quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Espanha investiga 68 casos de abuso sexual em instituições religiosas

Há pelo menos 68 processos criminais em andamento nos tribunais espanhóis relacionados com casos de abuso sexual de menores em instituições religiosas.

Os dados foram revelados hoje, mas não detalham quantas destas investigações envolvem a Igreja Católica ou outras instituições como as Testemunhas de Jeová ou a Igreja Envangélica.

Os dados foram requeridos pelo Ministério Público espanhol, em 31 de janeiro.

De acordo com o El País, os 68 processos em causa dizem respeito apenas a investigações abertas este ano, deixando de fora condenações já concluídas ou casos que nem chegam à justiça civil, acabando por ser tratados em processos eclesiásticos, nos quais são os bispos ou os superiores das ordens religiosas que se encarregam de os julgar e, em algumas situações, indenizar as vítimas.

O pedido do Ministério Público espanhol surge depois de uma investigação de uma equipe de jornalistas do El País, que revela que 1.246 menores foram vítimas de abusos sexuais em instituições religiosas nos últimos anos.

Vale lembrar que a polêmica dos abusos sexuais na igreja foi levantada depois de um relatório de uma comissão independente, divulgado no ano passado, que estima que mais de dois mil padres e outros membros do clero francês abusaram sexualmente de 200 mil menores entre 1950 e 2020.

O caso desencadeou uma série de investigações noutros países, incluindo em Portugal, onde uma comissão independente também já está verificando pelo menos mais de uma centena de testemunhos.

7 comentários:

  1. Verdade, inclusive a maioria dos gados também queimam a rosca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E pq vc tá preocupado com a rosca dos outros? Tão tomando seu ponto de prostituição na rodoviária é? Só lamento por vc kkkk

      Excluir
  2. Todo cidadão com mais de sessenta anos com algum envolvimento religioso, seja no catolicismo, protestantismo, espiritismo ou alguma outra religião ou seita, tem conhecimento de algum ou vários fatos envolvendo pedofilia e/ou abuso sexual contra menores de ambos os sexos, praticados por aqueles que se dizem evangelizadores, representantes de "deus" ou denominações afins. A matéria faz referência a um numero mínimo de casos, pois, infelizmente, os "dirigentes-mor" de tais entidades protegeram e protegem seus membros e subordinados. Mas, afinal, tudo que envolve os seres mais hediondos do planeta está cimentado na mentira, enganação, hipocrisia, falsidade, luxúria, desonestidade, pecado, esculhambação, cinismo, criminalidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vc sabe disso? Vc conhece "TODOS" os cidadãos com mais de sessenta anos? Vc mesmo fez essa pesquisa ou retirou de alguma reportagem da globo? Tem como mandar a fonte de onde vc tirou esses dados? Agradeço desde já... Ah, e sugiro q chame a polícia, toda vez q ver um cidadão com mais de sessenta anos.

      Excluir
  3. (21:18) Caro petralhão cabeça de bode e furico arregaçado por bengas jumentais, com certeza a pesquisa foi realizada no cafôfo de tua suposta genitora. A suposição dá-se em razão de teres sido gerado na cloaca de um ser estranho, daí surgires em forma de aberração. Satisfeito? Caso discordes, existem locais onde podes satisfazer seu desejo em retornar a sarjeta de onde surgistes. Enforque-se!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKK calma, fica brava não BB. Mas da próxima vez q usar dados, vc é "obrigado" a colocar a fonte. Senão, seu pensamento não passa de asneiras e suposições infundadas. Bjos

      Excluir