quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Espuma densa do mar invade faixa de areia da Praia do Marciano, em Ilhéus

Pescadores e banhistas registraram uma grossa espuma na praia do Malhado, em Ilhéus, no sul da Bahia, na manhã desta quinta-feira (11).

O fenômeno, provocado pela chuva, levou materiais orgânicos à superfície e deixou a água com uma coloração escura, conforme explica o Secretaria do Meio Ambiente da cidade.

Segundo o secretário, José Vitor Pessoa, o mar agitado mexeu com os sedimentos que se acumulam no fundo da água. A agitação provoca o que os especialistas chamam de floração. “Isso já aconteceu algumas vezes. Aqui na nossa região choveu muito nas cabeceiras nos últimos dias. Então os rios trazem materiais orgânicos e outros, inclusive, baronesas, contribuindo para o surgimento do fenômeno”, explica.

O secretário acrescentou que o fenômeno também é causado pela mistura de algas com alguns compostos, como os plânctons. Ao morrerem, eles deixam grande quantidade de material orgânico que atua como agentes espumantes, ou uma espécie de detergente natural, que provocam as espumas.

O secretário José Vitor informou que a espuma é comum em períodos chuvosos, mas o órgão vai avaliar o material. Disse ainda que a espuma se dilui espontaneamente na água. As informações são do G1-BA.

A secretaria disse que não há perigo às pessoas, mas as amostras serão coletadas para descartar a possibilidade de que a espuma seja nociva ao homem, nem haja risco de poluição do mar. O material colhido será levado ao laboratório da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário