quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Inicia hoje (23), ano letivo na Rede Municipal de Ensino de Itabuna com aulas presenciais e remotas

Cerca de sete mil alunos da educação infantil e da Educação de Jovens e Adultos em 13 escolas voltam às aulas presenciais nesta quarta-feira (23), no início do ano letivo de 2022 em Itabuna. As demais escolas funcionarão em regime de aulas em formato híbrido, quando os estudantes, seus pais ou responsáveis retiram blocos de atividades na unidade escolar em que está matriculado, renovando a cada 15 dias.

As aulas acontecem no Grupo Escolar Maria Creuza Pereira (Urbis IV), Escolas Municipais e Creche Maria Goretti e São Paulo da Cruz (Mangabinha), Centro Comunitário e Creche Irmã Margarida (Maria Pinheiro), Escola Espírita Emmanuel (Novo Fonseca), Grupo Escolar Municipal Pedro Jerônimo, Centro Educacional São Francisco de Assis (São Judas Tadeu) e Centro Educacional Infantil São Lourenço.

Ainda, Escola Crehe Pequeno Lar (Fátima), Escola Creche Lúcia Oliveira (Centro), Escola Batista da Califórnia, Escola Maria Rosa – Sítio I da Fundação Marimbeta (São Roque) e Escola Alberto Lessa (Santa Inês). A maioria das escolas da Rede Municipal passa por um Programa de Requalificação das Escolas Municipais que tem exigido um grande esforço por parte da Secretaria Municipal da Educação.

A secretária Janaína Araújo frisou que este será um ano que exigirá muito empenho, muito trabalho, qualidade e compromisso da comunidade escolar. “A responsabilidade aumenta neste novo momento em razão da necessidade de uma nova adaptação, mas principalmente por ser o momento de resgatar, de atrair os alunos que se afastaram”, exultou Janaína Araújo.

A secretária reforçou que as aulas presenciais estão sendo retomadas de forma responsável e gradativa, respeitando todos os profissionais e alunos. “A nossa expectativa é de que até junho 100% das escolas retornem às aulas no formato presencial. Agora não foi possível o retorno de todas por conta das obras de requalificação das unidades escolares”, informou.

31 comentários:

  1. Na verdade falta de interesse do prefeito e secretaria de educação, como pode ainda acontecer aulas híbridas? Não estou vendo nenhuma escola sendo modificada, o que falta é realmente do poder público em promover educação de qualidade e presencial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. A gestão pública descobriu mais uma forma de "economizar" o dinheiro público. Os pais e a sociedade grapiúna deve exigir por meio da justiça a volta às aulas.

      Excluir
  2. Cadê os fogões e Geladeiras que foram doados pela Magazine Luiza, Assai d Outros? Cadê Augusto Castro ? Agora quer da uma de João sem Braço é ? ao invés de Liberar os cartões Recomeço quer substituir por os fogões e Geladeira é ? e Dinheiro os Euros que os Padres Trouxeram doaram FOI PARA ONDE ? a mascará sua de Bom MOÇO CAIU, #SOLTEODINHEIROAUGUSTO

    ResponderExcluir
  3. Tiveram dois anos para requalificação das escolas, e agora na hora do reinicio das aulas presenciais que vão se atentar nas reformas!! por isso a educação pública brasileira está essa carniça!

    ResponderExcluir
  4. Tá faltando mais interesse da parte da prefeitura pra começar esse ano letivo escolas particulares e estaduais a todo vapor e municipal nada.

    ResponderExcluir
  5. Tá faltando mais interesse da parte da prefeitura pra começar o ano letivo escolas particulares e estaduais a todo vapor e municipal nada.

    ResponderExcluir
  6. 2 anos de pandemia sem aula presencial e a prefeitura não fez nada nas escolas agora os alunos estão voltando pra escola com escola sem água sem gás sem um móvel descente nos pais somos obrigados aceitar os gestores das escolas se explicando pois as mesma não tem culpa eu não vou mandar a minha filha infelizmente temos que passar por isso.secretaria de educação vai visitar as escolas pra ver se vc colocaria seus filhos em uma escola assim

    ResponderExcluir
  7. Não entendo ,tanto tempo sem aula e agora que vão começar a reformar as escolas ? porque não fez isto antes ???? absurdo isso falta de respeito e compromisso .

