sexta-feira, 26 de novembro de 2021

Dose única, novo remédio aprovado pela Anvisa facilita tratamento do HIV

Nesta semana, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou um novo medicamento para o tratamento do HIV: o Dovato, um comprimido de dose única diária, composto por duas medicações, o Dolutegravir de 50 mg e o Lamivudina, de 300 mg.

O remédio é indicado para adultos e adolescentes acima de 12 anos de idade, com peso mínimo de 40 kg, sem histórico de resistência ao Dolutegravir ou ao Lamivudina. Além de ser dose única, o Dovato também pode ser ingerido em jejum.

Segundo Valdez Madruga, infectologista e coordenador do Comitê de Aids/HIV da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia), o novo remédio contém "o tratamento completo dentro de um só comprimido".

"Há diversos estudos que mostram que quando o tratamento é com uma única pílula, o risco de falha —por esquecimento de tomar o remédio, por exemplo— é bem menor. Então isso facilita na adesão ao tratamento", diz o médico também pesquisador do Centro de Referência e Treinamento em DST/AIDS em São Paulo

De acordo com a GSK/ViiV Healthcare, farmacêutica responsável pelo desenvolvimento do remédio, o Dovato é composto pelas duas moléculas, sendo que o Dolutegravir atua ao impedir que o DNA viral se integre ao material genético das células humanas. Já o Lamivudina age interferindo na conversão do RNA viral em DNA, impedindo assim a multiplicação do vírus.

Inclusive, ambos os medicamentos já são utilizados para o tratamento do HIV —de forma separada. Inicialmente, o paciente toma um coquetel padrão que, além do Dolutegravir ou do Lamivudina, possui o Tenofovir. "Portanto, o Dovato só é indicado se o paciente apresentar controle viral após 6 meses", afirma.

Ainda segundo o infectologista, a longo prazo o Tenofovir pode causar problemas renais e perda de massa óssea, pois apresenta maior toxicidade. Por isso, esse novo remédio aparece como uma boa opção. "Sendo um só comprimido, o medicamento ajuda na qualidade de vida das pessoas, evita a falha e ainda apresenta menos toxicidade renal e óssea", diz Madruga.

Eficácia e segurança

Um estudo divulgado na 18ª Conferência Europeia de AIDS avaliou a eficácia, segurança e tolerabilidade do medicamento em pacientes que receberam Dovato conforme a prescrição de seus médicos.

Chamado de URBAN, o estudo mostrou que a combinação de Dolutegravir e Lamivudina teve bons resultados no controle do vírus do HIV em um ano, sem casos de desenvolvimento de resistência. Em relação à segurança, os riscos de efeitos adversos graves e descontinuações foram baixos.

14 comentários:

  1. Itabuna tá cheio de aidético vai faltar remédio pra essa raça amaldiçoada

    ResponderExcluir
  2. Né os pastor evangelico curandeiro que cura

    ResponderExcluir
  3. Verdinho, tá com medo do Raio A?
    Pois não fez a matéria do Fuzil 762 apreendido em Nova Ferradas.

    ResponderExcluir
  4. Seu Madruga, a sua vozinha também vai tomar? 👊toma... só não te dou outra porque...

    ResponderExcluir
  5. Vacina experimental no GADO brasilis

    ResponderExcluir
  6. Doença silenciosa que não tem cor não tem cheiro não tem idade tá matando muitas pessoas em Itabuna e região

    ResponderExcluir
  7. Itabuna é o foco do HIV fazer sexo hoje em dia sem conhecer a pessoa virou sinal de perigo

    ResponderExcluir
  8. Sexo não é brincadeira não Itabuna lotado disso

    ResponderExcluir
  9. DOENÇA SILENCIOSA QUE NAO TEM CHEIRO ,NAO TEM COR, NAO TEM ROSTO E NAO TEM IDADE A MAIOR PREVENÇÃO É A CAMISINHA OU MELHOR NÃO PRÁTICA O SEXO COM QUALQUER UM POR AI

    ResponderExcluir
  10. O remédio é para o vírus HIV parar de se multiplicar e o portador fica mais algum tempo aqui na terra vivo se não ficar tomando o remédio certo morre logo rapidinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem assim, AIDS não mata mas baixa a imunidade, com o controle do vírus com o anti-viral o paciente terá menor número de células infectadas diminuindo a chance de doenças oportunistas matarem paciente.

      Excluir
  11. Muita gente passando Aids de propósito,e foda!

    ResponderExcluir