terça-feira, 15 de março de 2022

Ilhéus cria comitê para discutir revisão do Plano Diretor Municipal

A Prefeitura de Ilhéus deu mais um passo importante para iniciar a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). Para tal, o Decreto nº 12, de 11 de março de 2022, instituiu o Comitê Executivo, cujas atribuições são convocar e organizar as atividades e estratégias, que incluem audiências públicas; oficinas de capacitação; consulta cidadã, em modalidade eletrônica e física; uso de ferramentas eletrônicas de comunicação direta com a população e reuniões com grupos temáticos.

O Plano Diretor será conduzido pelo Município, em conjunto com setores da sociedade civil organizada. Por determinação do prefeito Mário Alexandre, o comitê foi criado com representantes de todas as secretarias do governo. O chefe do Executivo destaca que a atualização é necessária e urgente, visto que algumas demandas encontram-se defasadas e outras sequer estão contidas no documento.

“A nossa gestão é do povo e para o povo. Com muito diálogo iniciamos uma etapa importante para a revisão do PDDU. Nossa equipe vai realizar o diagnóstico com informações atuais e junto à população iremos discutir o que é melhor para a nossa cidade. É fundamental a participação de todos os segmentos da sociedade para que a gente possa tornar o Plano Diretor um verdadeiro instrumento de desenvolvimento social e econômico”.

O Comitê Executivo é composto pelo gabinete do vice-prefeito, Bebeto Galvão, e por secretários ou seus assessores, bem como por representante da Procuradoria Geral do Município. Também integra o processo de revisão do PDDU, o Núcleo Gestor Participativo, que deverá contar, no mínimo, com 10 membros titulares e seus respectivos suplentes, sendo cinco representantes do Poder Público e cinco representantes da sociedade civil.

O processo atende ao disposto no Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001), que determina a revisão do documento, pelo menos, a cada 10 anos. O Plano Diretor é crucial para orientar a atuação do poder público e consolidar instrumentos que impactam na vida do cidadão, incluindo investimentos em infraestrutura, mobilidade, saúde e educação.

O levantamento de dados e as análises serão realizados pelo comitê formado por técnicos indicados pelos secretários. Os dados coletados serão apresentados durante as audiências públicas, por meio de um processo de construção democrática, que assegura o direito da população à participação no planejamento e gestão territorial e favorece o desenvolvimento integrado e estruturado do município.

A revisão do Plano Diretor é elaborada pelo Executivo e aprovada pela Câmara de Vereadores.

2 comentários:

  1. O que o prefeito de Ilhéus deveria fazer era retirar os lixos das vias, fazer uma operação tapa buracos na cidade, consertar os semáforos, cuidar da orla da cidade, fiscalizar os barraqueiros, pois essa cidade tem praias lindas, e precisa ser cuidada por seus gestores...
    E olha que esse é o segundo mandato do prefeito, e nada se vê...

    ResponderExcluir
  2. É necessário que o novo Plano Diretor contemple o turismo, tão importante para o progresso do Município, fazendo investimentos e benefícios em todo o litoral ilheense, principalmente, no litoral norte, muito frequentado e valorizado, agora com o Porto Sul...

    ResponderExcluir