quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

MP-BA abre investigação para apurar caso de comercialização de cerâmicas de negros escravizados em Salvador

O Ministério Público da Bahia anunciou, nesta quarta-feira (09), a abertura de um procedimento para apurar os fatos relacionados à venda de imagens de peças de cerâmicas de negras e negros escravizados, na loja Hangar das Artes, que fica no aeroporto de Salvador.

O órgão afirma que recebeu a denúncia na terça-feira (08) e que já nesta quarta-feira (9), a Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo determinou a notificação da representante da loja para esta que forneça informações em um prazo de cinco dias, a contar da data do recebimento da notificação.

O Ministério Público diz que após o envio das informações, avaliará quais medidas cabíveis serão tomadas contra a loja.

Na última segunda-feira (7), imagens de peças de cerâmicas de negras e negros escravizados à venda, em uma loja que fica no aeroporto de Salvador, causaram indignação nas redes sociais. As imagens foram publicadas pelo historiador carioca Paulo Cruz, que havia visitado a capital baiana e estava no aeroporto para viajar para o Rio de Janeiro, onde mora.

A "mercadoria" causou indignação do turista, e de muitas pessoas nas redes sociais. Segundo Paulo, a imagem foi feita no final da tarde de domingo (6), no estabelecimento.

A loja Hangar das Artes pediu desculpas sobre o caso, mas afirmou que se tratava da reprodução da imagem dos Pretos Velhos, entidade cultuada em religiões de matriz africana.

Nesta terça-feira (8), o g1 conversou com religiosos – um deles o presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA) – e uma pesquisadora, que apontaram equívocos na associação do símbolo escravocrata aos Pretos Velhos.

A doutoranda Carla Nogueira, pesquisadora de religiões de matrizes africanas, foi uma das especialistas ouvidas pela reportagem. "A figura dos Pretos Velhos não tem nenhuma ligação com essa imagem negativa e escravocrata, que o racismo tenta colocar. Nossas simbologias são positivadas através do elemento da cura, da resistência, do cuidado, da sabedoria, e não desse formato de escravização".

Posicionamento da loja e protestos na internet

A nota de retratação da loja Hangar das Artes, em que o estabelecimento associa a imagem dos negros escravizados aos Pretos Velhos, foi publicada na internet. Com a postagem, várias pessoas protestaram na rede social. [Veja nota completa abaixo]

"Pior que a venda, só a 'justificativa' de vocês. Eu nem vou escrever o que vocês merecem, não vale a minha energia… PIADA! Completo ABSURDO", escreveu uma mulher

"Gente, melhorem nas justificativas de se tentar justificar o injustificável. A venda já é péssima, agora acrescentar a fé e crenças de outros como justificativa é o pior. Vocês o fazem, porque sabem que não serão afetados por isso, pois grande parte dos que turistam por Salvador, a cara gente branca, compra essa desculpa e também essas imagens, porque pra branquitude se justifica e se aceita", argumentou um homem.

"Privilégio é isso. A exposição das peças, a descrição, a venda, e, depois da repercussão soltar uma nota dessas. Não vou desejar que melhorem porque não acredito que isso vá acontecer. O $ [dinheiro] de vocês tá garantido, e de privilégio em privilégio vão tocando os negócios. Que coisa patética, pra dizer o mínimo. O racismo perdura porque segue sendo lucrativo", complementou uma outra internauta.

Depois das manifestações nas redes sociais, a loja não se posicionou mais sobre o assunto. Veja nota completa abaixo: "A loja Hangar das Artes vem a público se retratar e esclarecer os fatos ocorridos na manhã de hoje (07/02/2022).

Trata-se de uma empresa que emprega inúmeras pessoas, atuante no mercado de artesanato e obras de arte há mais de 20 anos, comercializando e divulgando a confecção de obras de diversos artistas regionais, sempre incentivando a produção daquele pequeno artesão cujo seu sustento depende exclusivamente de sua arte.

