quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Técnicos de Enfermagem reclamam das péssimas condições de trabalho no HRCC em Ilhéus; hospital emite nota

A equipe do Verdinho Itabuna foi acionada nos últimos dias por funcionário (a) do Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, para publicar denúncias relacionadas as condições de trabalho da unidade hospitalar. 

De acordo com os relatos da fonte, que preferiu não se identificar, na Enfermaria Covid-19, por exemplo, existem atualmente 29 leitos, mas são apenas dois Técnicos de Enfermagem para dar assistência a todos eles. Boa parte dos enfermos desse setor precisa de cuidados especiais, para serem alimentados, banhados, etc. 

Com a quantidade de pacientes desproporcional a de profissionais disponibilizados, os técnicos ficam extremamente sobrecarregados, gerando estresse e exaustão.    

Conforme o depoimento, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI-Covid-19), do hospital, existem 18 pacientes para apenas quatro Técnicos de Enfermagem, sendo que o indicado para tal setor, pela gravidade dos casos, é de dois pacientes para cada Técnico. 

Com a sobrecarga imposta pela desproporcional quantidade de leitos e de Técnicos, o escopo da profissão fica extremamente prejudicado, o que implica, paralelamente, em pacientes desassistidos. 

Mas essa desproporcionalidade, ainda de acordo com os relatos do (a) colaborador (a), não é o único problema. A fonte diz que faltam lençóis e fraldas, por exemplo, para os pacientes. O hospital que foi criado para ser referência na região, enfrenta problemas básicos e estruturais, como a falta ou baixa quantidade de medicamentos, por exemplo. 

Constantemente, medicamentos são “barrados|” na farmácia do hospital, que segundo os funcionários, está com o estoque bastante comprometido.

O Verdinho Itabuna teve acesso a conversas de um grupo no aplicativo whats app, em que diversos colaboradores do hospital, cujas identidades serão preservadas, reclamam contundentemente das condições de trabalho no HRCC. “A gente tá ficando doente, estressado, trabalhamos sobrecarregados, só o Senhor pra ter misericórdia de nós”, desabafa um dos trabalhadores. 

Outra reclamação dos trabalhadores é sobre as condições absolutamente inadequada do quarto de descanso do HRCC. Todo hospital de grande porte disponibiliza cômodos de descanso para os profissionais, já que se trata de um ambiente de intensos e corriqueiros plantões, horas extras, trocas de turnos e escalas de atendimento. 

De acordo com os funcionários, o lugar é quente, sem lençóis o forros nas camas, o ar condicionado não funciona, os colchões estão empoeirados, o cheiro de mofo é quase que insuportável. “Ontem, não entendi porque a moça a rouparia troca os lençóis dos médicos e fisioterapeutas, e ignoram o nossos”, comentou outro funcionário. 

Uma situação crítica e que certamente merece um olhar diferenciado por parte o líderes estratégicos do hospital, tai como coordenadores, gestores, etc, bem como do setor de Recursos Humanos.

Matéria atualizada em 21 de janeiro de 2022, as 11h52

A direção do Hospital Regional Costa do Cacau enviou ao Verdinho Itabuna uma nota sobre o caso, e você pode conferi-la, na íntegra, abaixo:

Ilhéus, 21 de janeiro de 2022

A direção do Hospital Regional Costa do Cacau A informa que o dimensionamento de enfermagem atende ao previsto no Conselho de enfermagem. 

Informa ainda que não há falta de materiais e medicamentos e que quando necessário há a substituição imediata, sem prejuízo a assistência.

Em relação ao ar condicionado da área de conforto, a equipe de manutenção já atuou, aguardando apenas a chegada das peças para a solução definitiva da situação.

Direção Hospital Regional Costa do Cacau


Clique aqui e tenha acesso a outras conversas entre funcionários do hospital



41 comentários:

  1. Qual é a novidade? inaugurar espaço físico eleitoreiro é o que mais sabe fazer esse governador e muitos prefeitos da mesma laia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que fechar, esse povo burro que critica não merece nada de bom e gratuito.
      Não é atoa que obedecem uma ordem de um péssimo político e lixo de militar de tomar ivomec e contrariar a vacina, a ciência e os 2 ex ministros médicos que disseram não ao uso do ivomec.

