terça-feira, 18 de janeiro de 2022

Vítimas das enchentes receberão cartão para comprar móveis e eletroeletrônicos no comércio local, afirma secretário

A Prefeitura de Itabuna encontrou uma forma bastante positiva para ajudar a levantar a autoestima de centenas de famílias que perderam tudo em decorrência das enchentes do Rio Cachoeira e das chuvas que atingiram o Sul da Bahia, em dezembro passado. Um cartão digital será fornecido a cada uma delas no valor de R$ 3 mil por meio do Auxilio Recomeço para que possam comprar materiais de construção, móveis e aparelhos de eletrodoméstico novos e com isso recomeçar a vida mais dignamente.

Os cartões serão confeccionados e gerenciados pela empresa Green Card Refeições e Comércio Ltda., por meio de contrato firmado através de dispensa de licitação, em função da reconhecida situação de emergência no município. A prestação de serviços será sem ônus para a Prefeitura, já que todos os recursos alocados se destinarão exclusivamente para atender as operações realizadas no comércio pelos beneficiários do programa, de acordo com informações do secretário de Fazenda e Orçamento, Davi Dultra.

Ele explicou que os ganhos da empresa serão limitados às taxas pagas pelos estabelecimentos comerciais, vinculados ao programa emergencial para o fornecimento de produtos, cujas vendas serão efetuadas por meio dos cartões do Auxilio Recomeço. Além disso, existem os recursos no valor de R$ 2.678.594,82 no Pix da Defesa Civil Municipal, oriundos das doações feitas por voluntários desde 27 de dezembro.

Outro detalhe é que as famílias beneficiadas deverão fazer suas compras apenas no comércio de Itabuna, como forma de soerguimento da economia local, já que muitos comerciantes também enfrentam problemas em decorrência das águas que invadiram seus estabelecimentos, destruindo mercadorias no todo ou parte delas.

“Desta forma, além de autoestima que será devolvida às famílias que podem escolher os bens materiais de acordo com seu gosto pessoal, o prefeito Augusto Castro direciona um olhar mais amplo ao estender os benefícios ao comércio local que terá movimentação nas vendas, fortalecendo a economia”, justifica o titular da Secretaria da Fazenda e Orçamento.

O cadastramento dos estabelecimentos comerciais interessados em participar do Programa se dará através de parceria entre a Prefeitura, Sebrae e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O secretário da Fazenda lembra que, apesar da situação crítica tanto das famílias quanto da própria cidade que teve parte da sua estrutura física destruída pelas águas, a exemplo de casa, ruas e avenidas, o prefeito não se acomodou ao buscar meios para o acolhimento aos desabrigados, além do apoio que foi buscar nas esferas estadual e federal.

Davi Dultra destaca que tudo começou depois do Natal com o trabalho das secretarias municipais, Promoção Social e Combate à Pobreza, Saúde, Segurança e Ordem Pública, Educação e Infraestrutura e Urbanismo para o acolhimento das pessoas em local seguro e capacitou, inclusive, equipes médicas para o atendimento tanto nas unidades de saúde quanto nos abrigos. “Todas as vítimas da enchente receberam atenção especial, foram acolhidas e cadastradas. Nenhuma ficou de fora dos benefícios que estão sendo prestados pelo município”, concluiu o secretário.

49 comentários:

  1. Que não aja arrocho,😡💰😡 sobre nós!

    ResponderExcluir
  2. e mais quando vai ssaai

    ResponderExcluir
  3. Nada contra reerguer o comércio da minha cidade, agora não ter a liberdade de escolher aonde comprar é no mínimo um provocação a mim como consumidor! 🙄🤔🙄

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra você não sofrer, é simples escolhe a loja onde quer comprar e paga com o seu dinheiro...qual a dificuldade?

      Excluir
  4. Alguns já questionaram: Será que esta tão propalada ajuda sai antes da próxima enchente? Calma, minha gente. Afinal, um ano passa depressa, o problema maior será a ocorrência de outra chuvarada e outra enchente... no ano próximo.

    ResponderExcluir
  5. Chega de conversa! Queremos ação.Esse auxílio já deveria está nas mãos das pessoas .Pois o cadastro já foi feito a pelo menos 15 dias . A necessidade não espera.Estamos cmnossas casas arrasadas esperando por isso.Vai esperar chegar o momento da campanha p distribuir esse auxílio? Estamos de olho viu augusto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo mais E o q tá parecendo, affs😏😔

      Excluir
  6. Até parece que essa esmola de 3 mil reais dá para comprar isso tudo, (material de construção, moveis e eletrodoméstico) o máximo que uma pessoa consegue comprar com esse valor nesse país governado por um presidente incompetente é uma geladeira e talvez um fogão, pois até mesmo os móveis branco que o ex presidente Lula conseguiu baratear para que o pobre pudesse ter acesso hoje em dia tá custando o olho d cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acorda! Fica em casa! Economia a gente vê depois. Fetiche por esse Bolsonaro. Defesa burra de um ladrão como o Lula!