Todas as obras que exibimos são voltadas para a exaltação da cultura e história baiana e brasileira. Nossa loja está localizada no Aeroporto de Salvador e sempre exaltou as diversas culturas, com ênfase na cultura africana, já que temos orgulho de demarcar que somos, provavelmente, a cidade mais negra fora de África. Sempre com muito respeito e admiração.

As imagens que estão circulando, de algumas de nossas esculturas, tratam-se da imagem do Preto(a) Velho(a) - espíritos que se apresentam sob o arquétipo de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos, entidades essas que trabalham com a caridade e cuidam de todas as pessoas que os procuram para melhorar a saúde, abrir caminhos e ter proteção no dia a dia. Por isso, algumas das peças possuem correntes, na tentativa (ERRÔNEA) de retratar a história dessa entidade de maneira literal. Erramos na forma em que as peças foram expostas e em descrevê-los apenas como escravos, apagando, de certa forma, a história que carrega.

Pedimos nossas mais sinceras desculpas a todos que se sentiram feridos e menosprezados pela maneira como conduzimos às coisas. Nossa intenção JAMAIS foi menosprezar, ferir ou destituir da imagem de uma entidade tão importante e a potência de sua história. Nossas correntes foram quebradas! E não queremos de maneira alguma trazer de volta memórias desse passado tenebroso e vergonhoso.

Por isso, retiramos todas as peças de circulação afim de minimamente nos retratar diante do ocorrido. Sabemos que não se apaga o que foi feito, mas reconhecemos a nossa falha e não tornaremos a repeti-la, não só pela repercussão que houve e sim por não condizer com a nossa verdade.

Nossas sinceras desculpas pelo ocorrido".

17 comentários:

  1. ESSA BAHIA É UMA PIADA. M,P SE PREOCUPA COM IMAGENS, ENQUANTO O CIDADÃO DE BEM ESTA SOFRENDO NO ATENDIMENTO NOS HOSPITAIS, VEREADORES E PREFEITOS DESVIANDO DINHEIRO DA SAÚDE, GOVERNADOR ROUBOU 30 MILHÕES DOS RESPIRADORES E O M.P NADA FEZ. O DIREITO É CONTRADITÓRIO MESMO, TOMEI NOJO DESSA PROFISSÃO.

    ResponderExcluir
  2. Só faltava essa !

    Agora querem negar os 353 de escravidão.

    Já já vão formar montanhas de livros de história e tocar fogo.

    Ruma de hipócrita da porra !

    ResponderExcluir
  3. A escravidão durou no Brasil quase 4OO anos, a situação do negro não era humano era animal, um porco, um cavalo, um bode, uma vaca, boi, enfim, a arte reporta a realidade de um momento histórico que era dentro da vigente neste momento histórico na vida da humanidade.
    Assim a lei como a sociedade se evolui de acordo com o tempo as estátuas são objetos que reflete um período histórico no Brasil.
    Exemplo da arte moderna em 1922 em São São Paulo com objetivo quebrar paradigma e valorização das artes nacional, estas esculturo do negro acorrentado foi uma realidade no Brasil, então, fazer arte, respirar arte é crime? Não, a Lei 13.278 de 2O16 contempla as escultura que mostra uma realidade já vivida, exemplo do negro numa senzala amarrado feito um bicho.
    Aproveitando o pau e o cacete, o M/P deveria fazer uma investigação na TV Globo pela apologia ao terrorismo fique em casa, além de trazer o medo, o pavor, o terror ao povo Brasileiro e ser responsável por genocídio nestes 2 anos que somente de medo, coação, humilhação, terror já matou mais de 3O milhões de pessoas, e levantar um bandeira contra o STF, exemplo; fazer uma Ação Civil Pública contra o STF por fazer apologia ao crime tirar narcotraficante, terrorista, chefe de gangster da prisão, ou fazer uma Ação Popular contra o STF, o mesmo é cúmplice deste terrorismo feito pela TV Globo e pedir uma indenização de mais de 6 milhões mortos causado pelo medo, pavor, terror desta máquina da morte. Enfim, deixe os artistas em paz, vá procurar uma lavagem de roupa pra fazer parquet

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belo texto; exemplo de coesão.

