sábado, 29 de janeiro de 2022

Transexuais baianos falam de conquistas e representatividade no Dia da Visibilidade trans: 'só quero que me respeitem'

"Quando recebi minha certidão [de nascimento] foi como se estivesse renascendo", relembra a assessora parlamentar Tuka Perez, de 38 anos, de quando retificou o nome em 2019. Neste sábado (29), Dia da Visibilidade Trans, Tuka e o estudante de letras Aladdin Andrade, de 21 anos, conversaram com o g1 e recordaram as conquistas, desafios, além de destacarem a importância da representatividade.

Aos 38 anos, Tuka Perez conta como foi difícil sua trajetória, entre diversas áreas, a profissional.

"Com 29 anos tive minha primeira oportunidade de emprego: fui convidada a trabalhar em uma campanha política e, com a vitória dele [vereador] em 2013, fui chamada para ser a primeira assessora trans da Bahia", relembra emocionada.

"Eu defendo uma bandeira. Conseguir esse trabalho foi minha conquista. Quando cheguei é [na Câmara] ele exigiu que meu nome no crachá fosse Tuka Perez".

Em 2014, a assessora deu entrada na Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) para conseguir a retificação do nome na certidão de nascimento.

"Foi uma nova fase na nossa vida, muito gratificante ter aquele papel e olhar para todo mundo e dizer eu consegui. Sou muito grata por essa conquista, de poder estar nos espaços como Tuka Perez, é um direito de toda nós", destaca sobre a retificação na certidão. Leia mais no g1

31 comentários:

  1. Respeitem pessoal ja nao basta ter a alma condenada ao inferno nao dificultem mais a vida destes pederastas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com esse julgamento, você não acha que o inferno está, também, te esperando?

      Excluir
    2. Leia a biblia ... está lá esses loucos nao herdaram o reino do ceu sao loucos mesmo todos teem problemas mentais na minha opnião ... nao te deitaras com outro homen como sifosse uma mulher

      Excluir
    3. O julgamento é seu ou é de Deus? Que autoridade Deus onipotente está dando a você mísero humano para julgar seu semelhante??? PONHA-SE NO SEU LUGAR!

      Excluir
    4. SE A PESSOA QUER VIRA GAY É OPÇÃO DELA. DEUS NÃO TEM PENA DE MATAR. ELE QUER QUE TODOS SE SALVE. VOCES PENSAM QUE PRA OBTER A SALVAÇÃO É VIVER DE QUALQUER MANEIRA. A PESSOA LUTA CONSTANTIMENTE CONTRA A VONTADE DA CARNE. EU MESMO SE NAO ACREDITASSE EM DEUS EU QUERIA ESTA MATANDO RANCANDO CABEÇA FORA E DEIXANDO EXPOSTA NAS RUAS PRAS PESSOAS FICAREM TRAUMATIZADAS. ESQUARTEJANDO AS PESSOAS SÓ POR ESPORTE. MAIS NÃO FAÇO ISSO POR QUE ACREDITO QUE DEUS EXISTE. ENTÃO TODO MUNDO TEM UMA LUTA DENTRO DE SI. SE A PESSOA NAO QUER LUTAR CONTRA A SUA VONTADE DA CARNE, ELA TEM QUE ENTENDER QUE DEUS NAO VAI TER PENA DE MATAR ELA NA VINDA DELE. POR QUE SE VOCES OBSERVAREM, DEUS ELE É AMOR MAIS AS PESSOAS ESQUECERAM QUE DEUS É JUSTO. PECADO É PECADO SE VC PREFERIR CONTINUAR PRATICANDO TEM QUE ACEITAR O CALICE DA IRA DE DEUS. POR QUE VC PREFERIU PECAR. EM VEZ DE LUTAR CONTRA ELE. PESSOAL NAO ESQUEÇAM, VCS ACHAM QUE DEUS VAI BOTAR NO CEU AS PESSOAS QUE PROCURARAM SE AFASTAR DO PECADO E AQUELES QUE PREFERIAM VIVER EM PECADO JUNTOS LA NO CEU? NÃO, POR QUE ELE É JUSTO VCS SABEM DISSO. QUEREM VIVER EM PECADO ACEITEM O INFERNO TBM. POR QUE ISSO SERIA INJUSTIÇA PARA COM AQUELES QUE LUTARAM CONTRA A VONTADE DA CARNE. SE FOSSE FÁCIL ASSIM VIVER EM PECADO E IR PRO CÉU. NÃO AVERIA INFERNO.

