domingo, 9 de janeiro de 2022

Grupo Gay da Bahia compartilha denúncia de homofobia contra homem que tentou doar sangue na Hemoba

O Grupo Gay da Bahia compartilhou no sábado (8), através de suas redes sociais, uma denúncia de homofobia contra a Hemoba. De acordo com o grupo, um homem gay teria sido impedido de doar sangue na unidade de Senhor do Bonfim, município no norte da Bahia.

Na publicação, o homem, que não se identificou, conta que não conseguiu fazer a doação mesmo após apresentar exames feitos há 8 dias. "Mesmo com todos meus exames de DSTs [doenças sexualmente transmissíveis] atualizados, não aceitaram", escreveu.

O G1, responsável por esta reportagem, tentou contato com Grupo Gay da Bahia, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta. De acordo com a Hemoba, os critérios seguidos na triagem médica são os mesmos para todos os voluntários, independente da identidade de gênero e orientação sexual.

Após decisão do STF em junho de 2020, a pergunta sobre "relação sexual de homem com outro homem nos últimos 12 meses" foi excluída do questionário de triagem clínica para a doação de sangue. Ainda segundo o órgão, a triagem médica é sigilosa e, por isso, o motivo de inaptidão do homem não pode ser revelado. Confira a nota completa:

"A Fundação Hemoba segue rigorosamente a legislação da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde que, desde 08 de Junho de 2020, assegura a doação de sangue de homossexuais.

Após decisão do STF sobre a ação Direta de Inconstitucionalidade, ADI n° 5543, e publicação em 12 de junho de 2020 de nota da Coordenação de Sangue do Ministério da Saúde, foi excluída do questionário de triagem clínica para a doação de sangue a pergunta sobre relação sexual de homem com outro homem nos últimos 12 meses, sendo mantida a inaptidão temporária para quem tiver mais de dois parceiros diferentes nos últimos doze meses, não estando com o mesmo parceiro há, no mínimo, seis meses.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg, estar saudável, bem alimentado e apresentar um documento oficial com foto.

A Hemoba afirma que os critérios seguidos na triagem médica são os mesmos para todos os voluntários, independente da identidade de gênero e orientação sexual.

A Hemoba reafirma que não existe preconceito ou discriminação no processo da doação de sangue. Os critérios utilizados na triagem médica são baseados em evidências epidemiológicas e científicas de acordo com o Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Informamos ainda que a triagem médica é sigilosa, nesse sentido não é possível tornar público o motivo da inaptidão de um determinado doador. No entanto, a direção da Hemoba se coloca à disposição para mais esclarecimentos dos próprios voluntários".

37 comentários:

  1. ta dificil...aceitar a homosexualidade ....acredito eu que esse tipo de conquista tarda mas nao vai falhar...infelismente a dst ta em todos os generos..mas pricipalmente na area do homems sexuais..essa batalha nao vai ser pra essa epoca ou decada...eu lamento

    ResponderExcluir
  2. Realmente se isso que foi relatado for verdade, então ocorreu preconceito com o gay, mas temos que nos conscientizar, tanto Hétero quanto homossexuais estão sucessivos a DSTs, pois promiscuidade não tem gênero.
    Agora uma pergunta, aonde estavam o Grupo Gay e Grupo Negro da Bahia, quando em novembro de 2021, um casal gay turista do Rio de Janeiro, fez piadas de cunho racista e xenofobicas com uma baiana de acarajé, ou seja, essas entidades só se pronunciam quando lhes convém.
    Obrigado pelo espaço democrático que aqui é dado.

    ResponderExcluir
  3. O Hemoba é do PT, é notório que PT assassina homossexuais, pretos, favelados das periferias, além de trazer a negrada nojenta da Bahia no cabresto como se amarra um burro, PT disse e é notório que o "negro é uma raça desgraçada se compra um negro na Bahia por R$ 1O.OO (dez reais)", além de tudo isso, a primeira Dama do PT da Bahia mandou "a negrada relenta da Bahia chupar uma rola e sentar em cima".
    Finalização; Bahia é terra de negro, para o PT único olho que tem na Bahia é PT, resumindo: em terra de cego quem tem um olho é rei, PT é nosso rei da Bahia? Sim ou não? Responda minha Bahia da senzala, se PT é o rei mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro veementemente a Vossa Excelentíssima que procure receber contribuições inusitadas na cavidade retal.

      Ass:Distinto

      Excluir
    2. FILHO DE MUTUNS SEU filho do demônio... vc deixa de tomar seus remédios para controlar suas loucuras e volta PIOR. Esse filho de uma égua abestalhado não tem parente para controlar esse abestalhado?

      Excluir
  4. Deve ser por causa da menstruação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk menstruação de viado e CAGANEIRA...

