sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Homem é retirado de banheiro de shopping na BA para 'devolver' mochila que comprou: 'Humilhado por ser negro'

Um homem negro foi retirado do banheiro do Shopping da Bahia, em Salvador, após ser acusado de furtar uma mochila que comprou na loja Zara. O caso aconteceu na terça-feira (28). Ao g1, ele afirmou que foi vítima de racismo.

Luís Fernandes Júnior é natural de Guiné-Bissau, país que fica no continente africano, e mora na Bahia há sete anos. Atualmente, ele vive na cidade de São Francisco do Conde, região metropolitana de Salvador. Ele contou que esteve na loja em busca de uma mochila nova, que viu pela internet.

"Fui na loja da Zara procurar a mochila que eu queria, porque a minha estava velha. Conversei com o atendente, que foi muito cordial, e conseguimos encontrar a mochila por meio do código do produto, no aplicativo. Eu então deixei a mochila no caixa e saí da loja para sacar o dinheiro. Depois retornei para pagar pela mochila e saí com minha compra, com o comprovante de pagamento", contou.

"Eu já tinha passado pelo segurança duas vezes, ele inclusive me indicou onde ficava o caixa eletrônico que eu saquei o dinheiro da compra. Tem como eles puxarem as câmeras do shopping para verem a minha circulação".

Depois pagar pela mochila, Luís deixou o troco no caixa porque estava com pressa para sair do shopping. Ele então foi ao banheiro, que fica próximo à saída de acesso à estação do metrô da rodoviária.

"Quando o rapaz [do caixa] ia me dar o troco, que era R$ 1, eu pedi só a nota fiscal porque estava com pressa. Ia perder o carro para casa e o prejuízo seria maior do que R$ 1. Eu então entrei no banheiro que fica perto da saída do metrô. Quando estava de pé, urinando, o segurança entrou e começou a gritar comigo".

"Ele ficou atrás de mim. De início, eu não liguei porque não tinha ideia de que seria comigo aquilo. Aí ele chegou perto de mim e falou: 'eu quero que você devolva agora a mochila que você roubou na loja da Zara'. Eu respondi que tinha comprado a mochila e ainda falei que tinha o comprovante, mas ele não quis ouvir e insistiu para que eu devolvesse".

Depois disso, o segurança – que não teve identidade divulgada – tomou a mochila da mão de Luís e saiu pelo corredor.

"Eu fiquei muito nervoso e saí discutindo pelo corredor atrás dele. Quando chegamos de volta na loja, procurei o rapaz que me atendeu e perguntei a ele de quem era a mochila. O atendente respondeu que era minha, que eu havia comprado. Aí ele ficou sem jeito", lembrou a vítima.

"Mesmo assim, ele ficou com a minha mochila na mão e saiu andando com ela. Eu estava bastante nervoso e chamei ele de racista. Questionei: 'Só por que eu sou negro, não tenho o direito de comprar o que eu quiser?'".

Mesmo com a situação explicada pelo atendente da loja e o comprovante de pagamento da mochila, o segurança se recusou a devolver a mochila para Luís. "Eu puxei a mochila da mão dele e ele me ignorou, saiu andando. Eu fui atrás dele, revoltado, e pedi: 'Quero saber quem é o seu responsável para entender o motivo desse tipo de abordagem'".

"Aí encontrei a pessoa responsável pela segurança, e perguntei: 'Você pode me dizer que tipo de treinamento, formação ou educação vocês dão para os seguranças? Se fosse um homem branco, ele teria coragem de entrar no banheiro e fazer isso? Me acusar de roubo, me retirar do banheiro, eu com o comprovante na mão?"

Ainda assim, Luís relatou que foi tratado com desdém pelo responsável pela segurança. Ele então falou que sabia dos direitos dele. "Eu falei a ele: 'eu não sou leigo, não sou burro. Tenho graduação em Ciências Humanas, licenciatura, e faço duas pós-graduações, uma delas em Gênero e Direitos Humanos. Eu sei o que é racismo e o que você está fazendo'. Nesse momento, a fisionomia dele mudou e ele abaixou a cabeça".

"Me senti humilhado por ser negro. Foi como se ele tivesse me matado e me deixado na rua, de qualquer jeito. Doeu muito. E em nenhum momento eles pediram desculpas. Eu cheguei em casa arrasado, com uma dor de cabeça intensa".

Luís não conseguiu registrar o caso em uma delegacia no mesmo dia, porque passou mal com a situação. Agora, com um advogado, ele pretende fazer o boletim de ocorrência para que casos como os dele parem de se repetir.

"Estou contratando um advogado para isso, para a gente procurar uma delegacia. Eu nunca passei por nada desse tipo. Só assistia na televisão e já me dava raiva de ver. É algo que não tem como compensar. Em momento nenhum a loja me procurou. Uma representante do shopping me ligou ontem [quarta-feira, 29], para tentar conversar e pedir desculpa".

Por meio de nota, a Zara informou apenas que está apurando os detalhes do que aconteceu e que afastou uma funcionária da loja. A empresa não detalhou a participação desta funcionária no caso. Disse ainda que lamenta o episódio, "que não reflete os valores da companhia".

Já o Shopping da Bahia disse que o segurança foi chamado por representantes da loja, para buscar o cliente. O centro de compras reconheceu que essa atitude não deveria ter sido atendida, porque descumpre as determinações de regulamento do shopping.