    ResponderExcluir
  8. Um absurdo hoje acordei meu filho cedo ele todo alegre pra estudar quando chego na escola Grupo escolar municipal pedro JerÔnimo ouvir a diretora me falar que nao teria aula por falta de água tanque sujo bica suja e sem carteiras achei um absurdo e outra tem que levar as crianças todos os dias se nao ainda vai levar falta dois anos de pandemia sem aulas agora no momento que iria retornas que ver que tem que fazer reparos me poupe viu prefeito de merda esse que ta na gestao mais a filha dele pode crer estuda na melhor escola que tem na cidade agente que e pobre que se lasque por que ele nao estar nem ai mais a verbas vem e fazem o quer pois nossas crianças tem que estudar ja basta 2 anos sem ir a escola

    ResponderExcluir
  9. Um absurdo, dois anos de pandemia, que deu tempo pra reformar todas as escolas,uma vergonha, onde o povo precisa deixar suas crianças para poderem trabalhar, aí fica reforma dos praças que não é momento para isso, enquanto nem comida tem pra as escolas que dizem terem condições de começar aula, falta monitores, resumindo são vários os problemas, aí esse povo q nem pisam no chão das escolas pra verem a realidade, ficam só exijindo que comece ano letivo, Sr. Prefeito e tal secretaria de educação não é assim que teremos educação de qualidade, vão as escolas vocês mesmos e sintam na pele o que é trabalhar sobre pressão e sem condições de trabalhar.

    ResponderExcluir
  10. Quando começa as aulas da creche do caic
    ??

    ResponderExcluir
  11. As próprias professoras não querem retornar as aulas presencias,querem ganhar bem e no mole.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor trabalhou foi muito essa pandemia, quero é minha sala de aula novamente.

      Excluir
    2. Vc deveria procurar saber a realidade, professor nenhum ( pq não tem apenas do gênero feminino)está se esquivando de retornar às aulas, pelo contrário, está suplicando pq ninguém aguenta mais esse ensino remoto. Foi útil na pandemia mas seu. Se o poder público nesse governo teve no mínimo um ano e não fez nada a culpa não é do lado mais fraco. E em relação ao salário, para informação de vocês em Itabuna o valor está achatado para os níveis de maior escolaridade. Paga-se o piso para o nível 1 apenas. Ao longo dos anos todos os prefeitos fizeram isso e AC permanece mais do mesmo. A educação no município não é prioridade e estamos vivendo um triste retrocesso. Infelizmente.

      Excluir
  12. Menos no Imeam pq não sei pra pext estão reformando agora. A pandemia inteira,alunos em casa e a poha vai reformar justamente no momento do retorno. Eu não entende nada,mas ai tem coisa. Esse Imeam tem um péssimo ensino,lanche,e salas de aula de Itabuna,do Brasil,do mundo(sendo irônica).

    ResponderExcluir
  13. Esperamos que a atual secretária de Educação tenha um competência razoável.
    As que já passaram pelo cargo foram um ORROR ( Isso mesmo, UM ORROR escrito co O )

    ResponderExcluir
  14. Prefeito deixa de tá reformando praças, e dão prioridade as escolas,precisamos que nossos filhos voltem estudar, não se esqueça que estamos em ano de eleição, acorda gente, deixem de tá votando nessa cambada , que só querem gastar o dinheiro público

    ResponderExcluir
  15. Uma vergonha as creches que começaram aulas, não tem monitores, e quem tem filho com autismo, e outras necessidades? Vão ficar sem aula? Ou vocês querem que a propria família fiquem lá com a criança? Lamentável e vergonhoso

    ResponderExcluir
  16. Enquanto não houver reformas meus filhos não ir ai as escolas municipais. Experimentem visitar uma delas, um horror, telhados caíndo, muros rachados, infiltrações, uma vergonha e um perigo

    ResponderExcluir
  17. sindicato encontra escolas insalubres e sem condições de receber alunos. Algumas que já passaram pela “reforma” estão com os forros desabando, revelando total descaso com o dinheiro público.

    Há quase dois anos que as escolas municipais estão fechadas, mas as reformas começaram tardiamente, o que comprometerá um retorno presencial efetivo na rede. Nossa luta não é apenas por reajuste salarial, mas por condições dignas de trabalho para os professores e um ambiente saudável aos nossos alunos.

