segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

‘Dinheiro esquecido’: aposentados vão recuperar desconto do consignado


Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descontos indevidos no consignado também vão poder recuperar o dinheiro por meio do Sistema Valores a Receber.

O Banco Central (BC) criou uma nova ferramenta que vai ajudar as pessoas físicas e jurídicas a saber se elas têm dinheiro para receber de alguma instituição financeira.

É justamente esta ferramenta que também ajudará aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos no consignado. A devolução será feita a partir de 2 de maio deste ano. Esse grupo de pessoas vai receber de volta o dinheiro por meio do Sistema Valores a Receber, do Banco Central. São recursos que foram descontados em folha de clientes de operações de crédito consignado em bancos ou outras instituições financeiras. Mesmo que tenha ocorrido a portabilidade do crédito para outro banco. Segundo o BC, nessa atual fase do programa, serão devolvidos R$ 4 bilhões.

Como saber se tenho valores a receber?

Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;

Digite seu CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou de criação da empresa para consultar se você tem valores esquecidos em bancos; caso a resposta seja sim, guarde bem a data que o sistema vai te informar, pois será neste dia que você deverá retornar ao site do BC.

No entanto, para receber o dinheiro, é preciso que você tenha uma conta gov.br nível prata ou ouro. Para retirar o valor deverá ser usado o login Gov.br, conta criada no site do Governo Federal. Será preciso indicar a conta bancária para transferência.

Você que ainda não tem uma conta deverá criá-la. Será necessário fazer um agendamento que poderá ser nos seguintes horários: 4h às 14h ou das 14h à meia-noite.

Na próxima etapa o BC vai incluir as consultas de valores a receber em outros casos:

Recursos de tarifas e parcelas de operações de crédito mesmo que não haja um termo de compromisso assinado pela instituição financeira com o Banco Central;

Saldos de contas de pagamento pré-pagas ou pós-pagas;

Contas encerradas em corretoras ou distribuidoras de títulos mobiliários.

O BC informou que divulgará em breve os procedimentos para quem tem valores a receber “por terceiros legalmente autorizados (procurador, tutor, curador, herdeiro, inventariante ou responsável por menor não emancipado)”.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática: 

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário