domingo, 5 de dezembro de 2021

Cheia do rio Cachoeira obriga famílias a saírem de casa às pressas em Itabuna

Seis famílias precisaram sair de casa às pressas por conta da cheia do rio Cachoeira, em Itabuna, neste fim de semana. O nível da água subiu e invadiu as residências no final da tarde de sábado (4). A retirada das pessoas aconteceu até a madrugada deste domingo (5). Alguns moradores ainda estão se recusando a sair.

Segundo a Prefeitura, a maioria das famílias morava em casas de madeira ou de barro, na mesma rua, na zona rural. Cerca de 20 pessoas estão desabrigadas e no grupo há gestantes e crianças. Uma parte foi transferida para o Grupo Escolar Leonor Pacheco e outras para a igreja Assembleia de Deus, no Bairro Maria Matos.

Houve também quem buscou abrigo em casa de parentes e amigos e existem moradores que estão se negando a sair do local. Eles estão sendo acompanhados pela Defesa Civil, que faz também o monitoramento do rio. O Município afirma que as famílias atendidas serão encaminhadas para o CRAS de Referência para que outras medidas sejam adotadas, como a inclusão no cadastro para que tenham direito ao benefício de auxílio-moradia.

A retirada das famílias foi uma ação preventiva e foi realizada pela Defesa Civil de Itabuna, órgão vinculado à Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Sesop), e por equipes de promoção social, da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps).

8 comentários:

  1. Na realidade a prefeitura tem que ter uma máquina especializada para tirar as baronesa porque esse for fazer o serviço com essa máquina só vai ficar gastado olho diesel e tempo uma que a concha só tem tamanho é não desenvolver nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, não há necessidade para deixar a baronesa acumular . Quando a baronesa começou a chegar, colocaria um homem com um pequeno barco ou até mesmo um bote inflável para ir puxando a baronesa por debaixo da Ponte... prefere deixar acumular para causar transtorno, e sensacionalismo .

      Excluir
  2. Todo ano a mesma lenga lenga...

    ResponderExcluir
  3. A mesma palhaçada de outros governos anteriores,
    Um transtorno da porra com essas máquinas, removendo pela metade essas baronesas na ponte.
    O que se gasta com isso, dava pra fazer uma ponte mais alta e com vão mais Largo,
    Más,,, isso aí dai dá mais dinheiro pai.
    E meu bolso tá furado,ano que vem tem campanha.
    Até agora não vi um com hombridade pra resolver esse problema definitivamente,
    Só atraso.

    ResponderExcluir
  4. Na realidade a prefeitura de itabuna poderia fazer uma grade ou seja uma caçamba informa de uma grade já para este tipo de serviço oficial máquina for fazer esse serviço são com a concha infelizmente só vai gastar óleo diesel e o serviço não vai render nada a prefeitura também tem fazer a sua parte principalmente os equipamentos da cidade é nessa hora que a gente reconhece o valor de um operador tudo tem que ter o planejamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre solução meia sola,
      Tem que fazer uma ponte Nova, mais alta e menos pilares.

      Excluir
  5. Isso já era pra ter limpando mais Itabuna só funciona assim deixa acontecer pra fazer outra coisa os 4 anos não acabou enquanto praças estão fazendo as ruas está destruídas saúde violência gente essa administração vai deixa história até vamos sentir saudades das outras esse vai sair muito mais rico cenas dos próximos capítulos coitada da nossa Itabuna do povo sofrido

    ResponderExcluir
  6. Não sei entender esse povo se o rio tava seco estava todos reclamando do mal cheiro então Deus mandou chuva agora reclama do prefeito é cada uma viu quem não quer sair vai morrer pq mais chuva virá e vai ter enchente todos deve saber q Deus mostra seu grande poder e coisas piores virá vão se preparando pq aceitar a DEUS ninguém quer só as putarias e as facções criminosas etc...

    ResponderExcluir