      Excluir
  5. Quem faz o Bem aqui no Brasil não Presta ...deixa todo mundo ser LASCAR

    ResponderExcluir
  6. Kkkkkk é tanto mimimi da comunidade LGBTs que tudo corre pra mídias.
    Pq não vão fazer projeto comunitário ajudar com alimentos e aí sim procure a mídias pra divulgar.
    Mais não, eles querem e lacrar.
    Ajudar os pobres não tá Ibope, agora pq foi doar sangue e não consegui aí vamos pra redes sociais fazer o maior auê.
    Eu já fui doar uma vez e não pode,pq tinha feito endoscopia, poderia ir causar pq não aceitaram pq eu queria,eu mesmo não.
    Quem precisa são eles,do sangue então não posso tudo bem...

    ResponderExcluir
  7. Novidade seria se as gay pudesse viver em paz... A sensação é que esse preconceito, essa luta no geral, vai durar a vida toda. Lamentável a falta de capacidade em algumas pessoas entenderem que ser humano é ser humano, sem distinção. Eu considero gente preconceituosa altamente incapacitada!!!
    Mando vibrações positivas para todas as gays do Brasil!!! Essa luta e6 nossa!!! 🙏🏻❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc quer que os gays vivam em paz? Quando é perseguido é um crime sem tamanho, mas qd perseguem não tem nada né. Parem de perseguir jesus dizendo que ele é gay, parem de perseguir Maria, talvez aí as coisas melhorem pra vcs coitadinhos....

      Excluir
    2. Vc quer que os gays vivam em paz? Quando é perseguido é um crime sem tamanho, mas qd perseguem não tem nada né. Parem de perseguir jesus dizendo que ele é gay, parem de perseguir Maria, talvez aí as coisas melhorem pra vcs coitadinhos....

      Excluir
  8. Para, que não existe distinção disso ou daquilo, o critério utilizado são os exames..

    ResponderExcluir
  9. Mas tem muita coisa que não apresenta nesses exames aí. E se tiver contaminado com outras mazelas ? Como fica a situação do pobre paciente que recebe esse sangue sem saber de onde veio e o que carrega consigo ?

    ResponderExcluir
  10. Deus me livre de receber sangue de gay!!!

    ResponderExcluir
  11. Ninguém merece sangue de gay. Que se fodam

    ResponderExcluir
  12. Gay é raça do satanás, estão todos condenados aos quintos dos infernos

    ResponderExcluir
  13. Vou ser curto e objetivo. Não deixaram doar por um símples motivo. Vc da o caneco adoidado e se tiver com aids? O tal do gay já vive dando 24h por dia. Se vc fosse um homenzinho comportado, c certeza eles iam aceitar de boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então para vc o bom mesmo é dá o caneco nas intocas, tipo encubado, preso no armário, da forma como vc vive.pois o que mais existe são casados, pais de família, autoridades, etc, pagando de hétero mas que na cama com os boys se comportam como rapariguinhas pé de chinelo. acorda pra vida cambada.

      Excluir
    2. Kkkkkk o gay retou

      Excluir
  14. Por isso o mundo tá sendo sofrido com essa guerra biológica... O ser humano não respeita mesmo Jesus, não respeita e quer ser respeitado! Coloca na cabeça de vcs LGBTs que os anormais aqui são vcs... Deus fez o homem e a mulher e não fez o mundo LGBTs. Viva a vida de vcs sem cobrar nada da sociedade! Tudo é mimi... Vao procurar o que fazer em pro do próximo.

    ResponderExcluir
  15. Oxe não só porque é gay mas na triagem pessoas que tem mais de um parceiro mesmo sendo hetero, pessoas que fizeram canal dentário, quem trabalha como profissional do sexo, uma série de fatores é por esse motivo que existe a triagem, Se não é seguro tem que ser dispensando, Não adianta esse vitimismo só porque optou por uma orientação sexual. Tem que haver controle realmente aceita que dói menos. Será que as pessoas tem que ser reeducadas? Não é não.

    ResponderExcluir
  16. Sangue de viado é contaminado

    ResponderExcluir
  17. Eu não queria receber esse sangue. Correr esse risco. O hemoba está certo.

    ResponderExcluir
  18. TUDO AGOTA E APARECER NA MIDIA E SER VITIMIZADO E CRIAR UM MOVIMENTO DE REVOLTA.
    ME POUPE ESSES TIPOS DE PESSOAS GOSTAM DE APARECER E SER NOTÍCIAS NAS MÍDIAS E BARGANHAR FUNDOS COMO OS COITADINHOS DA SOCIEDADE..PARABÉNS A HEMOBA..O PROCEDIMENTO E PARA TODOS..PARE DE FAZER ESSES TIPOS DE COISAS PRA TER IBOPE..NINGUÉM É MAIS BESTA PRA ACEITAR ESSAS PALHAÇADAS..

