sexta-feira, 18 de março de 2022

Idosa morre enquanto aguardava transferência em clínica de Feira de Santana; foram 105 óbitos de pacientes na regulação em 2022

Uma idosa de 82 anos, internada na Policlínica da Rua Nova, em Feira de Santana, cidade a 100 quilômetros de Salvador, morreu enquanto aguardava transferência para uma unidade especializada. O óbito foi registrado na quinta-feira (17) e elevou para 105 o número de mortes, nos três primeiros meses de 2022, de pacientes à espera da regulação no município.

Em média, entre janeiro e março deste ano, o número de mortes de pacientes à espera da regulação equivale a quase uma por dia em Feira de Santana.

A morte mais recente em Feira de Santana é a da aposentada Maria Zilda, 82 anos, que estava internada desde domingo (13) depois de sofrer um infarto.

Na quarta-feira (16), após três dias de espera pela transferência a uma unidade especializada, sua neta Mayra Alves, disse que a família tentava vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e os profissionais na unidade queriam registrá-la como paciente vítima de Covid-19.

"A gente está tentando uma vaga de UTI e eles estão colocando no sistema que ela está de Covid-19. A gente providenciou um teste, que sai no mesmo dia [o resultado] e ela não está [infectada]. A gente também fez o teste rápido e deu negativo, mas, ainda assim, acharam essa possibilidade de estar de Covid-19", disse Mayra.

O corpo de Maria Zilda é velado na manhã desta sexta-feira (18) em uma igreja evangélica. O sepultamento será no Cemitério São Jorge, no bairro do Sobradinho.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, nesta sexta (18), 17 pacientes estão na fila da regulação no aguardo de transferência para uma unidade especializada.

"Pelo fato das UPAs e policlínicas não serem unidades de internamento, o leito fica ocupado e não há fluxo de entrada e saída de pacientes. O paciente que chega na unidade fica esperando um tempo maior para desocupar o leito", explicou a coordenadora das policlínicas e UPAs, Vera Lúcia Galindo.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), responsável pela Central de Regulação, informou que o órgão sempre busca a transferência de acordo com o perfil do paciente. O órgão informa que a disponibilidade de vagas ocorre quando há alta médica ou morte de um paciente. Por isso, não é possível prever quando uma transferência vai ser feita.

A Sesab disse que, somente em 2022, a Central de Regulação atendeu 1.114 solicitações de transferências de unidades em Feira de Santana.

11 comentários:

  1. Presidentinho fraco esse tal de miliciano que mandou matar Marieli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CERTO, IGUAL O QUE MANDOU MATAR CÉLSO DANIEL,
      KKKKKKK GOSTOU DA RIMA?.

      Excluir
  2. O QUE BOLSONARO FEZ MESMO ????????????????????


    DIZ AÍ PARA QUE ESSE GASTADOR DE COMIDA DE AVIÃO VIROU PRESIDENTE ????????????



    AUMENTO DE PREÇOS
    INFLAÇÃO
    DESEMPREGO
    VIOLÊNCIA AUMENTOU
    GASOLINA AUMENTOU
    DIESEL AUMENTOU
    FILA DO OSSO
    650 MIL MORTES DO COVID




    PARA QUE MESMO ESSE FRACO ENTROU PARA PRESIDENTE ????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk na época de lularapio, Lula vai Lula vem, Vagner ganha relógio caro,geep de presente, dinheiro na cueca, mensalão dentre outros. Acorda petralha desmamado.

      Excluir


  3. https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2022/03/18/bolsonaro-gastos-comida-avioes-presidencia.htm


    Bolsonaro gastou R$ 2,6 mi com comida no avião da presidência

    ResponderExcluir
  4. PARABÉNS BOLZONARO, MAIS UM TÍTULO.



    Governo gastou quase R$ 2,6 mi com comidas em avião


    https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/governo-gastou-quase-r-26-mi-com-comidas-em-aviao,28b46d7911d1954ef8b26d30f1413ac0e0lho8xm.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente não se compara ao ladrão-santo que assaltou o estado brasileiro e, juntamente com sua quadrilha petralha e aliados, saqueram mais de QUATRO TRILHÕES DE REAIS, provocando a quebra de empresas sólidas como a Petrobras, Correios, Caixa Econômica, etc. Pior, quebrando a economia do país e desempregando mais de DEZESSEIS MILHÕES DE TRABALHADORES.
      O Molusco-Ladrão-Santo, o "INOSSENTE", pagou até as touceiras de galhadas com dinheiro público da Itaipu Binacional. A Ratazana de nove garras recebeu tantas galhadas que, não tendo mais espaço na testa de boi velho cachaceiro, transferiu o campo de cultivo para as beiradas furicais.
      KKKKK... KKKKKKK... KKKKKKKKKK... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK1
      😁😁😁😁😂😂😂😂🤣🤣🤣🤣🤣😄😄😅😅😆😆😂😂😂🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
      🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐁🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀🐀

      Excluir
    2. O projeto de saúde dos quadrilheiros petralhas: a enganação das FILAS DA MORTE NA "REGULAÇÃO". Os doentes entram na fila de espera dos exames ou cirurgias e saem "REGULADOS" para a MORTE. Todo petralha é ladrão, assassino e insensível, só pensam em dinheiro, riquezas e poder. São demônios cruéis!

      Excluir
  5. ESSA É A SITUAÇÃO QUE FICOU A BAHIA, 16 ANOS DE ROUBO A SITUAÇÃO TA UM CAOS, SEGURANÇA TODOS DIAS SÃO DEZENAS DE ASSASSINATOS, ROUBOS DE CELULARES É TODAS AS HORAS,
    TAMBÉM O CHEFE LULA DEFENDE ISSO AÍ OS CAPACHOS ATEMDEM E NÃO IMPORTUN LADRÕES.

    ResponderExcluir
  6. Se tivesse levado na igreja assembleia de deus o pastor tinha curado .

    ResponderExcluir
  7. O que o genocida safado fez nesses 4 anos como presidente que MORO AJUDOU A COLOCAR LÁ ???????


    O QUE BOLZONARO FEZ, PORRAAAAAAAA ??

    ResponderExcluir