terça-feira, 15 de março de 2022

Congresso aprova processo de impeachment contra presidente do Peru

O Congresso peruano aprovou nesta segunda-feira (14) a abertura de um processo de impeachment contra Pedro Castillo, medida promovida pela oposição que busca, pela segunda vez em menos de quatro meses, destituir o presidente de esquerda em meio a acusações de corrupção e baixa popularidade.

Com 76 votos a favor, 41 contra e uma abstenção, o Congresso aprovou a abertura do processo, e a chefe do Parlamento, María del Carmen Alva, convocou o presidente para responder em 28 de março às acusações de supostas violações constitucionais durante suas funções.

À margem do processo de impeachment, o Congresso aguarda Castillo na terça-feira para entregar uma “mensagem” ao país, de acordo com um pedido enviado pelo presidente ao Parlamento na sexta-feira, aprovado pelos parlamentares anteriormente.

De uma região de selva do país, Castillo confirmou sua presença no Congresso na terça-feira, “para dizer o que estamos fazendo e o que vamos fazer por este país”.

“Mas também me entristece que paralelamente a isso as artimanhas continuem e as pessoas não sejam ouvidas, porque acabaram de aprovar a moção de vacância, mas é por isso que temos que dizer ao país que viemos aqui não para roubar um centavo dele e vamos dizer isso amanhã”, declarou em um discurso público. O presidente superou em dezembro uma primeira tentativa de impeachment por falta de votos.

Para destituir Castillo, que assumiu o cargo no final de julho, o Parlamento precisa reunir pelo menos 87 votos dos 130 parlamentares, um cenário improvável diante das divisões na oposição.

8 comentários:

  1. O golpe patrocinado pelos Estados Unidos. Assim aconteceu com Dilma e Lula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aquela Japinha já derrubou 3 presidentes.
      Só no golpe.
      O pai dela foi ditador do Peru e cometeu crimes contra a humanidade.

      Excluir
    2. Golpe o que seu xarope! Quem dá golpe é essa esquerda bandida seu maluco!

      Excluir
  2. A esquerda só deixa rastro de destruição, fome e miséria.

    A história e os fatos não mentem.

    Cuba, Coréia do Norte, Venezuela, Argentina, etc

    DITADURA comunista só beneficia uns poucos que se beneficiam do populismo.

    Fora miseráveis esquerdistas.


    ResponderExcluir
  3. O caldeirão vai ferver.
    Tio SAN e seus aliados ( fazendeiros, grandes empresários, comerciantes, e demais exploradores dos pobres) quer(em) promover a guerra total na América do Sul.

    ResponderExcluir
  4. Golpe.

    Mais um golpe.


    Canalhas, Canalhas, canalhas

    ResponderExcluir
  5. Golpistas sanguinários!

    ResponderExcluir
  6. só podia ser da esquerda tem Bandeira vermelha tem roubo

    ResponderExcluir