sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Sobe para 04 o número de casos suspeitos de leptospirose em Ipiaú

Subiu para 04 o número de casos suspeitos de leptospirose no município de Ipiaú. A informação foi confirmada na tarde dessa quinta-feira (06) pela secretária de Saúde Laryssa Dias. 

O primeiro caso suspeito foi registrado na última semana e diante da ocorrência a Secretaria Municipal de Ipiaú afirma que redobrou a atenção em relação à doença que pode ser contraída pela urina de rato. Amostras de sangue dos quatro pacientes foram coletadas e encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) que realizará o exame para emitir o diagnóstico.

Laryssa reforçou que foi instalado um centro de testagem para leptospirose na Policlínica da Rua Dois de Dezembro, onde duas vezes (terça e quinta-feira à tarde) serão coletadas amostras em pacientes que forem encaminhados pelas unidades de saúde com sintomas da doença. As informações são do blog Giro em Ipiaú.

Entre os principais sintomas da fase precoce da doença estão: febre, dor de cabeça; dor muscular, principalmente nas panturrilhas; falta de apetite; náuseas e vômitos.

A Vigilância Epidemiológica do município recomenda às pessoas que apresentarem esses sintomas e que tenham tido contato com água ou lama de enchente ou esgotos, para ficarem atentas e procurarem a unidade básica mais perto de suas casas, para que o médico examine e faça a solicitação da testagem, se necessário. Qualquer pessoa que tenha contato com água ou lama contaminada pode ser infectada. A Leptospirose, bactéria que causa a doença, penetra no corpo pela pele, principalmente se houver algum ferimento.

Um comentário:

  1. Verdinho, é verdade que a Rondesp derrubou um do Raio A em Ferradas?
    Pois Rai Nascimento da Rádio Difusora disse por volta das 6:20 da manhã, e disse também por volta das 7:40, e nenhum blog publicou.

    ResponderExcluir