Também em nota, o Shopping da Bahia informou disse que não compactua com qualquer ato discriminatório, e que "incluirá as imagens deste fato nos treinamentos internos para evitar que se repitam". As informações são do G1-BA.

21 comentários:

  1. Absurdo isso, dá raiva mesmo, a escravidão no Brasil é evidente ainda, as pessoas continuam olhando para o próprio umbigo, esquece do próximo..

    ResponderExcluir
  2. Estranho .... porque o segurança também é negro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estranho pq vc é uma mula, um imbecil, vc não sabe distinguir um 0 de um O, por isso

      Excluir
    2. Muitos negros tem esse preconceito, ver um negro com condições aí quer fazer isso ! Acontece muito quando o cara e negro e e namorador aí sem aparece negro ou branco com inveja e fica falando do cara. Queimando o filme inventando conversa!

      Excluir
  3. É simples e prático é só arrochar eles na justiça bando de vagabundo salafrário eles vão lá para o morro fazer uma coisa dessa não vão porque sabe que lá o pipoco come

    ResponderExcluir
  4. Esse prefeitozinho de merda deveria ter vergonha.
    Para casa dele ele compraria o que com 3 mil reais?
    Será que tem noção do valor das coisas?
    Qq geladeira por mais simples que seja já custa 1000,00. E aí prefeito?
    Tira a mão do bolso segurando um dinheiro que nem é seu e dê pelo menos uns 5 mil a cada um que perdeu suas coisas. E quem perdeu inclusive a casa vamos ficar de olho para ver se o senhor Augusto Castro vai construir outra mesmo.
    A fama desse prefeito já não era boa,agora então que tá aí roubando mais que tudo,se aproveitando da situação da população pobre de Itabuna e enchendo o rabo de dinheiro. Sem contar que a mulher dele é outra safada que tá só tirando fotos para dizer que tá ajudando o povo. Mas isso em troca de votos. Eles não tem coração. Isso é triste. A sorte é que a população chegou junto de verdade. Várias pessoas que nem tem condição mas dividiu o seu pouco.
    Eu fiz minha parte tbm mas a obrigação maior é da Prefeitura que come nosso dinheiro.

    ResponderExcluir
  5. Vcs mesmo que fazem racismo, nós comentário s.

    ResponderExcluir
  6. O dia pararmos de nós preocuparmos
    Com a consciência negra amarela
    Ou Branca e preocupamos com a consciência
    Humana, o racismo desaparece.

    ( MORGAN FREEMAN)

    ResponderExcluir
  7. Não é a primeira vez
    Que essa loja faz isso.

    ResponderExcluir
  8. Zara é uma marca bem racista.

    ResponderExcluir
  9. Além de processar o shopping eu pagava pra dar uma surra num vagabundo desse

    ResponderExcluir
  10. Juntou 15 vereadores que estão comendo da aba do prefeito e dar uma vergonha dessas aí já sim vai dois cadastros um porta a porta com as guerreiras a/o dia agentes de saúde vc e outro feito em outra escola

    ResponderExcluir
  11. Quero deixar bem claro ,que o dinheiro de tudo q vem sendo feito tanto no Sarinha ou em outros bairros ,são de pessoas cuja humanidade e tão grande que não visa o momento de sofrimento do próximo para si aproveitar,no entanto tem gente s aproveitando para fazer uma política vergonhosa dizendo q t gastando do próprio bolso,esiste gente onesta de coração que faz a diferença

    ResponderExcluir
  12. onde é no mundo que o cara sai d uma loja para sacar dinheiro? e em pleno shopping!e na abordagem ele tem 2 mochilas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CARA
      VC É UM ANALFABETO FUNCIONAL
      SEM MAIS

      Excluir
  13. "Racismo"! É tentar acusar o dono da casa de ladrão; diante do próprio meliante com fotos, filmagens e as mercadorias do roubo na mão! Só que no caso concreto; dinheiro algum, pagará o roubo da honra e honestidade desse ser humano prejudicado. Ignorância, desrespeito pela própria vida e do outro e a responsabilização das vítimas pela violência sofrida, são algumas das justificativas que utilizam para agirem dessa maneira, entretanto... Um dia a casa cairá para quem age assim, o povo tá acordando! Cabeças irão rolar de verdade, para quem pratica ou apoia o racismo. dia será igual à punição para quem se envolve com mulher de traficante. Olho por olho, dente por dente! Só assim, os racistas compreenderão, já que matam suas vítimas pela alma. Um dia a casa cai, racistas, safados! Biologicamente, nem existe esse termo, imbecis. E os desprezíveis da sociedade, eram os escravocratas descarados, preguiçosos e covardes que destruiam a vida de pessoas negras, por pura ganância. Esses eram e continuam sendo, os abutres repugnantes da sociedade. E o pior de tudo, é quando um negro que tem na sua alma, chicotadas desses canalhas, apoia atitudes como essa e age em desfavor de outro negro, mesmo sabendo que era uma ordem absurda, à qual, ninguém é obrigado a cunprí-la! Esse não representa ser humano algum, é um lixo na sociedade, junto aos que apoiaram tal prática... Punição severa a todos esses canalhas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo sua revolta, mas um crime(racismo) não se se paga com outro crime(justiça com as próprias mãos, assim passarás de justiçado a criminoso.

      Excluir
  14. Homem negro humilhado por ser negro ,e o segurança negro ! Tudo é racismo?!

    ResponderExcluir