      Excluir
  2. Na minha opinião como sou uma pessoa de educação eu respeito o lado de cada de de cada um,e acho que cada e deveria fazer o mesmo pq Deus deu a vida a cada um para que cada um cuide dá sua maís nem são todos que pensam muitos deixa de cuidar da vida deles para cuidar dá da vida alheia sei que é um grande pecado maís quem vai julgar não sou eu nem ninguém mais sim Deus

    ResponderExcluir
  3. E vc, que é o fiscal do inferno, fica do lado do capeta fazendo a triagem de quem entra e quem não entra. Imbecil, vc tem procuração pra falar tanta merda em nome de Deus?

    ResponderExcluir
  4. O problema deles é esse!!"só querem respeito"
    Essas DISGRAÇA se deixa até trepa na frente dos outros.
    2% se dão o respeito,esses eu respeito.
    O restante são imundos....

    ResponderExcluir
  5. Respeito vc querem...Porque não aprendem primeiro a respeitar pra depois exigirem respeito,pra que exijamos alguma coisa de alguém primeiro temos que ver se temos moral pra isso,porque se tem uma coisa que vcs não tem é respeito pelos outros diga-se de passagem,a maioria são esculhambados e bocas sujas,não respeitam ninguém e ainda se acham no direito de exigir alguma coisa, pra se ter respeito primeiro temos que se dar o respeito.

    ResponderExcluir
  6. Voc acha que quem si alegra mais deus ou satanas por ver as pessoas si submetendo a essas loucuras ... Sera que deus nos ve e diz olha que lindo meus dois fihos que belo do jeito que eu criei pinto com pinto ... o diabo deve odiar né ah ta é verdade deus si alegra com isso ... Pior que dentro das igrejas agora está cheio de ente assim e o padre nao pode falar nada .Arrependam-se enquanto a tempo

    ResponderExcluir
  7. Ate quando voces vao trair vossas esposas ate quando praticaram sodomia pedarastia e todas essas diverssidades de pecado como silas malafaia disse tu pide falar de deus de professor de estudante do diabo mais vai falar dessas criaturas que é omofobe cuspo quando digo essa palavra odio nem um pouco so vivam a vida de voces o costume dessa raça é querer aparecer e converter os jovens pra sua militancia pecadora

    ResponderExcluir
  8. Vamos ver quem esta do lado certo... parece tudo limpo e bonito pacifico e maravilhoso mais é nojento entre varios aspectos ... si sou ruin no veremos mesmo no inferno

    ResponderExcluir
  9. Vamos ver quem esta do lado certo... parece tudo limpo e bonito pacifico e maravilhoso mais é nojento entre varios aspectos ... si sou ruin no veremos mesmo no inferno

    ResponderExcluir
  10. Jesus disse: amar ao próximo como a te mesmo, a CF/88 que PT recusou assinar, diz em seu art.3º Direitos humanos: liberdade, igualdade, fraternidade, em seu art.1º § III reza que> a dignidade da pessoa humana como princípio absoluto.
    Em 1948 a Declaração Universal dos Direitos Humanos reza que:
    Art. 3º todos seres humanos podem invocar os direitos à liberdade sem distinção de raça, de cor, de sexo, de religião, de opinião política ou outras[...].
    Art. 3º todos seres humanos tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal
    Art. 6º todos seres humanos tem direito ao reconhecimento em todos os lugares da sua personalidade.
    Este comentarista não tem nada com isso, é a Lei, então, ser gay, boiola, sapatão
    enfim, o sexo é libre, desde que de acordo com a lei, observar a maioridade pra sua prática, existe princípios garantidor do sexo e outros[...[. A Declaração Universal dos Direitos Humanos a CF/88 consagrou, PT recusou assinar.
    O art. 5º § II CF/88 reza que> ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa se não em virtude de lei, isso quer dizer que, o que a lei não proíbe é permitido. Ser sapatão, ser travestir, ser gay, ser veado, ser boiola, gastar de homem e mulher, gostar de mulher e homem, a lei não proíbe, então é permitido, aproveite e seja feliz para sempre. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos, amém!



