segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Estudantes da rede estadual participam do primeiro dia de provas do ENEM 2021

Estudantes de toda a Bahia participaram, neste domingo (21), do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio 2021 (ENEM). A segunda etapa será no próximo domingo (28). Neste primeiro momento,  os candidatos respondem questões voltadas às Linguagens; aos Códigos e suas Tecnologias; e às Ciências Humanas e suas Tecnologias; além da Redação.

Como parte das ações do ENEM 100%, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) disponibilizou recursos para as escolas com o objetivo de dar suporte no transporte de estudantes que moram em locais que não sediam as provas. Gestores escolares também entregaram kits aos estudantes, contendo, dentre outros itens, álcool em gel e caneta transparente de cor preta.

Nesta edição, são 3,1 milhões de participantes no Brasil, com mais de 239 mil na Bahia, sendo o terceiro Estado com maior número de inscritos. No Colégio Estadual da Bahia (Central), no bairro de  Nazaré, em Salvador, muitos estudantes chegaram cedo, mesmo antes da abertura dos portões. Foi o caso de  Ryan Silva, 17, 3º ano, que concluiu o Ensino Médio no Colégio Modelo de Feira de Santana. "Estava me preparando bastante, minha expectativa é muito grande e espero um bom tema para a redação".

A estudante Moara Silva, 17, 3º ano do Colégio Américo Silva, em Lauro de Freitas, está empolgada para seguir seus estudos no Ensino Superior. "Além da escola, busquei orientação sobre materiais que podiam utilizar. Espero conseguir entrar no curso de Enfermagem logo agora", ressaltou.

Ainda no Central, as irmãs Mariana Eduarda, 19, e Ana Carolina Diogo, 17, do Colégio Estadual Bartolomeu Gusmão, em Lauro de Freitas, estão com  perspectivas diferentes para a realização da prova. "Quero fazer o curso de Direito e acredito que estou preparada para a prova", disse Mariana. Ana Carolina, por sua vez, busca treinar para o próximo ENEM. "Faço o 2º ano e estou buscando ter essa experiência para quando estiver valendo possa ingressar em Enfermagem".

Em Lauro de Freitas, a superintendente de Políticas para a Educação Básica da Bahia, Manuelita Brito, acompanhou a movimentação dos estudantes que realizariam a prova no Colégio Estadual Bartolomeu Gusmão. "O ENEM 100% e o Universidade para Todos (UPT) são os principais projetos coordenados pela SEC que buscam auxiliar na preparação dos nossos jovens para o ENEM.  Nesta perspectiva, a SEC descentralizou recursos, via Fundo de Assistência Educacional (FAED) e do Programa Retorno Escolar Seguro do Governo do Estado (PRES), para a contratação de transporte intermunicipal de estudantes; aquisição de kit-lanche; e aquisição de kit-higiene, com álcool em gel e máscaras de proteção para os estudante", destacou.

A diretora do Bartolomeu Gusmão, Sandra Pitanga, falou como as escolas estaduais puderam garantir a participação dos estudantes na prova do ENEM. "Somado ao trabalho feito na preparação dos estudantes, nesta semana focamos no acolhimento deles, mantivemos o Laboratório de Informática aberto e distribuímos os kits-lanches e de higiene", informou.

Na unidade escolar, a estudante do 3º ano, Monalisa Fagundes, ressaltou a rotina de preparação. "Tivemos a pandemia, que causou transtornos, mas conseguimos o apoio para estudar e estou tranquila para fazer uma boa prova".

Maratona ENEM - Para os estudantes que desejarem continuar a preparação para a prova do ENEM, a SEC promove  a maratona de aulões do ENEM 2021 até o dia 26 de novembro, na página do YouTube do EMITec, no canal TV Educa Bahia e na página da Rede ENEM.  A ação, realizada em parceria com a Rede ENEM, integra aulões das disciplinas de todas as áreas do conhecimento. A iniciativa consiste em um combo completo, com aulões, e-Books gratuitos de Redação e de todas as disciplinas, com os conteúdos que mais caem no exame, além de uma bateria de simulados das provas objetivas. Para acompanhar os aulões, ao vivo, transmitidos pela Rede ENEM, é preciso realizar a inscrição no link https://bityli.com/rlYcGB. O aulão de Inglês e Espanhol será realizado de forma agrupada. Os links para baixar os e-Books e fazer os simulados estão https://cursoenemgratuito.com.br/bahia/.

Além da prova do próximo domingo, haverá uma segunda aplicação para cerca de 280 mil inscritos que tiveram direito à isenção no ENEM 2020 e não fizeram as provas. Para este público, as inscrições foram reabertas entre 14 a 26 de setembro de 2021 e as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário