quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Produção de motocicletas cai 11,9% em setembro, diz Abraciclo

A produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) caiu 11,9% em setembro, com 108.948 unidades ante as 123.722 produzidas em agosto. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram fabricadas 105.046 unidades, houve alta de 3,7%.

No acumulado do ano, o total produzido foi 896.558 unidades, o que corresponde a um aumento de 29,3% na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados hoje (13) pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Segundo o presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, os números comprovam a recuperação do setor que prevê fechar o ano com 1,2 milhão de unidades fabricadas. “As associadas estão acelerando o seu ritmo de produção para atender a demanda. Além disso, mantêm a programação de lançamentos para ampliar a oferta de produtos e atender às exigências do consumidor”, afirmou.

Fermanian ressaltou ainda que o mercado de motocicletas deve seguir em alta, apesar da crise econômica, devido à alta nos preços do combustível que tem levado muitas pessoas a adquirir uma motocicleta por ser uma opção mais barata e econômica. “Além disso, é uma alternativa de deslocamento seguro para evitar a aglomeração do transporte público e fonte de renda para aqueles que passaram a atuar nos serviços de entrega, um setor que já vinha crescendo e ganhou impulso ainda maior durante a pandemia”.

O presidente da Abraciclo explicou ainda que oscilações pontuais na produção são esperadas, mas que os fabricantes estão comprometidos em manter o ritmo acelerado de produção: “no momento todas as associadas operam normalmente. A produção de motocicletas é verticalizada e a maioria das peças foi nacionalizada, o que reduz nossa dependência de fornecedores externos. Dessa forma, o setor não é tão impactado pela falta de insumos como acontece com outros setores da indústria”.

Licenciamento e exportação

Segundo o balanço da entidade, em setembro, foram licenciadas 108.816 motocicletas, volume 6,2% superior ao registrado em agosto (102.463 motocicletas). Na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando foram vendidas 99.609 unidades, o aumento foi de 9,2%. No acumulado do ano, foram licenciadas 840.971 motocicletas, alta de 33,3% em relação ao mesmo período de 2020 (630.859 unidades).

As exportações chegaram a 4.872 unidades em setembro, resultando em uma queda de 13,1% ante agosto quando foram exportadas 5.607 motocicletas. Já na comparação com setembro do ano passado, houve crescimento de 34,5%. De janeiro a setembro, foram exportadas 42.765 motocicletas, alta de 79,8% na comparação com o mesmo período do ano passado (23.779 unidades).

Fermanian destacou que o aumento de negócios com o mercado externo é um reflexo direto da recuperação econômica dos países da América do Sul, após um período de crise e da fase mais aguda da crise sanitária provocada pelo coronavírus. “Vale ressaltar também a boa aceitação das motocicletas fabricadas no Brasil pelo mercado americano, o que comprova o alto valor agregado do produto nacional”, disse.

7 comentários:

  1. Tem que cair ainda mais, só assim os preços das motos também começam a cair, as montadoras acham que tá saindo dinheiro pelo cano nas casas dos consumidores.

    ResponderExcluir
  2. Como nao cai? Se quando vc vai nas consecionarias e de 60 a 90 dias pra chegar uma moto!

    ResponderExcluir
  3. Quem aguenta pagar 18mil em uma moto 160cc,só no Brasil mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Decepcionante, só no Brasil mesmo. Moto num valor absurdo, eles estão aproveitando a crise colocando a desculpa na pandemia e chinelando o povo. Não sei onde vamos parar. Socorro......

    ResponderExcluir
  5. TAMBEM, MONTANDO TITAN 150 MODELO 2008, AINDA MAIS VERMELHA! QUEM VAI COMPRAR ISSO

    ResponderExcluir
  6. BOLZONARO É O PIOR PRESIDENTE QUE JÁ VI.


    IMAGINE. DEPOIS DE TANTOS ANOS, DESDE A DITADURA MILITAR

    O POVO VOLTA A COMER OSSO E CARCAÇA DE GALINHA.


    FORA CORNO

    FORA BANDIDO.



    LULA 13


    VOLTA LULA 13

    ResponderExcluir