      Excluir
    2. Lula pegou uma economia forte quando foi eleito pela primeira vez, Bolsonaro recebeu um país quebrado pela gestão Lula/Dilma.

      Excluir
    3. Você chama de esmola, com certeza não tem esse dinheiro em conta, e tão pouco está precisando. Esse dinheiro será muito bem vindo para quem perdeu tudo.

      Excluir
  7. Deveriam também era colocar todo o município, para poder sacar o FGTS e ajudar o comércio e a cidade em geral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que você não ler, procure se informar, pouso saque do FGTS é emergencial para ajudar trabalhadores a se reerguerem.

      Excluir
  8. Nos vítimas desta tragédia que não podemos esperar queremos uma ação já... chega de bla, bla

    ResponderExcluir
  9. Pra quem perdeu três televisão 2 guarda roupas camas armário entre outras coisas mais da pra que se fosse ele teria vergonha dar só isso ministério público entre no caso aumente esse valor urgente precisamos fazer uma abaixo assinado fora que tem coisas que eles estão escondendo direito nosso naquele Grapiúna nem deixam as famílias entrarem mais sendo que tem muita coisa doadas lá eles escondendo do povo fiz cadastro pra receber sexta e colchão só me deram colchão sexta falaram que vinha na casa até hoje esperando quando vamos lá os seguranças não deixam entrar trancando mal as pessoas descaso sou da mangabinha

    ResponderExcluir
  10. Povo não vse contentar com pouca coisa perdemos mais que isso ministério público nos ajude porfavor Socorro Itabuna Bahia estamos sofrendo povo da enchentes

    ResponderExcluir
  11. Sabemos que esse valor não dá pra compra nada.
    Só um tv custa. Só um colchão. Fogão. Então profavor aumente esse valor. Pra 5 mil. Aí sim daria pra metade das coisas. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk. Tv de 5 mil, quer com assinatura de Netflix também?

      Excluir
  12. Tem que ser o dobro desse valor manda Augusto compra os móveis da casa dele com 3mil. Só tô falando de móveis. Nem esto citando outras necessidades básica. Que precisamos no nosso dia a dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é pra te deixar rico não, e pra começar. O resto é contigo. Acorda. É 3 mil mesmo e pronto.

      Excluir
  13. Tinha que ganha os móveis novos completos fora os 5mil. Pra reforma ou compra material de construção.
    Não nois maltrate esto precisando mesmo de ajuda.
    Não esto a de brincadeira. Profavor nois ajude. Com mais alguma coisa secretário.

    ResponderExcluir
  14. Dei entrada no meu FGTS e a caixa indeferiu , diz que a área onde moro não foi cadastrada pela prefeitura como área de calamidade, sendo que na minha casa deu agua a 1.50MT. de altura, moro no novo jaçanã perdi vários móveis, explica ai Augusto Castro?

    ResponderExcluir
  15. Feliz do povo brasileiro que essa pandemia foi no governo Bolsonaro.Se fosse no pt o comércio teria fechado geral e a polícia na rua prendendo o povo p não trabalhar.A economia teria entrado em colapso e estaríamos rumo a Venezuela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique com sua carniça e leve pra sua casa. Tá, e coloca os filhinhos dele pra gerir seus negócios.

      Excluir
  16. Vc não perdeu sua mãe seu relento bolsominio ou seu filho Cada relento de do bozo pobre de direita

    ResponderExcluir
  17. Os fiscais de ind.e comércio, Zezinho e Claudio Moisés,esteveram no meu estabelecimento para fazer o cadastro(Mangabinha) parabéns são educados e competentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc já recebeu? Que milagre pois até agora q eu saiba ninguém nem viu a cor deste cartão

      Excluir
  18. Já tem gente vendendo ,pela metade do valor.

    ResponderExcluir
  19. Fiquem atentos se ou quando (sabe Deus) forem utilizarem o tal "cartão programado" para determinadas lojas, observem bem os produtos para não adquirirem aqueles que boiaram nas águas da enchente. Pode ser, quem sabe (?) alguém "desatento ou descuidado" pode tentar desovar aparelhos... digamos... lavados nas aguas transbordantes do rio Cachoeira. Apenas uma observação...

    ResponderExcluir
  20. Augusto castro, kd o concurso,a prefeitura tá cheio de aposentados,tem que abrir espaço para a juventude. Que votou em vc.

    ResponderExcluir
  21. Esse valor é vergonhoso até quando os veadores vibraram com esse valor o correto séria no mínimo dez mil reais para poder conseguir algo porque com três mil ou vc compra matérias para construção ou uma televisão é uma vergonha ver esse caso o ministério público tinha que entrar com uma ação forte sobre esse assunto nem os secretários tão recebendo esse valor vai pagar a Almir Melo a Souza ou Aldo Rebouças um salário de três mil pra ver se eles querem vai pagar ao vereadores isso não dá um acessor de vereadores tá ganhando é 5 mil os outros 1,800 reais sem fazerem nada só nas festas com nosso dinheiro vamos ver isso aí população o caso é sério .

