terça-feira, 19 de abril de 2022

Casos da doença mão-pé-boca criam alerta para pais de Vitória da Conquista

A Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Viep) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Vitória da Conquista emitiu um alerta aos pais sobre a ocorrência da doença mão-pé-boca (DMPB) em crianças. De acordo com o órgão, o alerta vai, principalmente, para crianças menores de cinco anos de idade, mas também possa afetar os adultos.

Embora tenha afirmado que escolas e creches do município têm registrado casos da síndrome em alunos, não foi especificada a quantidade de casos, uma vez que a síndrome mão-pé-boca ainda não é classificada pelo Ministério da Saúde como um agravo para notificação compulsória, por isso as ocorrências não são contabilizadas, de acordo com a Secretaria.

A orientação é que dois ou mais casos relacionados entre si devam ser notificados como surto e monitorados até uma semana após o surgimento do último caso.

“Já estamos fazendo um movimento junto às escolas da rede municipal e também da rede privada, de forma pontual, para esclarecimentos e orientações acerca das doenças na infância e a importância dos cuidados para evitar transmissão coletiva”, afirmou a coordenadora da Viep, Amanda Maria Lima. *Com informações do Correio 24 horas

Um comentário: