quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Passageiros são impedidos de descer de navio na BA após 68 testarem positivo para Covid-19; Réveillon seria em Ilhéus

Passageiros do navio Costa Diadema, que está no Porto de Salvador, estão impedidos de desembarcar na cidade por causa de um surto de Covid-19 dentro da embarcação nesta quinta-feira (30). De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nas últimas 24h, foram confirmados 68 casos de Covid-19, sendo 56 entre tripulantes e 12 entre passageiros.

Ainda segundo a Anvisa, a operação da embarcação em Salvador não foi autorizada. Com isso, estaria proibido o embarque e desembarque de viajantes até que seja finalizada a investigação do surto de Covid-19, que está em andamento.

A embarcação saiu do porto de Santos, na segunda-feira (27), e teria como próxima parada o porto Ilhéus, onde o cruzeiro faria a noite de Réveillon no sul da Bahia, que enfrenta temporais e enchentes neste mês de dezembro.

São 3.836 viajantes, sendo 1.320 tripulantes e 2.516 passageiros. Os casos da Covid-19 foram detectados após protocolo de testagem estabelecido pela Anvisa. A embarcação segue no porto de Salvador sob supervisão sanitária da Anvisa.

O navio aportou em Salvador às 8h. Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde informou que acompanha a situação de casos da Covid-19 no navio atracado no porto de Salvador. Equipes da Vigilância Sanitária, em conjunto com o Estado, bloquearam o desembarque dos passageiros e têm adotado medidas de segurança de acordo com os protocolos sanitários.

Durante a manhã desta quarta, o secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates, já havia informado sobre os casos confirmados da doença no navio.

“Nós estamos cada vez mais recebendo mais notificações de pacientes com Covid-19 dentro do navio que está para aportar em Salvador. Já são 56 e por isso nós estamos bloqueando neste momento, junto com o governo do estado e com a Sesab [Secretaria de Saúde do Estado], nós estamos bloqueando a descida desses passageiros por conta da alta contaminação deste navio até nós termos toda a segurança. Nós vamos bloquear, do ponto de vista sanitário, o desembarque desses passageiros até que tenhamos total segurança”, disse por meio de áudio enviado à imprensa.

O g1 entrou em contato com a assessoria da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), que disse que não tem informações sobre o caso.

Já a Contermas, que administra o Novo Terminal Marítimo de Salvador, disse ao g1 que está preparada e agindo conforme os protocolos definidos em Plano de Contingência aprovado pela Anvisa, e aguarda a liberação das autoridades sanitárias para iniciar as operações normais de embarque e desembarque de passageiros, caso assim seja definido pelas autoridades.

A temporada de cruzeiros marítimos foi iniciada em Salvador no dia 7 de dezembro deste ano, com o atraque do primeiro transatlântico no porto da capital, que foi a primeira embarcação do tipo a aportar em Salvador desde março de 2020.

Em Santos, o MSC Splendida alterou o roteiro inicial e atracou às pressas no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, devido aos casos de Covid-19 registrados em tripulantes e passageiros nesta quinta-feira. A escala não programada ocorreu em meio ao cruzeiro de Réveillon, que partiu do próprio Porto de Santos e que teria a virada do ano no Rio de Janeiro.

12 comentários:

  1. Oxé! Para embarcar é obrigado apresentar comprovante de vacina não é mesmo? Verdade!
    A vacina é mijo ou não? Se não for é o que mesmo? Responda Brasil!

    ResponderExcluir
  2. Vá te reto satanas, disgraça de turista pistiado da febre do rato.

    ResponderExcluir
  3. E não estavam todos imunizados?
    Piada!

    ResponderExcluir
  4. Só esqueceram de falar, todos vacinados e com máscaras... kkkk cobaias humanas... é fazer o povo de troxa...

    ResponderExcluir
  5. Nunca mais teremos um navio , nem festa , nem igreja com 100% saudável. Hj temos Covid , gripe , AIDS , tudo.
    Ladrão num é doença.
    Basta ser político na Bahia.
    Principalmente aqui no sul , onde começaram jogando lixo no rio , depois blá blá blá , e agora querem culpar o presidente. Porra , VTNC ...
    Se não fosse a atitude dos moradores nada acontecia. Nunca vi político se sujar de lama. Embora sejam a lama.
    Rolou de tudo, até jetski ..
    Ainda bem que a água num chegou aqui ..
    Silaskem ...

    ResponderExcluir
  6. Ditadura comunista.
    Eçe ruim bosta está precavendo e impedindo o cer humano de sircular e ser livre.
    E noço direito de sidadao Di bem de ir e vim?
    O presidente bolsonaro sempre nos alentou, o polvo é que não que acordar.
    Mas a maioria não é mas burra.

    ResponderExcluir
  7. KKKKKKKKKKKKKKKK ILHÉUS SEMPRE FOI UMA PORTA ABERTA PARA A ENTRADA DA COVID NA REGIÃO.....ILHÉUS NAÕ EXIGE DOCUMENTO ALGUM RELACIONADO A VACINA...

    ResponderExcluir
  8. TOMA REBANHO DE CORNO, CAPITALISTAS MISERÁVEIS GANANCIOSOS!!

    ResponderExcluir
  9. o ano nova da Coreia do Norte um multidão celebrando o novo ano na praça, alguém aqui no Brasil fala algo sobre a Coreia do Norte?

    ResponderExcluir
  10. Tudo vacinado e confinado kkkkkkkk gado da oms

    ResponderExcluir
  11. A vacina é vento, o objetivo é passar a sensação de ser, ser o que mesmo? Segundo o PT "ser um rebanhos do cornos a negrada relenta da Bahia os gados" e [...].

    ResponderExcluir