    ResponderExcluir
  19. Viado que Babado foi esse kkk Abafa bixa

    ResponderExcluir
  20. Tudo agora é homifobia essa raça de gays e sapatonas nao eram nem pra existir.pois Deus fez o homen para a mulher e a mulher para o homen.vcs ja estao condenados para o inferno. E parabens para a hemoba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho é pena desses comentários parecidos com os seus. Quando vê assim já ficou com homem e tá com essa discusso hoje. Não tem nenhum parente gay na família não ? Pq se tiver pense direitinho, todos nós somos seres humano e ninguém fica jogando a sua sexualidade na sua cara ou te diminuindo por isso. Hétero ou não, todos somos humanos e possuímos falhas e qualidades, então quando falar de outro Ser, lembre se que todos somos iguais por dentro,e que somos podres. E tenho a plena convicção que vc não parou para pensar q vc pode precisar de um gay em diversas áreas né… Na saúde, no mercado, na segurança, na educação… um raça que deveria ser extinta é o ser humano que a cada ano q se passa mostra ser intolerante e violento, é por discurso parecidos com os seus que vemos que a sociedade não progrediu. O sangue que foi recusado, o sangue de um gay é que poderia salvar a vida de alguém e é o mesmo sangue que salva outras vidas. Quando vc estiver doente um dia não esqueça de pontuar no hospital q vc não quer sangue de gay na suas veias. Lamentável!!!!

      Excluir
  21. A medicina já provou, que esse negócio de dar o cú é um distúrbio... o cara já nasce assim,por exemplo: Uma mulher em sã consciência, vai trocar uma piroca por pra lamber uma xana mal lavada? Só uma doente pra agir assim tão loucamente.

    ResponderExcluir
  22. Desde de quando surgiram os bancos de sangue eles sempre perguntam se o doador já teve relação homessual . Aqui em Itabuna um paciente questionou essa pergunta sendo que três homessuais trabalhavam no banco de sangue

    ResponderExcluir
  23. DESEJO QUE TODOS VOCÊS QUE ESTÃO FALANDO DO SANGUE GAY QUE É CONTAMINADO PRECISEM DE UMA TRANSFUSÃO DE SANGUE UM DIA E NÃO CONSIGAM. VÁRIOS HÉTEROS TUDO CONTAMINADO E PASSANDO PARA SUAS ESPOSAS EM CASA E TÁ TUDO BEM. SE FODAM

    ResponderExcluir
  24. Só vendo esse povo que critica demais gay… São os mesmo que adora um sigilo com outro homem. O mais fácil é cada um cuidar de sua vida, quem dar ou come caneco não é vc, e se dar ou come isso não é problema de ninguém.
    Sejamos mais tolerantes. Na família de vcs com certeza tem gays tbm, então sejam mais humano. Orientação sexual não deveria ser pauta de discussão, pq ninguém vive falando de héteros nas redes.

    ResponderExcluir
  25. "exames feitos a oito dias" ... a pessoa transa a 7, a 6, a 5... a 1, se passeiro estiver não pega durante esses! Foi exames ou vacina que tomou? ... o que falta agora é obrigar o sistema a aceitar o impor de uma minoria por conta de uma maneira de se ver na sociedade. "Ser diferente é normal, agora ser é querer que o outro seje igual a "você" é imposição.

    ResponderExcluir
  26. ENGRAÇADO, EU POSSO ESTA ERRADO, TEM DOIS ANOS QUE EU NÃO FAÇO DOAÇÃO DE SANGUE, VOU ATÉ FAZER PORQUE FAZ BEM PARA ALMA, VAMOS LÁ, NÃO E PRECISO LEVAR NENHUM TIPO DE EXAME PARA FAZER A DOAÇÃO, NA PROPRIA DOAÇÃO O NOSSO SANGUE E EXAMINADO, RECEBEMOS 15 DIAS DEPOIS UM RELATORIO, O PROPRIO LABORATORIO JÁ FAZ OS EXAMES NECESSÁRIOS, ESSA DE TER QUE LEVAR EXAMES E NOVA..KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  27. "Exames feitos há 08 dias"... alguém após o mesmo tem relacionamento sexual há 07, há 06... há 01 dia... não se contamina após? Foram exames ou "vacina"! No país em que se tanto "brigam" por igualdade ficam minoria querendo usar-se para com com tribuiçao ao vitimismo tentando impor algo em prol apenas do seu conceito sendo extremamente intolerante. "Ser diferente é normal" mas fazer com que o outro seje ou pense com "você" se tornaria ditadura não acham! Briguentos por liberdade de expressão não por igualdade de expressão.

    ResponderExcluir
  28. Sangue de gay como vocês são nojento vocês têm que sumir da face da terra em breve mataremos todos vocês seus demônios ninguém merece sangue de vocês

    ResponderExcluir
  29. Esse grupo gay da Bahia quem é o administrador é "jabaito" e o "Filho de Mutuns"!

    ResponderExcluir