domingo, 6 de fevereiro de 2022

Justiça suspende abate de jumentos no Brasil para exportação à China

A Justiça Federal decidiu suspender o abate de jumentos no Brasil para exportação à China. A medida foi tomada por 10 dos 13 desembargadores da Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), em Brasília, na noite da quinta-feira (3).

Desde 2016, o Brasil passou a exportar o couro do animal para a produção de um remédio conhecido como ejiao, bastante popular na China. Não há comprovação científica de que ele funcione, mas, no país asiático, o ejiao é utilizado com a promessa de tratar diversos problemas de saúde, como menstruação irregular, anemia, insônia e até impotência sexual. Ele é consumido de várias maneiras, como em chás e bolos.

Para fabricar o produto, os animais são recolhidos da caatinga e de zonas rurais do Nordeste em grande volume, sem que exista uma cadeia de produção que renove o rebanho, como ocorre com o gado.

Ou seja, eles são abatidos em uma velocidade maior do que a capacidade de reprodução, o que acendeu um alerta de que a população de jegues pode ser eliminada nos próximos anos no Nordeste. No final de dezembro, uma reportagem da BBC News Brasil mostrou que cidades do centro-sul da Bahia se tornaram dependentes economicamente do abate de jumentos. Leia mais no G1

15 comentários:

  1. Tem que abater Bozo miliciano genocida assassino e seus jumentos seguidores.kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Finalmente,antes tarde do que nunca, pois já havia passado da hora de barrar esse crime.

    ResponderExcluir
  3. FILHO DE MUTUNS se armou. Salvo pelo gongo. Não vai mais pra China. O jumento do FILHO DE MUTUNS não vai ser abatido.

    ResponderExcluir
  4. Esses chineses fazem parte com o diabo mesmo viu cada mentira beber chá do couro do animal vocês têm que beber o mixo da taca do jegue seus nojento comem tudo que e porcaria

    ResponderExcluir
  5. Os seguidores de bozoloide .

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela decisão,porém a acessibilidade de comprar a moto,esse animais está em desuso no nordeste.

    ResponderExcluir
  7. Quanta maldade 😢😢😢😢😢😢

    ResponderExcluir
  8. Malditos mata esses animais todos os animais e esses principalmente

    ResponderExcluir
  9. Isso aí!meus parabéns viu,gostei que a justiça suspendeu o abate de jegues.
    Esses chinês tem que se fuder rapaz.

    ResponderExcluir
  10. Os chineses fazem parte com o diabo e esse tipo de governo q o larápio de 9 dedos quer implantar neste país comunista miserável.

    ResponderExcluir
  11. Será que eles descartam a carne do animal?
    Eita povo porco,esses chineses 😱🤮

    ResponderExcluir
  12. Se abater os jegues quem vai votar em Lula?

    ResponderExcluir
  13. Estou com peninha da cidade que dependia economicamente das vendas dos jumentos! Coitadinhos, de que vão viver agora (interrogação). se não encontrarem outra alternativa econômica, que morram, fodam-se!!!!

    ResponderExcluir
  14. Vixe, vai diminuir os eleitores do PT KKKKKKKKKK

    ResponderExcluir