    ResponderExcluir
  22. Cadê as geladeiras que chegaram quarta feira da semana passada em Itabuna, que foram doadas e quando chegaram aqui não foram descarregadas no Grapiúna tênis clube.

    ResponderExcluir
  23. GELADEIRA VAGABUNDA 1500,00 FOGAO DO RUIM 500,00 BOTIJAO COMPLETO 200,00 UTENSILIOS 400,00 ALUGUEL 400,00 - PRONTO ACABOU O DINHEIRO.... AINDA MAS DA PRA COMPRAR USADO VAMOS LA GELADEIRA DETONADA 800,00 FOGAO DETONADO 300,00 BOTIJAO COMPLETO 200,00 UTENSILIOS 250,00 ALUGUEL 400 TOTAL 1950,00 SOBROU 1050,00 PARA "RECOMEÇAR"

    VALOR É IRRISORIO, NAO RESOLVE NADA. A PREFEITURA PRECISA FAZER CASAS URGENTES.

    SE FOR UTILIZAR PARA CONSTRUIR ESSE DINHEIRO MAL DA PARA O TELHADO.

    E VAMOS PARA DE FAZER POLITICA COM ESSE DINHEIRO PQ A SECRETARIA DE ASSISTENCIA SOCIAL NAO FEZ PORRA NENHUMA, INCLUSIVE A SECRETARIA QUE QUERIA SER DEPUTADA SUMIU E BLOQUEIA TODO MUNDO NO INSTAGRAM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá trabalhar rapaz, tanta gente já começou a reformar suas casas e você esperando esmola. Tá acostumado né? Tem celular e wi-fi pra tá aqui, mas não pode comprar uma telha.

      Excluir
    2. Vc perdeu nada ok vc perde ai vc vai sentir falta que perdeu ok merda

      Excluir
  24. Ruma de vagabundos, como vamos recomeçar com apenas 3 mil? Um fogão e uma geladeira... Uma vergonha, a prefeitura não fez nem está fazendo porra nenhuma pra ajudar o povo. E era uma emergência e até hoje nada. Só fazendo política com o dinheiro que o povo doaram. Safados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi a prefeitura que fez alguma obra que destruiu sua casa? O prefeito encheu o Rio foi? Vai lutar e deixa de ficar coçando o saco, esperando.

      Excluir
  25. Tem gente que nem perdeu nada, colocou no andar de cima e disse que perdeu tudo, fiquem de olho fiscalização 👀

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FOFOQUEIRA DO CARALHO E A PARTE ELETRICA? PINTURA? NAO CONTA NAO? INVEJOSA

      Excluir
    2. E o que prefeitura tem haver com elétrica e pintura? Tem que dá um aluguel social e assistência alimentar. Tem essa de fazer milagre não. Trabalhar pra recomeçar, já ouviram falar sobre isso? Cada uma. Se for embelezar as casas que nem teto tinha, casa de papelão, madeira sempre vai existir. Vão trabalhar.

      Excluir
  26. Tem gente da saúde beneficiado pessoas aleatórias que não foi atingido nas enchentes cader a fiscalização

    ResponderExcluir
  27. Cadê o dinheiro que o Governo Federal enviou 220 milhões de reais?? Cadê os cartões de 3000 reais q não chegam na mão do povo q foram atingidos pelas águas??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 200 milhões? Ah, bicho mentiroso, filho do diabo.

      Excluir
  28. Moro na rua São João mangabinha as águas chegou faltando 2 degraus para entrar no 1 andar teve gente q perdeu tudo passaram cadastrando só por cadastrar resolver o problema até hoje nada cadê o dinheiro? Tem pessoas q são funcionário público e estão sem resposta cadê???

    ResponderExcluir
  29. Vejo muita gente criticando o valor ofertado pela prefeitura de Itabuna. Sou itabunense nas não moro na cidade. Aqui no estado onde moro é comum ocorrer catástrofes naturais e você não vê o governo dar um real, aí tá dando três mil e ainda acham ruim.
    Pelo que entendi, esse valor é apenas um suporte para retomar a vida, e não um valor para mobiliar, reconstruir a casa. Infelizmente, nem o povo tem culpa, nem o governo (seja federal, municipal ou estadual).

    Agora, um coisa é certa, não devemos esperar só pelos governantes, pois o que coloca comida na mesa e teto na cabeça chama-se trabalho.

    ResponderExcluir
  30. O primeiro cartão a ser entregue será o do prefeito, isso eu tenho certeza.Sem falar nas doações do Pix, Augustinho se armou.

    ResponderExcluir
  31. São Paulo todo dia tem enchente. Vai ver se prefeito dá cada nova a ninguém. Não pega não os 3 mil e fica achando que a prefeitura vai dá casa no cidadele pra ninguém. Prefeitura tem culpa de enchente? faz casa na beira do Rio e quer sair sem arcar as consequências. Tão exigindo demais.

    ResponderExcluir