miserável. O projeto de governo de todos eles resume-se em roubar para enriquecer rapidamente, perpetuar-se no poder explorando os ignorantes e fazer farras, muitas farras com o "dinheiro sem dono". Algo diferente?

    ResponderExcluir
  4. Verdade absoluta,todos vcs ,parabéns verdinho, por publicar essa indignação do povo sofrido.

    ResponderExcluir
  5. NÃO FALEM O QUE VCS NÃO SABEM. PROCUREM O GRUPO SE TOQUE.

    ResponderExcluir