    ResponderExcluir
  11. FILHO DE MUTUNS, aproveita a oportunidades e saia do armário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele ta precisando mesmo, só fica falando em lula e bolsonaro deve curtir a fruta

      Excluir
  12. Uma trans dessa eu caso bicho da goiaba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né kkkk é mais bonita que minha esposa.
      E comer Ku é bom

      Excluir
    2. Você é outro viado dizer que um bicho ou bicha é mais bonito que sua esposa só pode

      Excluir
  13. Negacionista é vcs que não aceitam a biologia.
    Homem 🚹
    Mulher 🚺
    Pronto falei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem liga pra sua opinião? Kkk

      Excluir
    2. FALOU A VERDADE. ELES COLOCAM OS NEGRO NO MEIO. MAIS ESQUECEM QUE COR NAO SE MUDA. NINGUEM PEDE PRA NASCER PRETO BRANCO OU PARDO. GAYS SIM NASCEM COM ROLA E QUEREM SER MULHER, AI COLOCAM A COR NEGRA JUNTO AO QUE ELES DEFENDEM. EXISTE UMA GRANDE DIFERENÇA PRETO NASCE PRETO E NAO QUER SER TRATADO COMO BRANCO, GAY NASCE HOMEM E QUER SER TRATADO COMO MULHER. PORRA SE OS PROPIOS GAYS NAO SE ACEITAM O QUE ELES QUERERM ENTAO? PELOMENOS EU QUE SOU PRETO MIM ACEITO. POR QUE QUERO QUE AS PESSOAS MIM RESPEITEM COMO EU SOU PRETO E NAO TENTO MUDAR DE COR PARA SER RESPEITADO. GEYS QUEREM SER RESPEITADOS PAREM DE QUERER MUDAR UMA COISA NA QUAL VC NUNCA VAI SER. QUE É MULHER ACEITE-SE DIGA PRA VOCE MESMO. EU SOU HOMEM VOU FAZER COMO OS NEGROS VOU MIM ACEITA COMO NASCI, POREM VOU MIM AGARRA COM OUTRO HOMEM. SEI QUE DEUS NAO APROVA ISSO POIS É PECADO E ACEITO O INFERNO. POR QUE DEUS É JUSTO, POR QUE EXISTEM PESSOAS QUE ESTAO LUTANDO CONTRA A VONTADE DA CARNE PRA CONSESGUIR A SALVAÇÃO E EU NAO EU PREFERIR MIM ENTREGA AO PECADO, ENTAO SEI QUE NUNCA VOU PRO CÉU SE CONTINUAR NESSA VIDA. É SIMPLES É SÓ ACEITA O SEU DESTINO TBM E PARA DE COLOCAR O NOME DE DEUS, ACHANDO QUE DEUS É AMOR. ESQUECI DEUS É JUSTIÇA TBM. ELE É JUSTO.

      Excluir
  14. E por isso que o mundo está cada vez pior, cada dia Deus acende a sua ira por causa do pecado de muitos humanos e não são só esses não são muitos vagabundos que diz ter família fica com viados direto sem falar nas putas que tbm fica pensando q pq não vê Deus, Deus tbm não vê a maldição deles e delas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mundo está pior desde o começo, quando Adão e Eva pecaram contra Deus. Sua visão de mundo é supérflua e sua inteligência é quase nula...

      Excluir
  15. Satanás de saia 😂😂

    ResponderExcluir
  16. E EU SÓ QUERO QUE VCS PAREM DE TENTAR ENFIAR GOELA ABAIXO DAS PESSOAS QUE HOMEM É MULHER E QUE MULHER É HOMEM. TAMBÉM QUERO RESPEITO.

    ResponderExcluir
  17. Não adianta,não serão nunca do gênero oposto. Tem quem queira enganar o povo, mas continuarão a ser uma aberração aos olhos da maioria.

    ResponderExcluir
  18. Que porcalhada nojenta

    ResponderExcluir
  19. O povo respeita vcs trans porém vcs tem q respeitar as pessoas como um todo,respeitar mulher homem é principalmente crianças e adolescentes.

    ResponderExcluir
  20. Bom eu não Creio que quem chega ao poder deveria defender o povo e não bandeiras isoladas, e respeitar não é colocar goela abaixo a sua vontade em detrenimento de outros, e respeitar não participar das práticas ou idéias de outro, e sim poder descordar e emitir sua opinião sobre algo ou algum assunto. Porém o que temos visto é a Obrigatoriedade sido chamada de respeito e quem pede respeito ser tão desrespeitoso quanto quem discorda de suas idéias. E ai de vc dizer isso será acusado de fobia que é outro adjetivo utilizado pra tudo pra justificar comportamentos e ideologias contrárias a opinião da maioria, ou seja das famílias tradicionais Brasileiras e porque não dizer mundiais.

    ResponderExcluir