      Excluir
    2. Baba ovo de Rui Bosta , tomara que não fique doente para avaliar a situação de perto.

      Excluir
  2. Antes de publicar uma matéria desse tipo, dando credibilidade a uma pessoa que pode falar o que bem entender o autor de venderia fazer uma visita ao Hospital para certificar das informações acima citadas, um hospital que vive sendo fiscalizados pela Vigilância do Município de Ilhéus, pela SESAB e COREN não estão vendo isso ?? Fica a dúvida, ou se estamos nos deparando com funcionários preguiçoso, desqualificados, afim de boicotar serviços, criarem polêmicas e instabilidades dentro de um serviço de saúde ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc tivesse um parente q trabalha lá como técnico com certeza não faria esse comentário idiota, tenho parente q trabalha lá como técnico fe enfermagem e tudo ai é verídico, antes de haver essa denúncia eu já sabia de tudo isso pq a pessoa já tinha me relatado tudo isso q está acontecendo lá.

      Excluir
    2. A datas dos prints idiota foi na época das enchentes, só se os colegas fosse voando para haver troca de turno. Esses são os técnicos humanos que temos nos hospitais em um momento delicado desse é esses preguiçoso reclamando. Não sabem nem escrever olha os textos dos prints...imagina a assistência desses profissionais!!!

      Excluir
    3. Nao existe fiscalização alguma eu trabalhei lá e afirmo

      Excluir
  3. A primeira solução é mandar pra rua a enfermeira branquinha da triagem uma escrota aquela mulher , perdi a ficha do paciente e mente falando que já vai ser chamada.

    ResponderExcluir
  4. Quem não acridita é porque nunca precisou usar, ou quer fazer política com a vida dos outros.

    ResponderExcluir
  5. Você dos comentários das 17;40 deve ser vagabundo petralha. E puxa saco.

    ResponderExcluir
  6. JABAILTON PARA GOVERNADOR 2022.
    PARA A BAHIA SAIR DA MERDA, VOTE JABAILTON.

    ResponderExcluir
  7. São profissionais analfabetos, muitos erros gramaticais, eu teria vergonha de publicar isso... Eu deixei de ler na primeira imagem, por isso muitos morrem no costa do cacau. Provavelmente, devem aplicar remédios errados, pois nem sabem ler e escrever... Esse país é uma piada pronta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente!!!

      Excluir
    2. Concordo plenamente,um bocado são analfabetos mesmo,malmennte sabem escrever,já vi um monte escrevendo com cada erro de ortográfico,Santa Casa mesmo tem um monte,e que ainda se acham porque tem um cursinho técnico (ceep) malmennte cumprimenta as pessoas,de nariz em pé,viram até a cara pra não cumprimentar os demais colegas como se cursinho do ceep ou particulares de itabuna fosse coisa de outro mundo.

      Excluir
  8. Eu tenho falado que o PT mantém modus operandi de escravidão neste açougue do PT, pago pelos contribuintes, é um matadouro Costa do Cacau, além de escravizar a negrada o PT mata de fome, miséria.
    PT é o Diabo PT fecha Igreja, "PT mandou Deus tomar no cu", mas você quer votar no PT, continuem com o Diabo em sua casa, na Minha não, meto o dedo no cu do Diabo ou do PT o Diabo cair fora.

    ResponderExcluir
  9. TERMO RACISTA E PEJORATIVO "NEGADA", "AGENTE" SE FOR DA POLÍCIA, "SEXTA BÁSICA" OLHA O NÍVEL DESSES "PROFISSIONAIS" SEMI ANALFABETISMOS. SE EU FOSSE DA GESTÃO DO HOSPITAL MANDARIA TODOS EMBORA. O QUE MAIS TEM É PROFISSIONAIS QUALIFICADOS QUERENDO TRABALHAR.

    ResponderExcluir
  10. Eles tem que ver e o salário dos fisioterapeuta querem pagar muito pouco. Dar mais valor a categoria.

    ResponderExcluir
  11. Isso é uma falta de respeito.. pois os respingos.. acabam atingindo aqueles que não tem nada a ver.. é triste você ir definhando de dor.. implorar por socorro.. e os funcionários fingirem que está tudo normal... Que todos estão ali para um passeio calmo..Fico triste que a má gestão.. a falta de pagamento.. de condições de trabalho em si.. estejam a esse nível.. mas nós.. pessoas humildes que precisamos do serviço de saúde merecemos um pouco mais de respeito..e digo mais...por favor não percam a HUMANIDADE por conta das péssimas condições de trabalho a qual vocês são submetidos.

    ResponderExcluir
  12. Você do comentário Beleza deve ser puxa saco de profissionais incompetente, pelos textos dos print você percebe o nível destes técnicos preguiçoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério que estão cobrando formalidade em uma conversa de WPP?
      E cuidado, Sr. gramatica, com o plural e singular. 1º série do fundamental.

      Excluir
    2. Bom seria se a gnt podesse ver os evoluções né colega ???? Igual o comentário do outro aí, que diz ver as evoluções de vocês....tem uma cambada de profissional analfabetos e incompetente nessas UTIs COVID do Brasil, a necessidade de admitir profissionais devido a pandemia foi excelente para esses técnicos analfabetos, quem fica no prejuízos somos nós pacientes e usuário do serviço.

      Excluir
  13. Governo que só faz obras em ilhéus

    ResponderExcluir
  14. Mais tá tudo certo na Bahia! Rui correria e sua quadrilha disse que tá mil maravilhas! Toma que é de graça.

    ResponderExcluir
  15. Querem fazer protesto sem colocar a cara na rua?? Rabanho de covardes... por isso nunca muda nada!! Um ou outro é beneficiado por um padrinho político, e foda-se!

    ResponderExcluir
  16. Dói ver tanto erro de português advindos de profissionais que, na teoria, se qualificaram...
    o Brasil é um país de analfabetos funcionais mesmo!!
    Eu conheço um cara que tem duas graduações, tem pós, tá fazendo a terceira faculdade, e é um asno!!!

    ResponderExcluir
  17. Essa empresa odhbl é a pior de todas , não paga horas extras as funcionárias, tá um mangue esse costa do cacau. Essa empresa e da esposa do vice gorvenador .

    ResponderExcluir
  18. Concordo plenamente com tudo, essa enfermaria e UTI covid tá terrível, á começar pelo coordenador Rafael que é um escroto, grosso, frio, trata os funcionários mal, não tem modo de falar, destrata a equipe, só trata bem quem ele quer,só trata bem os amigos dele, não tem carinho pela equipe, quando apertam a mente dele ele desconta na equipe, já não tá boa as coisas e coordenador ainda desestabiliza a equipe com forma grossa e estúpida de cobrar, tbm ele é amigo e domado por Giovana que foi demitida por abuso de poder e maus tratos aos funcionários . Revejam isso tbm...

    ResponderExcluir
  19. Nisso tudo eu vejo uma coisa, muitas desgraças fica atrás de ZAP ZAP dizendo q Covid é gripezinha, não vacina, agora vai dá trabalho pras enfermeiras. 80% dos internados ouviram o diabo no ZAP ZAP e não se vacinaram.

    ResponderExcluir
  20. Mais nas propagandas do governo do estado está tudo ótimo, a Bahia está em último lugar em todos os critérios.

    ResponderExcluir
  21. Mais num era uma maravilha aí? Teve uns aí que metiam o pau no hospital de base...Num "intendi",num "intendi" nada aí !!

    ResponderExcluir
  22. É triste ver, como Uma denuncia tão seria dessa seja leva desse jeito, como O comentário acima,tal nem seja burrice tenha cido O corretor. Bom sem politica tenho 2 pessoas da minha família e varias amigas que estão la dando O sangue falo não sò de tec, fisio centre outros, sim tec com 4 pacientes 3 graves e um no Hamlet pacientes com drogas vasoativas vazões no maximo, em locais diferentes, faltando insumos básicas como fraldas luvas,luvas sendo reutilizadas como ate ja houve outra denúncia,falta dipirona centre outras coisas, falta circulante principalmente no período da noite, a farmácia satélite não facilita, É que fala que preguiçoso que vc não caia LA dentro pra vc ser ver O quanto de profissional competente LA estão, não duvido que vc não esteja falando tirando por vc não meu nobre amigo, alem de ter demitido e transferido o grande parte do efetivo quando houve Uma baixa no covid quando bem antes da enchente O casos ja tinha aumentado a equipe ja estava sobre carregada, colocou profissionais do primeiro em prego na uti pra assumir escala com pacientes itubados sem nem mesmo ficar como sombra, dois enfermeiros pra assumir uti e enfermaria fiva feito loucos de um lado para O outro enfermeiros sem experiência que não sabe nem O que fazer em Uma parada, e sim na enchente sim humanos que ficaram e fizeram com exito seu trabalho com parada quase que simultânea,a gora depois de mais de 3 meses que começou colocar profissionais no quadro, não existe Uma assistência, boa quando não profissional suficiente, insumos, e deixo claro não estou atacando ninguém so sei que a conta não fecha, se um reclama pode ser de um, mas se vários reclama O Sabato ja aperta a tempos O pe de vários, sem contar no conforto que e pequeno apertado O ar não funciona a mais de 6 meses, os dos fisios médicos sim mas da enfermagem, com médicos existe plsnos de saúde, sem enfermagem não existe saúde. Ha e para os intelectuais de plantão texto pronto para suas criticas que so assim que vcs prova O quanto são desprovidos de celebro.

    ResponderExcluir
  23. Nossa colchão com odor? Mais já ouvir inclusive de enfermeiros(enfermeiros não técnico)da Santa Casa que a limpeza dai era mais top que a nossa,será? Vai vendo...a higienização da Santa Casa é foda rapaz !!

    ResponderExcluir
  24. Repetiram várias vezes a palavra (agente ) esse pessoal trabalha em algum órgão da lei ou da saúde? porque agente junto designa polícia guarda de trânsito etc, já separadose ( a gente)refere a um aglomerado de pessoas !!

    ResponderExcluir
  25. alguém ainda acredita que o governo se preocupa com a saúde? O negócio é va$$inaR$$

    ResponderExcluir
  26. Boa noite
    Tudo bem? Acabei de ver a denuncia a respeito do Hospital Costa do Cacau.. e tenho um relato tbm.. mas como filha de uma paciente.. minha mãe chegou no dia 18/01 às 22:30,definhando de dores muito fortes.. ela chegou a desmaiar diversas vezes por conta da dor.. e ninguém fez nada.. pedimos por ajuda e os funcionários agiam como se fosse algo normal..não há comoção.. e quem conversou com a gente.. só disse que não poderia fazer nada.. agora me explica.. o único lugar onde se deveria fazer o máximo para salvar vidas.. acaba não fazendo nada.. para conseguir o atendimento.. precisei fazer o vídeo do sofrimento da minha mãe ..E ontem eles só deram alta pra ela.. sem receitar nenhum remédio.. a única coisa que a médica disse foi.."se a dor voltar.. você vem de novo.. se vc veio 2 vezes.. pode vir 3".. muito triste ver que o humano deixou de ser sensivel

    ResponderExcluir
  27. Além disso tem o coordenador de enfermagem, que se acha,estupido, ignorante, gosta de humilha as tec de enfermagem e enfermeira, além disso as pessoa q vai fazer seleção ele não tem o pingo de educação p fazer a seleção, tem q fiscaliza o coordenador geral de enfermagem o moreno, tem q tira ele da administração.

    ResponderExcluir
  28. Gente vamos nos cuidar para não precisar ir para esses hospitais a situação está crítica. Muita gente doente achando que é gripe e é Covid. Tomei as três doses e tive Covid novamente, achei que era a H3N2 só desconfiei por que perdi o olfato e paladar. Cuidado pessoal, entrar nessas UTI é estar á própria sorte.

    ResponderExcluir
  29. AINDA BEM, QUE UM TAL DR:BOSTA POR NOME ZE AMERICO NAO ESTA NESTE HOSPITAL.PENSE QUE ESSE CARA SE ACHA,AINDA TEM CORAGEM DE FALAR QUE TEM SANGUE AZUL.KKKKKK.ELE TEM MUITO E BOSTA NA CABEÇA.UM FILA DA PUTA DESSE QUE PODERIA SUMIR DA TERRA, E DAR VAGA A PESSOAS BOAS.

    ResponderExcluir
  30. aplausos para o GOVERNADOR PETISTA... RUI LIXO COSTA acabou com a BAHIA!
    detalhe... por ser CORRUPTO, E POR PURA POLITICAGEM CONTRA OS SEUS OPOSITORES... E QUEM SE ARROMBA? NÓIS... VOTEM NELE DNV...

    ResponderExcluir