quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Turismo na Bahia cresce 176% no segundo trimestre, quase o dobro que o Brasil

O volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 176,5% no segundo trimestre de 2021, aumento que representa quase o dobro do registrado para o país, 89,8%. A receita nominal de serviço seguiu o mesmo comportamento, com crescimento de 164,2%, na Bahia e 87,7%, no Brasil. Os dados, divulgados nesta quarta-feira (24) pelos órgãos oficiais em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo (Setur), são sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).   

“É muito bom ver a recuperação do turismo, segmento tão importante para a Bahia, que gera emprego e receita para o estado. Um crescimento expressivo, que reflete a retomada das atividades que estavam paralisadas por conta da pandemia da covid-19, mas que também é resultado dos esforços do governo para dinamizar o setor”, avalia o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento. 

O turismo baiano foi impulsionado, principalmente, pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo; restaurantes; hotéis; rodoviário coletivo de passageiros; locação de automóveis; e serviços de bufê. O fluxo de passageiros nos aeroportos da Bahia avançou 729,1% no 2º trimestre de 2021 contra o 2º trimestre de 2020, impulsionado pela significativa expansão registrada nos quatro aeroportos do estado com maior movimentação de passageiros. 

O secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, creditou o crescimento ao plano executado pela pasta. “Esses resultados são o reflexo do planejamento feito pela Setur-BA para a execução do plano de retomada Viva Turismo Bahia, com quatro eixos de atuação: biossegurança, promoção dos destinos baianos, infraestrutura e capacitação e qualificação de gestores públicos, empresários e profissionais do setor. 

A taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador foi de 31,6% no 2º trimestre de 2021, resultado superior ao observado no mesmo período do ano passado (13,9%). De acordo com a SEI, o dado é fruto da melhora do desempenho da atividade hoteleira na capital baiana devido às medidas de flexibilização das atividades econômicas, o aumento da imunização total das pessoas acima de 60 anos e dos protocolos adotados pelos estabelecimentos hoteleiros. 

A Bahia é o quinto estado no ranking nacional na adesão do Selo Turismo Responsável. Até o 1º semestre já foram mais de 29 mil Selos Turismo Responsável, Limpo e Seguro emitidos em todo o país. A chancela é conferida a locais que se comprometem a cumprir protocolos de prevenção à covid-19 e, desta forma, oferecem mais segurança a turistas e trabalhadores do setor. A iniciativa foi lançada em 2020, colocando o Brasil entre os 10 primeiros países do mundo a implementar protocolos sanitários para o turismo. 

5 comentários:

  1. Alo verdinho bairro fonseca sem agua manobrista liga em 1 dia mesmo dia desliga e diz q caiu assim como santa clara e outros bairros valew

    ResponderExcluir
  2. Que mentira, com essas regras ditatoriais o turismo caiu absurdamente, quem vive de turismo está quase passando fome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ledo engano , vc não sai de casa pq está arcando com as consequências de bosta-naro o genocida miliciano, vc esta fodido dempregado e não pode sair pra viajar, pois, eu, vijo sempre em excursões na bahia e garanto que não há crise no setor, porto seguro mesmo ou vc reserva hotel com antecedência e ficara na eminencia de não achar acomodações ! a bahia bombou no turismo, não é a toa que bolsonaro jogou petróleo nos mares da bahia e demais estados do nordeste!

      Excluir
  3. Tá explicado o aumento da COVID na BA

    ResponderExcluir
  4. não se trata do aumento da covid da bahia seu burro! imbecil das 3.57, e sim da administração vitoriosa com mais de 86% de aprovação pelo povo lúcido da bahia, o governo do Rui Costa, o melhor governador da bahia de todos os tempos e melhor do brasil !

    ResponderExcluir