      Excluir
    2. Filho de mutuns seu abestalhado vc até começa bem mas qdo chega na metade de seu texto vc começa a escorregar no cacete. Eta bicho ou bicha q gosta de escrever merda.

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      EU ACHO QUE ESTAO QUERENDO APAGAR A NOSSA HISTORIA DE LUTA, PRA SAIR DIZENDO QUE NUNCA EXISTIU.
      OU A ESCRAVIDAO É UMA ESTORIA? OU COISA DA CABEÇA.

      Excluir
    4. Volta a vender pizza!!!

      Excluir
    5. A pizza dele era podre

      Excluir
  4. Todo mundo querendo se aparecer
    Vão proibir também os livros de história ?

    ResponderExcluir
  5. Essas figuras confeccionadas de barro , sempre existiram. Em muitas lojas de artesanato das cidades turísticas ,só viram isso agora foi ? Me deixe !investiga os respiradores pagos por Rui que nunca recebemos aqui na bahia . Me deixe ! Tudo como Dantes no quartel de Abrantes

    ResponderExcluir
  6. O pessoal do MP recebe mensalmente um salário incompatível para o grau de miserabilidade do povo baiano e, para tentar justificar tamanha aberração, se agarram a qualquer motivo para simular numa pantomima um trabalhador plantando troços de merda. Eles são os senhores feudais do presente e os negros permanecem escravizados pela classe de parasitas que nada produzem e exploram os otários que trabalham. Para isso, todos são mantidos no analfabetismo, na ignorância, na miséria e na covardia. O que mudou? Basta visitar a periferia e terás a resposta!

    ResponderExcluir
  7. Só o que faltava agora querer proibir a realidade coisa q aconteceu e continua acontecendo

    ResponderExcluir
  8. É brincadeira, entao vai acabar com a historia? destruir todos livros do mundo? BANDO DE VAGABUNDOS PILANTRAS...

    ResponderExcluir
  9. Ressurreição dos coronéis de Itabuna misturados com os cabeça dura que vota no governo falido, desordenado, genocida, negacionista. A história fica, mas a representatividade deve ser apagada.

    ResponderExcluir
  10. era só oque faltava nada de mas acho que o racismo ta na propria pessoa que ta querendo chama atenção vai procura oque fazer tenho 2 irmãs negra subrinho e nós em nenhum momento acho que isso tava ofendendo vai procura os bandidos de gravata

    ResponderExcluir
  11. AGORA PRONTO,SOU FILHO DE NEGROS E DAI:?? QUER DIZER AGORA QUEBRA O DONO DA LOJA PORQUE UMA CAMBADA DE NEGRAOS FILHOS DA PUTA DE CONSELHO DE NAO SEI QUE PORRA,QUEREM SEREM BRANCOS APULSO, QUER DIZER QUE RETRATAR ESCRAVAOS EM IMAGEM DE BARRO É CRIME::?? SO VI ISSO AGORA, APROVEITA CAMBADA DE BOSTA DA Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo VAI NO MERCADO MODELO E CONFISCA TUDO DOS NEGAO, ATE OS BERIMBAUS, AFINAL FORAM OE NEGROES QUE INVENTARAM O INSTRUMENTO, ENTAO ELE É SIMBOLO DE RACISMO,APROVEITA E CONFISCA OS ATABAQUES DOS CAMDOBLES, CONFISCA TAMBEM OS CAMDOBLES, JA VIRAM ALGUM BRANCO PAI DE SANTO??
    ENTAO VAO TOMAR NO CU

    ResponderExcluir
  12. Brasil país do mi mi mi , daqui uns dias não vai poder nem sorrir, senão vai ser preconceito com os banguelas!! Mi mi mi do caralho!!

    ResponderExcluir