terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Sem alimentação digna, famílias no RN estão comendo lagartos e restos de animais

Sem ter acesso a alimentação digna, famílias que moram no Rio Grande do Norte estão sendo obrigados a recorrer a lagartos e resto de carne para minimizar a fome. “A última vez que comi carne já tem mais de um mês. Foi quando ajudei a tirar o couro de uma vaca”, conta Adailton Oliveira, de 52 anos, morador de Senador Elói de Souza, cidade que está em estado de calamidade pública pela seca.

Segundo informações da Folha de S.Paulo, Adailton contou, emocionado, como foi ver um animal agonizando de fraqueza e fome, sendo em seguida abatido pelo dono. Os pedaços foram repartidos onde caíram. Adailton teria ficado com “a mão”, uma das patas dianteiras.

Sua esposa, Sebastiana, conforme relatos à Folha, fez o pedaço render por 20 dias no fogão à lenha improvisado. Alimentos ali estão contados. Os R$ 170 do Bolsa Família “não dão para nada”, afirma, e o auxílio emergencial da pandemia é passado.

“Ao invés de deixar a vaca para urubu e cachorro, a gente tem que comer”, diz o agricultor. “É isso porque não tem outro jeito. Sem chuva não se planta o que comer e se acabam os animais. Também não existe mais passarinho para desfrutar, e a gente não tem condição de pedir no mercado ‘bota 1 kg de carne com osso’. A gente tem que pegar os bichinhos para fazer a mistura”.

Os relatos sobre a fome na região potiguar se somam aos de outros brasileiros pelo Brasil. Neste ano, ganharam notoriedade imagens de ossos de boi serem disputados por moradores no Rio de Janeiro e vendidos como um produto a mais em açougue em Santa Catarina.

Em Fortaleza, ossos de carne de primeira e de segunda também foram incluídos na lista de itens de alguns açougues, quando antes eram doados. Duas casas adiante, Deojem Emanuel Gomes da Silva, 57, conta não ter nada na geladeira. O alimento disponível na cozinha é meio quilo de feijão espalhado numa caixa.A renda “é menor que o gás”. O botijão custa R$ 110. “Tudo subiu com a pandemia”, diz com tom de lamento.

No almoço, comeu o feijão puro. Ele conta que não é possível recorrer nem aos pequenos répteis, animais que por décadas fizeram parte da dieta dos mais pobres afligidos pela seca no Nordeste. “A mistura, às vezes, é ovo. Às vezes, não tem. Nem calango, nem lagarto tijuaçu tem mais aqui. Eles migram atrás de água.” Há quem diga que os que ficam “são pequenos como lagartixas”.

No assentamento onde vive, parte das famílias está “no extremo do extremo”, diz a presidente da associação de moradores, Áurea da Silva, 60. “Não têm nem o Bolsa Família e a renda é a agricultura, porém esse ano não teve nada, não teve chuva”.

21 comentários:

  1. E ASSDIMJ ESTÁ SE CUMPRINDO A PROMESSA DE BOLSONARO QUANDO ELE APARECEU NA MIDIA AS MARGENS DE UMA ESTRADA COM UM MONTE DE CAPIM NAS PATAS E DISSE CATEGORICAMENTE QUE O BRASILEIRO IA COMER CAPIM ! DITO E FEITO, PROMESSA COMPRIDA, EVANGÉLICOS,MILICIANOS, O MCRIME ORGANIZADO DO PAÍS, ESTÃO ORGULHOSOS DISSO! VCS CONSEGUIRAM DESTRUIR O BRASIL, PERDÃO, QUIS DIZER "PATRIA AMADA BARRIL " ! UM BARRIL MESMO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu burro, acho que você perdeu alguma mamata , quando a esquerda estava no poder rsrsrs

      Excluir
  2. Manda o ladrão devolver o dinheiro que ele roubou que povo vai comer lagosta. Fica em casa!

    ResponderExcluir
  3. E tudo da vontade de jesus dos evangelicos.

    ResponderExcluir
  4. A culpa é de Bolsonaro?
    Quem é que não quer deixar ele pagar os 400 reais?a turma do pt não deixa ele pagar os 400 com medo de Bolsonaro subir ainda mais,ai fica uns besta a trás de pt,vcs acham mesmo que pt tá preocupado com o povo ou estar preocupado em voltar ao poder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi. a oposição malvada que é minoria no congresso, e mesmo assim manda em Bolsonaro, não deixa o presidente que, na história do Brasil, mais gostou de pobre, está impedindo ele de pagar o auxilio? Sei...

      Excluir
    2. Isso é culpa da Governadora esquerdista Fátima. Infelizmente é o resultado do fica em casa a economia agente vê depois,defendida pelos governadores do Nordeste. Além de roubar o dinheiro da saúde enviada pelo governo federal no caso quem enviou o dinheiro foi BOLSONARO. AGORA FICAM UM BANDO DE MENTIROSOS SAFADOS TENTANDO CULPAR O PRESIDENTE. TENHA CERTEZA QUE DEUS NÃO DEIXARÁ NADA ESCONDIDO. ATÉ VOCÊS QUE FICAM AQUI JOGANDO O POVO DESINFORMADO CONTRA A VERDADE.

      Excluir
  5. Culpa do miliciano bandido do Bolsonaro e seus eleitores quadrúpedes!

    ResponderExcluir
  6. Não cai uma folha de uma árvore sem o consentimento do deus dos evangélicos, que apoiam esse miserável que está no poder. É tudo culpa desse povo inculto, manipulados pelos espertalhões. Ficam esses abestados dizendo que, Lula roubou e a culpa é do PT. O Brasil nunca esteve tão bem, quando o PT governava.

    ResponderExcluir
  7. Cadê o governador desse Estado? Pertence ao consorcio INDEPENTE Nordeste?

    ResponderExcluir
  8. São todos canalhas so pensão neles o povo sofre verdadeiros mercenários safados por isso a criminalidade só cresce.

    ResponderExcluir
  9. Entendo a raiva do povo contra bolsonaro, tem gente que já tem isso grudado no sangue, mas é mesmo somente culpa dele ou é culpa msm dele? O RN não tem governador, prefeito, vereador e os caralhos, não??? jogar a culpa em uma pessoa só por puro ódio pessoal é moleza, agora vai investigar a roubalheira dos governadores, prefeitos e suas corjas malditas, isso que é foda !!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Já perceberam que no nordeste governo pela esquerda a fome nunca acaba?

    ResponderExcluir
  11. É PORQUE ESSE GOVERNO NAO MOSTRA QUE MUITOS BRASILEIROS PASSAM E VARIAS (PESSOAS) NAO TEM CORAÇÃO MESMO VENDO OS IRMÃOS NA TERRA SOFREREM MAIS AH UMA JUSTIÇA QUE NAO FALHA A DE DEUS.E TODOS SERÃO JULGADOS SEGUNDO SUAS OBRAS.

    ResponderExcluir
  12. NAO ENTENDO.SE O OUTRO GOVERNO ROBOU TANDO POR QUE POLITICOS COMEM DO BOM E DO MELHOR?ANDA DE CARROS DE LUXO AVIÃO AUXILIO MORADIA COMEM DO BOM E DO MELHOR.NÃO É POSSIVEL QUE O GOVERNO QUE ROUBOU FALTOU DIINHEIRO SO PARA OS POBRES.

    ResponderExcluir
  13. Ué, não ficamos todos ricos?

    ResponderExcluir
  14. O Estado quer matar o povo de fome, quem não está tomando a vacina tá perdendo o emprego.

    Os políticos estão cometendo crime hedoindo contra os cidadãos que tem o direito em não aceitar que injetem um veneno neles.

    ResponderExcluir
  15. Culpa da Governadora esquerdistas Fátima Bezerra. Não foi os mesmo governadores do Nordeste que pediu pra ficar em casa que a economia agente vê depois??? Acorda pessoal vamos abrir os olhos espirituais. #EsquerdaGolpista #esquerdaGenocida #EsquerdaCorrupta #lulaladrao

    ResponderExcluir