sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Bolsonaro negocia PEC para zerar impostos sobre combustíveis

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta-feira (20) que negocia a apresentação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para permitir a redução a zero da incidência de tributos federais sobre combustíveis. O texto ainda não foi disponibilizado, mas os alvos da redução seriam a contribuição do Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

“Nós temos uma Proposta de Emenda à Constituição, que já está sendo negociada com a Câmara e o Senado, para termos a possibilidade de praticamente zerar os impostos dos combustíveis, o PIS e a Cofins”, afirmou durante sua live semanal nas redes sociais. O presidente está no Suriname, onde faz uma visita oficial.

Segundo Bolsonaro, há um processo de inflação generalizada que não afeta apenas o Brasil. Em 2021, a gasolina acumulou alta de 47,49% e o etanol, de 62,23%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o diesel teve alta de cerca de 47% no mesmo período.

Além dos impostos federais, a comercialização de combustíveis também paga o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é um tributo estadual, e por isso, não seria abrangido por uma eventual aprovação da proposta anunciada por Bolsonaro. Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). O governo não deu estimativa sobre quanto custaria zerar os tributos federais sobre os combustíveis.

Em 2018, após a greve de caminhoneiros, o então governo de Michel Temer zerou impostos federais sobre o diesel, mas por meio de decreto e com compensação orçamentária correspondente por meio do aumento de outros impostos. Entre março e abril do ano passado, o governo Bolsonaro suspendeu a cobrança de impostos sobre o diesel, decisão que foi compensada com a elevação da carga tributária em outros setores.

28 comentários:


  1. NÃO É CULPA DOS GOVERNADORES, preguiçoso???

    NÃO ADIANTA, POIS ESSE GOVERNO AJUDA OS INVESTIDORES, PRINCIPALMENTE OS EMPRESÁRIOS FORA DO PAÍS.


    ESSE É UM GOVERNO INCOMPETENTE.

    GOVERNO FRACO.


    QUEM VAI PERDER É O POVO.


    E QUEM VAI LUCRAR SÃO OS INVESTIDORES.

    VAI TIRAR O DO IMPOSTO QUE SERVE PARA A SAÚDE E EDUCAÇÃO, MAS VAI DEIXAR ATRELADO AO DOLAR.


    O PIOR PRESIDENTE QUE O BRASIL JÁ TEVE


    FORA INCOMPETENTE E FRACO E BURRO.

    PRISÃO PARA ESSE RACHADEIRO

    ResponderExcluir
  2. Idiota,o que tá aumentando é a ganância dos acionistas,tipo Paulo quedes,
    Froxonaro tá perdido,afundou o país em inflação, qual pobre assalariado compra carne hoje de 45 reais, enquanto esse miserável libera exportação total pra China?
    Pavimentou a volta do ladrão Lula, desmontado a lava-jato, tiro no pé, vai perder por causa dos idiotas fanáticos que aprovam todas atrapalhadas desse genocida.

    ResponderExcluir
  3. Teve 3 anos pra fazer isso e ñ fez, agora pra tentar se eleger vai dizer que vai fazer e acontecer, o pior presidente que o Brasil já teve.

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Corno, froxonaro tá perdido,vem aí outra investigação dos filhos rachadinhas,o genocida das vacinas.

      Excluir
  5. É mas os desinformados estavam dizendo que ele que estava aumentando bom combustível

    ResponderExcluir
  6. Como é ano de eleição, agora bateu o desespero no bozo...E o Lula em primeiro lugar nas pesquisas !!!

    ResponderExcluir
  7. Lula presidente !!! Para o Brasil voltar a ser FELIZ de novo...❤❤❤❤❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz Igual ao Venezuelanos,Cubanos ? Dispenso essa felicidade. Acorda enquanto é tempo ! Vote em qualquer outro menos em Lula pois se ele voltar muitos vão chorar de arrependimento pois ele vai descontar no povo suas derrotas passadas e nem vamos poder vir aqui reclamar pois ele quer controlar a internet com Censura

      Excluir
  8. DESGOVERNO TRAPALHÕES.


    PRISÃO PARA ESSE RACHADEIRO

    ResponderExcluir
  9. Já tem dois anos que não recebo meu PIS,, PASEP um direito garantido e não recebo por causa da incompetência de gestão desse Presidente,que só quer tirar garantias do trabalhador.

    ResponderExcluir
  10. Não tem jeito kkkkk se ele liberar até de graça o combustível vai tomar taca!!!!! Fraquinho de mais vai tomar pau no primeiro turno, só na cabeça do Bolsominios 🤡 ele ganha .🤣🤣🤣🤣🤣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É né, igual vcs diziam que ele ia perder em 2018 , santa burrice, tbm são jumentos eleitor de luladrao

      Excluir
  11. Petralhadas dos infernos burros abasteça nós postos de combustível e peça o nota fiscal e veja o diferença dos impostos federal e estadual seus imbecis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quer pedir se jumento não sabe lê?!!

      Excluir
  12. Tem que zerar o dízimo dos pastores

    ResponderExcluir
  13. Janeiro houve dois aumento nós combustível, esse corno fica enganando a boiada com conversa mole, zerar impostos federal, vaia continuar subindo, impostos toda vida existiu, agora cobrar em dólar o que é produzido aqui no Brasil, é pra acabar.

    ResponderExcluir
  14. Só por causa das Eleições. Esqueça BOZO. Aqui vc n ganha nunca mais!! Uma pena um partido que tanto roubou voltar. Mas, a nação não aceita mais MILICIANOS

    ResponderExcluir
  15. PRIMEIRO ELE FALOU QUE ERA CULPA DO ICMS ,O NOSSO GOVERNADOR CONGELOU O IMPOSTO POR 90 DIAS E A GASOSA JÁ CAMINHA PARA R$8,00 REAIS. PRESIDENTE MENTIROSO E A BOIADA CAMINHA CHAMANDO MITOOOOOOOO.

    ResponderExcluir
  16. VAGABUNDO!!!
    E OS SEGUIDORES DESSE OBTUSO SÃO UNS DEBILÓIDES.
    POBRES IMBECÍS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
      São, mesmo!

      Excluir
    2. De o rabo pra ele, inrrustido. Seu governador retirou o ICMS. PAU NO CÚ???

      Excluir
    3. Anônimo de 07:39
      Vc nao sabe nem o que tá falando, cara.
      Vc é só mais um pobre imbecil que o capacete falou.

      Excluir