    Escolas Visitadas:

    *Uma gestão que não valoriza o professor e não se preocupa com a educação, dificilmente conseguirá promover alguma melhoria significativa na sociedade*!

    ResponderExcluir
  18. sindicato encontra escolas insalubres e sem condições de receber alunos. Algumas que já passaram pela “reforma” estão com os forros desabando, revelando total descaso com o dinheiro público.

    Há quase dois anos que as escolas municipais estão fechadas, mas as reformas começaram tardiamente, o que comprometerá um retorno presencial efetivo na rede. Nossa luta não é apenas por reajuste salarial, mas por condições dignas de trabalho para os professores e um ambiente saudável aos nossos alunos.

    Escolas Visitadas:

    *Uma gestão que não valoriza o professor e não se preocupa com a educação, dificilmente conseguirá promover alguma melhoria significativa na sociedade*!

    ResponderExcluir
  19. Professor insatisfeito nem que ele queira trabalha direito porque,pq além de amor,temos contas a pagar.

    ResponderExcluir
  20. Esse prefeito precisar valorizar mas nosso professores , da o aumento deles , paga os direitos deles , prefeito que não valoriza professores só ganhar eleição uma vez, Fernando Gomes , Azevedo, Vane, eles pagava todos os direitos que os professores tinha , acorda prefeito, votei em vc e não voto.mas e nem em sua esposa

    ResponderExcluir
  21. Falta o prefeito valorizar os professores e muitas dessas escolas estão um lixo nossos filhos estão jogados em escolas sujas desempenho só dos professores pq da prefeitura nada

    ResponderExcluir
  22. Total descaso do poder executivo municipal e falta de fiscalização dos vereadores que em vez de colocar palaque para o Prefeito deveriam está fiscalizando a aplicação das verbas do município. As escolas não estão em condições mínimas para receber os alunos, os professores e professoras estão sem condições de trabalho. Foram dois anos que poderiam ser feitas as reformas das escolas. Outro agravante é que o prefeito ainda não sinalizou o reajuste dos professores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E nem vai sinalizar! Ele quer é ganhar tempo😑

      Excluir
  23. Que reforma eles dão uma tapiada e diz que fez reforma depois de 2 anos sem aulas agora que decidiram fazer reforma conta outra viu enquanto isso as verbas que vem para merenda e outras coisas são desviada para o bolso deles esses políticos são farinha do mesmo saco viu

    ResponderExcluir
  24. Já passou da hora do Ministério Público intervir nesta situação, professores sem seus direitos garantidos em lei, escolas sucateadas, deficiências nas aprendizagens de nossos filhos. Nós pagamos impostos mais caros do mundo e exigimos o mínimo de qualidade. Prefeito educação é prioridade. Pague o reajuste aos professores e professoras e reforme as escolas. Queremos nossos filhos aprendendo, professores valorizados e escolas de qualidade.

    ResponderExcluir
  25. Prefeito pague o reajuste dos professores conforme a Lei do Piso, cumpra a lei. E reforme as escolas. Está feio. Educação é prioridade . Só é essencial quando o professor faz Greve? Queremos nossos filhos aprendendo com os professores valorizados e escolas reformadas. Reavalie suas prioridades.

    ResponderExcluir
  26. Precisamos de políticas públicas mais comprometidas e sérias. Num governo onde a educação não é prioridade não pode ser considerado justo, honesto e igualitário.
    Onde estão as verbas doa alimentação de mais de 2 milhões referentes aos dois anos de pandemia?
    E as verbas destinadas a revitalização das escolas de mais de dois anos atrás? Os recursos federais destinados à educação municipal?
    Cadê o poder público que não toma providência é preciso desenhar ou estão todos conoventes?
    Não somos otários, daremos a resposta na hora certa

    ResponderExcluir
  27. Dois anos sem aulas, escolas caindo aos pedaços, e agora, no retorno, resolveram "reformar"! Ahahah é até engraçado isso! Governo não se preocupa com ninguém gente, nem alunos, nem pais, nem professores, etc, etc...Só querem é voto de 4 em 4 anos e que se dane o resto!!!!

    ResponderExcluir